sexta-feira, 24 de abril de 2020

"O Juramento Integralista pode ser feito pelos católicos?"


Acima título da reportagem publicada no jornal A Offensiva, n°54, página 02, ano 1935.

"O Juramento Integralista póde ser feito pelos catholicos"? Com esse título o Professor H. J. Hagreaves, presidente do Centro D. Vital e da Associação de Moços Católicos de Juiz de Fora, além de membro da Acção Social Católica, expões  nas páginas do jornal A Offensiva o polêmico tema, que ainda hoje e discutido pela academia. 

O texto dotado de inúmeras referências filosóficas, escrito a pedido de uma das principais vogais Integralistas, o camisa-verde San Thiago Dantas (1911-1964), demonstra a importância do juramento integralista, sendo ponto central para o ingresso as fileiras do Sigma. Abaixo transcrevo o final do texto produzido pelo Prof. Hagreave, sendo mantida à grafia original: 

"Distinguindo, desta maneira, o caso de consciencia, levantado pela formula do juramento proposto - as sanções sociais prevenientes de uma necessidade irremovivel de ruptura de seus liames - somos de opinião que, sem restricções de quaesquer natureza, á luz das directrizes o catholico póde prestar o juramento Integralista".


Acima trecho do texto intitulado "O Juramento Integralista póde ser feito pelos catholicos"?publicada no jornal A Offensiva, n°54, página 02, ano 1935.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.