segunda-feira, 6 de julho de 2020

"Lançamento do livro Fascismo à Brasileira"

No dia 04 de julho de 2020 o jornalista Ancelmo Gois divulgou em sua coluna presente no jornal O Globo matéria sobre o lançamento do livro intitulado "Fascismo à Brasileira - Como o Integralismo,  maior movimento de extrema direita da História do pais, se formou e o que ele ilumina sobre o bolsonarismo", de autoria do também jornalista Pedro Doria, publicado pela editora Planeta. 

O estudo sobre o Integralismo brasileiro demanda aprofundamento no tema para compreender as nuances e peculiaridades únicas deste movimento político originário dos anos 1930, geralmente esse aprofundamento não é realizado por jornalistas quando analisam o tema, repetindo muitas conclusões já desacreditadas pela academia nos últimos anos. 

Infelizmente ainda não tive acesso a obra publicada pelo jornalista Pedro Dorea, autoria de interessantes obras sobre a Inconfidência Mineira e o Tenentismo. Para poder tecer melhores comentários será necessário aguardar sua publicação, sob risco de cometer injustiças. 



Acima matéria publicada na coluna do Ancelmo Gois, no jornal O Globo, sobre o livro "Fascismo à Brasileira - Como o Integralismo,  maior movimento de extrema direita da História do pais, se formou e o que ele ilumina sobre o bolsonarismo", de autoria de Pedro Doria (Fonte: Jornal O Globo). 

segunda-feira, 29 de junho de 2020

"Live: Frente Negra Brasileira, Integralismo e Catolicismo no Brasil"

Durante o período da quarentena, ocasionado pelo surto epidesiológico do Covid-19, estão sendo realizadas inúmeras lives sobre os mais variados temas da história nacional, alcançando o Integralismo brasileiro, em decorrência da procura vertiginosa de informações sobre o movimento do Sigma. 

O Laboratório de Estudos em Religião, Modernidade e Iridação - Lermot, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUCMG, irá realizar no dia 02 de julho de 2020, às 19:00 horas, live sobre o tema "Frente Negra Brasileira, Integralismo e Catolicismo no Brasil", ministrada pela Dra. Teresa Malatian.

As ligações sobre a Frente Negra Brasileira e o Integralismo já foram objeto de postagens neste blog. O tema ter ultrapassado as páginas dos trabalhos acadêmicos e alcançado o sucesso das lives demonstra como ambos os temas estão em voga, despertando a curiosidade do público. 


Acima imagem de divulgação da live intitulada "Frente Negra Brasileira, Integralismo e Catolicismo no Brasil", ministrada pela Dra. Teresa Malatian (Fonte: Facebook). 

sexta-feira, 26 de junho de 2020

"Os Homens do Integralismo segundo Adolfo Agório"

O advogado, professor e político Gustavo Adolfo Luiz Guilherme Dodt da Cunha Barroso (1888-1959) foi uma das principais vogais da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), sendo responsável na elaboração de diferentes obras e ensaios que definirem os aspetos únicos do movimento Integralista brasileiro, análises estas espalhadas nos diferentes livros publicados ao longo da década de 1930. 

Nos últimos dias, pesquisando em meu acervo pessoal, encontrei um pequeno texto presente no livro "O Integralismo e o Mundo", publicado em 1936, pela editora Civilização Brasileira S.A, de autoria do escritor Gustavo Barroso, intitulado "Os Homens do Integralismo". Nesta obra, o autor inseriu um texto publicado na revista uruguaia "Corpooraciones", escrito por Adolfo Agório (1888-1965), em janeiro de 1936, que traça uma análise sofisticada sobre as principais personalidades do movimento do Sigma.

Acima, primeira parte do texto intitulado "Os Homens do Integralismo", publicado no livro "O Integralismo e o Mundo", pela Editora Civilização Brasileira S.A, em 1936. 


Segunda parte do texto intitulado "Os Homens do Integralismo", publicado no livro "O Integralismo e o Mundo", pela Editora Civilização Brasileira S.A, em 1936. 


Parte final do texto intitulado "Os Homens do Integralismo", publicado no livro "O Integralismo e o Mundo", pela Editora Civilização Brasileira S.A, em 1936. 

domingo, 21 de junho de 2020

"Frente Negra Brasileira, Plínio Salgado e o combate ao racismo"

Em decorrência dos protestos ocorridos no exterior que reverberaram no Brasil, em especial, pela luta contra o racismo, nos últimos dias, o interesse sobre a Frente Negra Brasileira - FNB (1931-1937) tem crescido vertiginosamente, sendo publicado diferentes artigos sobre o tema, em alguns deles ligando os membros do movimento negro a Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937).

A ligação que pode parecer novidade para muitos, não é para quem pesquisa o Integralismo brasileiro. Nota-se, que a ausência de divulgação deste fato notório por muitos pesquisadores demostram suas tentativas de imputar ao Sigma carateristas indevidas, como as de um movimento racista e preconceituoso, por exemplo, validando certos trabalhos de qualidade questionável. 

A proximidade entre a Frente Negra Brasileira - FNB (1931-1937) e a Ação Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) podem ser facilmente demonstradas com a presença de líderes negros, como Abdias do Nascimento, nas fileiras do Sigma, amizades pessoais dos principais dirigentes do movimento negro com as vogais do Sigma, ou ainda, com o texto do líder Integralista Plínio Salgado (1895 -1975) publicado no período "A Voz da Raça", principal jornal da Frente Negra Brasileira - FNB (1931-1937).

Este tema no passado já foi objeto de abordagem neste blog, quando na época, publiquei uma carta de minha autoria enviada a Revista de História da Biblioteca Nacional - RHBN, demonstrando justamente essa proximidade de ambos os movimentos políticos e sociais, em virtude da revista ter realizado uma publicação sobre o movimento negro e ignorado essa ligação.



Acima texto de autoria do Chefe Nacional da Ação Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) Plínio Salgado publicado no jornal "Voz da Raça", n° 38, ano 1934, página 04 (Fonte Biblioteca Nacional).


sábado, 13 de junho de 2020

"Discurso sobre Integralistas ilustres na Câmara dos Deputados"

Ao longo da história do país os deputados federais produziram celebres discursos abordando diferentes aspectos da história do Brasil e seus protagonistas. Essa importante fonte, ignorada por muitos, está disponível ao grande público, servindo de referência para os pesquisadores que abordam as diferentes fases da nossa república.

O Deputado Federal Elimar Damasceno (PRONA-SP) é um dos inúmeros políticos a utilizar a bancada da Câmara dos Deputados para proferir discursos emblemáticos de personalidades esquecidas. Segundo o endereço eletrônico da Câmara dos Deputados é possível encontrar 300 (trezentos) discursos nessa linha, muitos sobre vogais que tiveram passagem pela Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) e pelo Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965).

Para acessar esses discursos, acesse: https://www.camara.leg.br

quinta-feira, 4 de junho de 2020

"Ação Integralista Brasileira no canal Buenas Ideias"

O YouTube é um dos inúmeros canais disponíveis na internet com conteúdo ilimitado sobre diferentes temas da história nacional, alguns desses canais se notabilizam pela forma didática e acessível ao grande público, tornando o tema menos ameno aos curiosos que se debruçam sobre aspectos únicos da historiografia brasileira, dentre elas, o Integralismo. 

O canal "Buenas Ideias" idealizado pelo jornalista Eduardo Bueno, também conhecido como Peninha, é um exemplo do descrito acima. De forma descontraída é possível encontrar diversas passagens sobre a história do Brasil, prendendo a atenção do ouvinte, através do humor e de recursos visuais. 

O fato do jornalista Eduardo Bueno não conhecer profundamente a história da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) faz com que naturalmente cometa inúmeros deslizes na apresentação do tema, entretanto sua abordagem introdutória repleta de equívocos faz com que um leitor atento busque maiores informações, incentivando dessa forma a pesquisa sobre o assunto, fato esse louvável.



Acima vídeo sobre o Integralismo brasileiro publicado no canal "Buenas Ideias" (Fonte: YouTube).

sexta-feira, 29 de maio de 2020

"Plínio Salgado em São Bento de Sapucaí"

O principal líder Integralista Plínio Salgado (1895-1975) nasceu no Município de São Bento de Sapucaí, hoje Estado de São Paulo, entretanto, no momento do seu nascimento a região fazia parte do Estado de Minas Gerais, sendo possível encontrar sua antiga residencial, local onde nasceu, além da praça que homenageia seu pai.

Um dos inúmeros leitores do blog comentou recentemente sobre um outro endereço eletrônico, com diversas imagens da vida política e social de São Bento de Sapucaí. Neste endereço o leitor encontrará uma curiosa imagem de Plínio Salgado, durante sua visita, em 1955, momento em que disputava o cargo máximo da República.


Acima image de Plínio Salgado com correligionarios durante campanha eleitoral de 1955, em São Bento de Sapucaí - SP (Fonte: blog Fredcunhanews).


Para maiores informações sobre a São Bento de Sapucaí, acesse:

terça-feira, 26 de maio de 2020

"Parte 2: Indumentária revela a história do movimento Integralista"

Hoje gostaria de falar um pouco sobre a indumentária da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), tema esse que já não abordo a algum tempo. Para falar sobre farto assunto novamente trago aos leitores uma das imagens do rico acervo do Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, localizado no interior do Estado de São Paulo.

Na imagem abaixo é possível observar três curiosos objetos, tratam-se de um prendedor de gravata, parte de uma fivela e uma abotoadura. Todos os artigos ostentam o sigma, entretanto o mais comum e  a fivela com a saudação Integralista "Anauê"!. Em inúmeras imagens de militantes publicadas nos principais periódicos do movimento se observa o uso deste indumentaria popular entre os camisas-verdes.


Acima imagens de objetos Integralistas presentes no acervo do Arquivo Público e Histórico de Rio Claro (Fonte: APHRC).

segunda-feira, 25 de maio de 2020

"Habeas-corpus na defesa do Integralismo"


Acima imagem do jornal Integralista, n°64, página 01, 1935, sobre a proibição de manifestação pública realizada pela Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937).

Em 1935 diversos Estados pelo país, através do Executivo, intensificaram as perseguições aos Integralistas, tomando medidas, através de decretos e portarias, proibindo o uso da camisa-verde, reuniões e manifestação públicas, com o objetivo de desmobilizar um movimento político em plena acensão que representava um rompimento o as oligarquias reinantes. 

Dentre as principais medidas nesse sentido, os Estados de Santa Catarina e Bahia se notabilizaram por essa perseguição desenfreada, capitaneadas por Nereu Ramos (1888-1958) e Juracy Magalhães (1905-2001), que promoveram a prisão de inúmeros camisas-verdes, além das medidas arbitrarias expostas acima. 

Na tentativa de manter os direitos políticos e sociais dos Integralistas pelo país, diversos Chefes Provinciais irão buscar o judiciário como ultima trincheira na tentativa de impedir as arbitrariedades praticadas, obtendo resultado satisfatório, como, por exemplo, o caso do Rio Grande do Sul, que através da decisão do judiciário, através do habeas-corpus impetrado, manteve os direitos presentes na Constituição Federal de 1934 a todos os camisa-verdes.


Acima parte do jornal Integralista, n°64, página 01, 1935, sobre o objetivo do habeas-corpus distribuído pela Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937).

sexta-feira, 22 de maio de 2020

"Aspectos sobre a revista Anauê!"

Recentemente recebi de um leitor do blog Populista uma das mais raras publicações produzidas pela Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), trata-se da edição n° 01 da revista Anauê!, que contou com 22 edições, sendo encerrada, em 1937, tendo na direção o camisa-verde Eurípedes Cardoso de Menezes, que o Autor deste blog teve a honra de conhecer.  

A edição n° 01 da citada revista enviada em formato digital pelo leitor possivelmente seja o exemplar mais raro por dois principais fatos, são eles, o número limitado da primeira edição e a presença de uma icônica imagem do Chefe Nacional da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) que poderia ser destacada pelo leitor, enquadrada e emoldurada em sua residência.

Recentemente, em um dos inúmeros leilões de antiguidades que são realizados no Estado do Rio de Janeiro, ocorreu a arrematação da coleção completa da revista Anauê! pela bagatela de R$ 6.000,00 (seis mil reais), fato esse amplamente difundido pela mídia e divulgado neste blog. 


Acima imagem da capa da revista Anauê!, n° 01, janeiro de 1935. Nota-se na imagem a ausência de ilustração, fato esse que ocorrera apenas na primeira edição. 


Registro fotográfico de Plínio Salgado publicado na revista Anauê!, n° 01, janeiro de 1935. 


terça-feira, 12 de maio de 2020

"Raymundo Padilha preso após 11 de maio de 1938"

O Levante Integralista ocorrido no dia 11 de maio de 1938 já foi amplamente abordado neste blog. Personagens, homenagens, lendas e depoimentos foram ao longo dos anos publicados com o objetivo de trazer informações sobre um fato pouco abordado pela historiografia brasileira, que muito se debruça sobre a Intentona Comunista de 1935, mais ignora o Levante Integralista de 1938.

Vários líderes Integralistas foram implicados nos acontecimentos, sendo promovida uma verdadeira caça aos camisas-verdes pela polícia política de Getúlio Vargas (1882-1952), pouco se sabe sobre essas prisões, entretanto a prática de tortura durante o Estado Novo foi amplamente praticada, sendo relatada através de inúmeras denúncias, como, por exemplo, o livro publicado por David Nasser, intitulado "Falta Alguém em Nuremberg". 

Com o objetivo de trazer mais detalhes sobre as perseguição aos Integralistas após o 11 de maio de 1938, divulgo a reportagem publicada no jornal O Imparcial, de 15 de maio de 1938, página 04, sobre a prisão do líder Integralista Raymundo Padilha (1899-1988), que se encontrava escondido no Estado de Minas Gerais e segundo a reportagem tentou cometer suicídio no momento da prisão. Importante observar que seu processo no Tribunal de Segurança Nacional e curioso por tentar envolver o camisa-verde no movimento conspiratório revolucionário. 


Acima reportagem publicada no jornal O Imparcial, de 15 de maio de 1938, página 04, sobre a prisão do líder Integralista Raymundo Padilha (1899-1988). 

Sobre o 11 de maio de 1938, acesse:





segunda-feira, 27 de abril de 2020

"Secretário Estadual de Educação do Acre recebe livro Plínio Salgado, hoje"

No dia 11 de março de 2020, o idealizador do livro "Plínio Salgado, hoje", acadêmico Ronan Matos,  visitou a Secretário Estadual de Educação e Cultura do Estado do Acre, durante a apresentação a pasta do "Prêmio Literário", desenvolvido pela Academia Juvenil Acreana de Letras - AJAL, na oportunidade foi entregue o mencionado livro ao Secretário Mauro Sérgio Cruz.

A obra conta com inúmeras colaborações sobre aspectos diversos da história do movimento Integralista e do seu principal líder, o poeta, escritor e político Plínio Salgado. Os interessados ainda podem adquirir a obra com desconto, através do endereço eletrônico https://novaoffensiva.com.br/


Acima registro fotografico da entrega do livro "Plínio Salgado, hoje", ao Secretário Estadual de Educação e Cultura do Estado do Acre, Mauro Sérgio Cruz.

Para maiores informações sobre o livro, acesse:

domingo, 26 de abril de 2020

"O que quer o Integralismo"

Dentre os inúmeros trabalhos sobre o Integralismo e sua trajetória a grande pergunta que os acadêmicos se debruçam e sobre os desejos do Integralismo como um sistema de governo regularmente eleito. Compreender suas propostas é sem dúvida ponto de partida para analisar o desenrolar do movimento que esteve presente em todo o território nacional.

Nas últimas semanas busquei documentos e jornais produzidos durante o início da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), justamente para poder melhor apresentar a forma originaria que moldou o Sigma nos anos seguintes. Dentre eles é possível observar o texto publicado no jornal Monitor Integralista, com o título "O Quer Quer  o Integralismo". 

Algumas propostas podem parecer polêmicas na primeira leitura, como um "Governo Forte", "Controle da Economia Nacional" ou "Fiscalização Direta do Estado", entretanto, é preciso compreender as propostas no cenário dos anos de 1930, e que certas palavras mudam de sentido ao longo do anos.


Acima imagem parcial do jornal Monitor Integralista, fevereiro de 1934, página 06, ano II, n° 05 (Arquivo Público e Histórico de Rio Claro).

sexta-feira, 24 de abril de 2020

"O Juramento Integralista pode ser feito pelos católicos?"


Acima título da reportagem publicada no jornal A Offensiva, n°54, página 02, ano 1935.

"O Juramento Integralista póde ser feito pelos catholicos"? Com esse título o Professor H. J. Hagreaves, presidente do Centro D. Vital e da Associação de Moços Católicos de Juiz de Fora, além de membro da Acção Social Católica, expões  nas páginas do jornal A Offensiva o polêmico tema, que ainda hoje e discutido pela academia. 

O texto dotado de inúmeras referências filosóficas, escrito a pedido de uma das principais vogais Integralistas, o camisa-verde San Thiago Dantas (1911-1964), demonstra a importância do juramento integralista, sendo ponto central para o ingresso as fileiras do Sigma. Abaixo transcrevo o final do texto produzido pelo Prof. Hagreave, sendo mantida à grafia original: 

"Distinguindo, desta maneira, o caso de consciencia, levantado pela formula do juramento proposto - as sanções sociais prevenientes de uma necessidade irremovivel de ruptura de seus liames - somos de opinião que, sem restricções de quaesquer natureza, á luz das directrizes o catholico póde prestar o juramento Integralista".


Acima trecho do texto intitulado "O Juramento Integralista póde ser feito pelos catholicos"?publicada no jornal A Offensiva, n°54, página 02, ano 1935.

quarta-feira, 15 de abril de 2020

"Livro sobre Plínio Salgado com 20% de desconto"


Acima imagem de divulgação do livro "Plínio Salgado, hoje: uma nova geração passa a limpo o Chefe Integralista" (Fonte: Nova Offensiva).

Ontem, 14 de abril de 2020, o site Nova Offensiva lançou a promoção do livro "Plínio Salgado, hoje: uma nova geração passa a limpo o Chefe Integralista", importante obra que aborda a vida e obra do principal líder Integralista, com artigos inéditos, dentre eles um dos inúmeros trabalhos do autor deste blog.

Os interessados em adquirir a obra podem aproveitar o desconto de 20% por tempo limitado, adquirindo a obra diretamente no endereço eletrônico. Nos próximos meses, segundo o site, novas obras sobre Plínio Salgado serão lançadas. 

Para maiores informações, acesse: https://novaoffensiva.com.br/

quarta-feira, 8 de abril de 2020

"O que é o Integralismo"

Muitos historiadores se debruçam na dúvida de quantos membros pertenceram a Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937). Alguns dizem 1.000 milhão, outros 500 mil e ainda aqueles que dizem 200 mil membros, na verdade, ninguém sabe ao certo quantos camisas-verdes estiveram formalmente inscritos nas fileiras do Sigma, todos esses números não passam de projeções com dados da época.

Uma maneira diferente de observar o sucesso das "palavras novas dos novos tempos" é observar o número de edições de uma mesma obra sobre o tema, como, por exemplo, o livro "o que é o Integralismo". Escrito por Plínio Salgado, destina ao homem comum, teve um estrondoso sucesso, se esgotando rapidamente, sendo necessário diversas edições para suprir a demanda sobre esse icônico livro responsável por sintetizar a doutrina do Sigma.

Em suas páginas introdutórias o autor aborda os primeiros meses da Acção Integralista Brasileira de forma despretensiosa, na forma de depoimento, demonstrando a singularidade do Integralismo e o seu crescimento vertiginoso, mesmo com a falta de recursos financeiros. Segundo Salgado: "Quando saiu a primeira edição deste livro, publicada por Schmidt, o Integralismo estava dando seus primeiros passos. No Rio, a sede contava com apenas uma saleta, na Rua Rodrigo Silva (...)".


Acima capa do livro escrito por Plínio Salgado intitulado "O que é o Integralismo", 3° edição, 1935.


Acima contra capa do livro escrito por Plínio Salgado intitulado "O que é o Integralismo", 3° edição, 1935, nota-se na imagem o símbolo da biblioteca do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965).

quinta-feira, 26 de março de 2020

"Homenagem aos profissionais da saúde no Brasil"

Meu bisavô,  nascido no início do século passado, contava as inúmeras dificuldades sofridas em sua terra natal, a Itália. Conflito civil, gripe espanhola, lavouras perdidas e desempregos, são apenas algumas algúrias vividas pelos italianos nesse perídio, responsável por levar muitos, inclusive meu bisavô, a imigrar para o Brasil. 

Nesse momento em que nosso país vive, de tribulações e dificuldades, com a decretação do distanciamento social como medida eficaz para conter a pandemia do coronavírus, gostaria de deixar minha homenagem a todos os profissionais da saúde que trabalham diuturnamente pelo país, na linha de frente desse devastador vírus. 


Acima imagem publicada na revista Anauê!, n°16,  junho de 1937, página 52, sobre o ambulatório instalado pelo Núcleo Integralista de Alagoas. 



segunda-feira, 23 de março de 2020

"O Integralismo e a propriedade individual"

O conceito de propriedade privada evoluiu com a humanidade, diferentes conceitos antes aplicados hoje caíram em desuso. O Integralismo como uma forma nova de ver os problemas nacionais criou sua concepção de propriedade privada, sendo exposto pelo autor Felipe Thiago T. Silva, no jornal O Integralista, n° 04, página, 03 ano 1990, com o título "O Integralismo e a Propriedade Individual". 

De forma resumida, o direito a propriedade deve ser respeitado, entretanto não deve ser utilizado para fins de especulação mobiliária, nas palavras do autor: "(...) Consideramos a propriedade um direito natural do ser, logo fundamental à pessoa humana. Porém pregamos uma modificação séria, que estando este direito a todos, pois não consideramos justos que existam latifundiários e sem-terras, bilionários e miseráveis, opulentos e famintos"


Acima artigo publicado no jornal Integralista, n° 04, página, 03 ano 1990, com o título "O Integralismo e a Propriedade Individual".

quinta-feira, 19 de março de 2020

"O Integralismo e o preconceito de raça"

Em abril de 1936, na edição n° 04 e 05 da revista Panorama, o Chefe Nacional da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) Plínio Salgado irá abordar um tema polêmico que ainda hoje e motivo de debate sobre o Integralismo na comunidade acadêmica, trata-se dos aspectos da raça na doutrina e fileiras do Sigma. 

A carta então inédita, publicada na revista com o título de "Trechos de uma Carta", de 24 de abril de 1934, aborda diferentes aspectos, entretanto, o tema raça e fundamental para compreender e colocar um ponto final na polêmica. Segundo Salgado (mantivemos a grafia original): 

"Preconceito de Raça: Não sustentamos preconceitos de raça; pelo contrario, affirmamos ser o povo e a raça brasileiros tão superiores como quaesquer outros. Em relação ao judeu, não nutrimos contra essa raça nenhuma prevenção. Tanto que desejamos vêl-a em pé de igualdade com as demais raças, isto é, misturando-se, pelo casamento, com os cristãos. Como estes não são intransigentes nesse sentido, desejamos que tal inferioridade não subsista nos judeus porque uma raça intelligente não deve continuar a manter preconceitos barbaros.


Acima parte da carta publicada com o título "Trechos de uma Carta", na edição n° 04 e 05 da revista Panorama, ano 1936, página 02 (Fonte: Arquivo Público e Histórico de Rio Claro). 

terça-feira, 17 de março de 2020

"Vídeo no Youtube aborda história da Camisa-Verde"

Chegou ao conhecimento do autor deste blog um canal no site Youtube dedicado a história e doutrina Integralista.  Para minha surpresa o idealizador deste canal aborda diversos fatos históricos relevantes ao estudo das diferentes fases do Integralismo, em especial, o período da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937). 

Apesar dos deslizes característicos da falta de aprofundamento do tema em uma plataforma como o Youtube, além da ausência de fontes, observa-se o intuito positivo em trazer aspectos desconhecidos da história Integralismo, em uma linguagem acessível para o público, que carece de referências ao estudar um tema plural como o Sigma. 

Nesse sentido, gostaria de tomar a liberdade de realizar um adendo ao vídeo quando trata sobre a primeira marcha realizada pelos camisas-verdes. Ao ouvinte desatento pode parecer que a primeira marcha foi um fracasso, com pouca adesão, ao contrário. No dia 23 de abril de 1933, Plínio Salgado à frente de 40 intelectuais, proletários e estudantes envergaram a camisa-verde enfrentando a zombaria e indiferença da imprensa e transeuntes. 

O resultado da marcha foi evidente, ocorrendo um crescimento vertiginoso na procura de interessados em se filiar as fileiras integralistas. Apesar a pobreza financeira vivida pelo movimento em seus anos iniciais, que se instalava em diferentes Estados do país, em especial, nos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, congregando inúmeras lideranças regionais.  


Acima vídeo pulicado no canal Youtube sobre a camisa-verde (Fonte: Youtube). 

Para maiores informações sobre a camisa-verde, acesse:

https://historia-do-prp.blogspot.com/2011/03/o-prp-e-camisa-verde-integralista.html

https://historia-do-prp.blogspot.com/2014/09/acervo-sobre-accao-integralista.html

sexta-feira, 13 de março de 2020

"Rio Grande do Norte e o Integralismo"

"O Governo de minha terra não é Integralista!", dessa forma o jornal Amanhã, n° 171, ano I, página 02, ano 1935, abriu a manchete sobre o governador José Augusto Bezerra de Medeiros (1884-1971), indicando que seu governo não iria perseguir membros da Aliança Nacional Libertadora (1935-1937), curiosamente, na reportagem nada se fala sobre as perseguições contra a Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937).

De fato, as principais personalidades do Sigma no Estado seriam Otto Guerra e Câmara Cascudo, entretanto, o fato do governador ignorar as perseguições sofridas por camisas-verdes na região demonstra o cinismo típico dos políticos profissionais, tendo sido fechado e impedido inúmeras reuniões Integralistas na capital e interior do Estado. 


Acima recorte do jornal Amanhã, n° 171, ano I, página 02, ano 1935 (Fonte: Biblioteca Nacional). 


segunda-feira, 2 de março de 2020

"Comício do Partido de Representação Popular em Novo Hamburgo - RS"

Hoje gostaria de compartilhar com os leitores do blog Populista uma postagem sobre o Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965), publicada na rede social do Instagram @Historia.nh, dedicada a divulgar fotos e documentos históricos do Município de Novo Hamburgo, Estado do Rio grande do Sul, em especial, acervos das instituições públicas regionais e de colaboradores. 

O Estado do Rio Grande do Sul foi um celeiro das idéias propostas pela Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) e do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965), elegendo ao logo do período inúmeros militantes, de ambas as legendas. Sua presença pode ser percebida em diversos registros fotográficos, como os divulgados pela @História.nh. 


Acima imagem publicada pela rede social do Instagram @Historia.nh, sobre o comício do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965) em Novo Hamburgo - RS (Fonte: @Historia.nh). 

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

"75 anos da Conquista de Monte Castello: Os Integralistas na Itália"

Amanhã, dia 21 de fevereiro de 2020, se comemora em todo o país a tomada do Monte Castello, batalha travada no final da Segunda Guerra Mundial, iniciada em 24 de novembro de 1944 e encerrada em 21 de fevereiro de 1945, que marcou a presença da Força Expedicionária Brasileira no conflito. 

Em 27 de dezembro de 1952, no Teatro Municipal, durante o encerramento da Segunda Convenção Nacional do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965), transmitido por uma rede de trinta e sete emissoras, o então Presidente da legenda Plínio Salgado discursou sobre diversos temas, dentre eles, a presença dos camisas-verdes na Segunda Guerra Mundial, em especial, no teatro de guerra italiano.

Através dessa postagem deixo minhas sinceras homenagens a todos os heróis que participaram dos esforços de guerra, seja na Europa, Atlântico ou no próprio Brasil, desejando que os feitos heroicos  e os sacrifícios sejam a cada dia mais valorizados por todos os brasileiros, que infelizmente e muitos casos desconhecem essa parte gloriosa da nossa história. 


Acima parte do discurso proferido por Plínio Salgado durante a Segunda Convenção Nacional do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965), publicado pela legenda com título "Plínio Salgado fala à Nação - O Impressionante discurso do Teatro Municipal, transmitido por uma rede de trinta e sete emissoras", página 07/08, sd. 

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

"Convite: João Cândido o Almirante Negro"

No dia 07 de março, às 16 horas, na Casa da Cultura da Baixada Fluminense, localizada na Rua Machado de Assis, lote 12, quadra 84, Praça da Bandeira, Município de São João de Meriti, Estado do Rio de Janeiro, será realizado a exibição do documentário "João Cândido, o Almirante Negro - Revoltas"

O personagem central do documentário recentemente foi reconhecido como herói do Estado do Rio de Janeiro, tendo seu nome inscrito no Livro de Heróis do Estado, em razão da sua participação na Revolta da Chibata, ocorrida em novembro de 1910, contra os maus tratos sofridos pela tripulação, em sua maioria negra. 


Acima imagem de divulgação do documentário "João Cândido, o Almirante Negro - Revoltas", que será exibido no dia 07 de março, às 16 horas, na Casa da Cultura da Baixada Fluminense (Fonte: Facebook). 


sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

"Freio Orlando: Patrono do Serviço de Assistência Religiosa do Exército"

Aproveito o mês de fevereiro, para lembrar uma postagem antiga do blog Populista, publicada no ano de 2015, trata-se de uma pequena homenagem ao veterano da Força Expedicionária Brasileira - FEB e patrono do Serviço de Assistência Religiosa do Exército o capelão Antônio Álvares da Silva, o Frei Orlando (1913-1945). 

Em 1946, o Presidente Nacional do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965) Plínio Salgado, em um dos seus primeiros discursos de volta ao país, depois de um amargo exílio, proferiu no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, durante evento promovido pela legenda, declaração que entre os inúmeros brasileiros que lutaram no teatro de guerra europeu se encontravam 28 (vinte e oito) camisas-verdes, dentre eles, Freio Orlando.

Para saber mais sobre a declaração de Plínio Salgado, acesse: https://historia-do-prp.blogspot.com/2015/05/integralistas-participam-da-forca.html


Acima imagem em homenagem ao dia do Serviço de Assistência Religiosa do Exército, comemorado no dia 13 de fevereiro, data em que tombou Freio Orlando durante a Segunda Guerra Mundial (Fonte: CML). 

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

"O Risco das Idéias: Intelectuais e a Polícia Política (1930-1945)"

No dia 07 de fevereiro de 2020 a mídia em geral divulgou amplamente uma ação da Secretária de Educação de Rondônia na qual listava 43 (quarenta e três) livros que deveriam ser recolhidos das escolas do Estado de Rondônia por conterem "conteúdos inadequados" a crianças e adolescentes, dentre as obras, é possível encontrar diversos clássicos, como, por exemplo, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Os Sertões e Macunaíma

A medida translocada do Governo Estadual de Rondônia me fez recordar de uma obra interessante publicada sobre a perseguição policial contra intelectuais no Estado Novo (1937-1945). O livro intitulado "O Risco das Idéias: Intelectuais e a Polícia Política (1930-1945)", de autoria Álvares Gonçalves Antunes Andreucci, publicado pela FAPESP, em 2006, possui uma curiosa lista de livros apreendidos pela polícia, demonstrando que a perseguição a livros e algo comum na história nacional.

Dentre os livros recolhidos pela polícia política de Getúlio Vargas (1882-1954), gostaria de destacar as diversas obras Integralistas, publicadas por autores diversos, dentre eles, Plínio Salgado, Gustavo Barros, Miguel Reale. Neste época o simples fato do cidadão possuir uma biblioteca em sua residência, com obras avaliadas como subversivas pelo Estado, ocasionaria a apreensão do material, com o encaminhamento do seu detentor a sede policial para explicações. 


Acima imagem da capa do livro "O Risco das Idéias: Intelectuais e a Polícia Política (1930-1945)", de autoria Álvares Gonçalves Antunes Andreucci, publicado pela FAPESP, em 2006.


Parte da lista de livros apreendidos publicado no livro "O Risco das Idéias: Intelectuais e a Polícia Política (1930-1945)", de autoria Álvares Gonçalves Antunes Andreucci, publicado pela FAPESP, em 2006.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

"Leilão de peça sobre Integralismo no Rio de Janeiro"

No próximo dia 12 de fevereiro de 2020, será realizado pela Harpya Leilões, localizada na Rua Dr. Nilo Peçanha, n° 99, sala 503, Ingá, Niterói - RJ, às 19:30 horas, o 42° Leilão de Colecionismo Caminho das Letras, com destaque para o icônico broche distribuído pela Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937). 

A peça em metal esmaltado na cor azul, com o Sigma ao centro, foi fabricado pela Magalhães Sucupira, nos anos 1930, sendo utilizado amplamente como principal emblema da ala infantil Integralista, também conhecida como Plinianos.  Importante observar que a produção de peças do gênero não era exclusiva, sendo possível encontrar inúmeras propagandas desta e de outras fabricas em publicações do movimento Integralista.
Acima imagem do broche dos anos 1930 presente no leilão que será realizado pela Harpya Leilões (Fonte: Harpya Leilões). 


Imagem da propaganda das lojas Magalhães Sucupira, publicada na revista Anauê!, n° 16, junho de 1937, página 04. 

Para maiores informações, acesse: http://www.harpyaleiloes.com.br/peca.asp?Id=6274951

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

"Plínio Salgado visita Marília"

Recebi recentemente de um dos inúmeros leitores do blog Populista um curioso santinho da visita do líder Integralista e Presidente do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965) Plínio Salgado, no Município de Marília, Estado de São Paulo, publicado em 1956. 

O Núcleo Marilense da Acção Integralista Brasileira - (1932-1937), contou com forte presença de mulheres e crianças, em especial da comunidade japonesa, fato esse observado pelo pesquisador Daniel Henrique Lopes, autor da tese de Mestrado intitulada "As experiencias Femininas na AIB - 1932-1938", publicada em 2017 e defendida na Universidade Estadual Paulista - UNESP. 

Observa-se que o sucesso do Sigma no interior de São Paulo acabou reverberando no Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965), que ciente da forte aceitação de suas propostas na região, algumas oriundas da década 1930,  marcou presença com a visita do seu principal líder, reforçando os laços políticos e sociais locais, com o objetivo principal de angariar votos para legenda e seus candidatos.


Acima imagem do santinho intitulado Plínio Salgado - lembrança de sua visita a Marília, publicado em 16 de setembro de 1956 (Fonte: Renan Ribeiro). 

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

"O Presidente Castello Branco e o Integralismo"

Nos últimos dias fui presentado com a obra "Castello Branco - A marcha para a ditadura", publicado pela Editora Companhia das Letras, de autoria do escritor Lira Neto. Em suas páginas é possível o leitor se debruçar sobre inúmeras histórias curiosas, principalmente sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial ou a Revolução de 1964, entretanto, um aspecto chama a atenção.

Durante a leitura o autor, deste importante livro biográfico, indica informações sobre a relação de Castello Branco com Integralistas proeminentes do Estado de Minas Gerais, inclusive abordando que o Presidente frequentou por diversas vezes reuniões integralistas realizadas pela Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), informação que carece de maiores pesquisas pela academia. 

Para adquirir o livro, acesse: www.travessa.com.br. 


Acima imagem da capa do livro "Castello Branco - A marcha para a ditadura", publicado pela Editora Companhia das Letras, em 2020, de autoria do escritor Lira Neto (Fonte: Amazon). 

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

"Lançamento do livro Plínio Salgado, Hoje"

Já está disponível para compra o livro "Plínio Salgado, Hoje",  publicado pela editora EAC Editor e ArteSam, com 122 páginas. Organizado pelo escritor Ronan Matos, conta com a colaboração de diversos autores que se debruçaram sobre a vida e obra do líder Integralista Plínio Salgado, trazendo novas informações sobre um personagem extremamente em voga nos dias atuais.

A obra conta ainda com a singela colaboração do autor deste blog, com posfácio de minha autoria, além do artigo "Praça Plínio Salgado: Patrimônio Histórico de Rio Claro - SP", publicado originalmente na Revista do Arquivo, n° 13, página 19/21, em 2014, estudo pioneiro que aborda aspectos desconhecidos sobre a homenagem nas ruas do Município de Rio Claro, Estado de São Paulo.


Acima imagem de divulgação do livro "Plínio Salgado, Hoje", publicado pela editora EAC Editor e ArteSam, publicado em 2019 (Fonte: Facebook). 

Para adquirir a obra no valor de R$ 29,00, acesse: https://livraria.novaoffensiva.com.br/

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

"Marcha das Águias Brancas ao Catete"

No dia 04 de novembro de 1954 o jornal Diário da Noite, n° 5.727, órgão dos Diários Associados, publicou matéria de destaque sobre o lançamento da candidatura do líder Integralista Plínio Salgado a Presidência da República, pelo Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965). 

A referida reportagem aborda em suas páginas o papel de destaque dos Águias Brancas como difusores da candidatura do principal nome da legenda, além de demonstrar a forte influência do partido na política do Estado do Rio Grande do Sul - RS, com diversos nomes de destaque, dentre eles, os Deputados Federais Luiz Compagnoni e Nestor  Pereiro, algo desconhecido da maioria da população e dos próprios pesquisadores, que se limitam muitas vezes em falar da presença do partido  apenas no Estado de Santa Catarina - SC. 


Título da matéria publicada no jornal Diário da Noite, n° 5.727, página 01, órgão dos Diários Associados, em 04 de novembro de 1954 (Fonte: Biblioteca Nacional). 


Acima parte da matéria publicada no jornal Diário da Noite, n° 5.727, página 02, órgão dos Diários Associados, em 04 de novembro de 1954 (Fonte: Biblioteca Nacional). 

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

O Capitalismo e o Comunismo segundo Plínio Salgado

"O Capitalismo é uma consequência do Liberalismo", dessa forma, o então Deputado Federal pela Aliança Renovadora Nacional (ARENA-SP) Plínio Salgado, iniciava seu artigo sobre o tema publicado no Diários Associados, veiculo de comunicação que irá receber inúmeras colaborações do líder Integralista ao longo dos anos.

O apanhado histórico realizado por Salgado nas páginas do Diários Associados e interessante justamente no momento atual do país, em uma disputa interna por defensores de politicas liberais que tendem a influenciar na política interna e externa do governo federal. Um fato curioso do artigo e  analogia com a lei da gravitação de Newton, demonstrando a desenvoltura do autor com diversos temas e autores. 

Segue a conclusão do artigo de autoria de Plínio Salgado: "O que não se pode negar é a identidade absoluta do Marxismo com a filosofia burguesa, criada para oprimir os humildes e justificar a exploração do homem pelo homem. O que é fora de dúvida é que o Capitalismo e o Comunismo não passam de palavras diferentes para designara mesma coisa: a brutalidade da violência, o materialismo grosseiro. 


Acima, artigo intitulado Capitalismo e Comunismo, publicado no Diários Associados, s/d, de autoria do Deputado Federal pela Aliança Renovadora Nacional (ARENA-SP) Plínio Salgado. 

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

"Folha de São Paulo aborda história do Vovô Índio"

No dia 24 de dezembro de 2019 o jornal Folha de São Paulo publicou matéria de autoria da jornalista Anna Virginia Balloussier intitulada "Brasil já teve Vovô Índio concorrente de Papai Noel", sobre o  inusitado selvícola objeto de inúmeras postagens no blog Populista, que originou o livro "Lendas do Natal Brasileiro: Vovô Índio e Pai João", publicado pela editora Agbook, de coautoria do titular desse canal. 

Na interessante reportagem, com participação do pesquisador e historiador Leandro Pereira Gonçalves, professor do departamento de história da Universidade Federal de Juiz de Fora, é possível encontrar diversas imagens do período, que demonstram o crescente interesse sobre o personagem esquecido do natal brasileiro. 


Acima imagem publicada na versão online do jornal Folha de São Paulo de autoria da jornalista Anna Virginia Balloussier, intitulada "Brasil já teve Vovô Índio concorrente de Papai Noel", publicado no 24 de dezembro de 2019