domingo, 21 de junho de 2020

"Frente Negra Brasileira, Plínio Salgado e o combate ao racismo"

Em decorrência dos protestos ocorridos no exterior que reverberaram no Brasil, em especial, pela luta contra o racismo, nos últimos dias, o interesse sobre a Frente Negra Brasileira - FNB (1931-1937) tem crescido vertiginosamente, sendo publicado diferentes artigos sobre o tema, em alguns deles ligando os membros do movimento negro a Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937).

A ligação que pode parecer novidade para muitos, não é para quem pesquisa o Integralismo brasileiro. Nota-se, que a ausência de divulgação deste fato notório por muitos pesquisadores demostram suas tentativas de imputar ao Sigma carateristas indevidas, como as de um movimento racista e preconceituoso, por exemplo, validando certos trabalhos de qualidade questionável. 

A proximidade entre a Frente Negra Brasileira - FNB (1931-1937) e a Ação Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) podem ser facilmente demonstradas com a presença de líderes negros, como Abdias do Nascimento, nas fileiras do Sigma, amizades pessoais dos principais dirigentes do movimento negro com as vogais do Sigma, ou ainda, com o texto do líder Integralista Plínio Salgado (1895 -1975) publicado no período "A Voz da Raça", principal jornal da Frente Negra Brasileira - FNB (1931-1937).

Este tema no passado já foi objeto de abordagem neste blog, quando na época, publiquei uma carta de minha autoria enviada a Revista de História da Biblioteca Nacional - RHBN, demonstrando justamente essa proximidade de ambos os movimentos políticos e sociais, em virtude da revista ter realizado uma publicação sobre o movimento negro e ignorado essa ligação.



Acima texto de autoria do Chefe Nacional da Ação Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) Plínio Salgado publicado no jornal "Voz da Raça", n° 38, ano 1934, página 04 (Fonte Biblioteca Nacional).


Um comentário:

Obrigado.