quinta-feira, 3 de outubro de 2019

"In memoriam, a Nicola Rosica - O Primeiro Mártire Integralista

Hoje, dia 03 de outubro de 2019, completa 85 anos do assassinato do primeiro mártire Integralista, o camisa-verde Nicola Rosica, durante manifestação do núcleo Integralista de Bauru - SP. A injusta agressão, partiu de opositores comunistas, conforme relatos da época, que tentavam ceifar a vida do Chefe Nacional da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) Plínio Salgado, que segundo o jornal A Offensiva, de 10 de outubro de 1934, página 03, "O Chefe Nacional, à frente dos miliciados, dava ordens e comandava, com 80 homens contra 300 sanguinários moscovitas". 

Em decorrência dos fatos ocorridos no dia 03 de outubro de 1934, todo o comércio de Bauru - SP cerrou suas portas, em protesto contra o assassinato do camisa-verde, sendo promovida inúmeras prisões. O conflito durou cerca de uma hora, tendo os integralistas repelido a agressão com brabura e coragem, com destaque a milícia que teve inúmeros membros feridos devido ao combate. 

Um fato curioso durante o conflito merece destaque, segundo o jornal A Offensiva, de 10 de outubro de 1934, página 03, "Os camisas verdes souberam resistir com verdadeiro heroísmo, ás balas de seus agressores. O porta bandeira e sua guarda, desfraldando aos ventos o pavilhão da Pátria, concitavam seus companheiros a uma resistência inaudita, nas trevas daquela noite sombria e teneb". 

Segundo os Protocolos e Rituais da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) os camisas-verdes que tombaram pela causa do Sigma deveriam ter seus nomes eternizados, dessa forma, o nome de Nicola Rosica esteve presente em inúmeras homenagens, tendo o seu nome, por exemplo, em diversas escolas de alfabetização comandadas pelos Integralistas. 


Acima imagem do velório do camisa-verde Nicola Rosica, publicada no A Offensiva, de 10 de outubro de 1934, página 03. 

Para maiores informações sobre os mártires Integralistas, acesse:

https://historia-do-prp.blogspot.com/2013/07/monumentos-e-homenagens-aos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.