quarta-feira, 8 de abril de 2020

"O que é o Integralismo"

Muitos historiadores se debruçam na dúvida de quantos membros pertenceram a Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937). Alguns dizem 1.000 milhão, outros 500 mil e ainda aqueles que dizem 200 mil membros, na verdade, ninguém sabe ao certo quantos camisas-verdes estiveram formalmente inscritos nas fileiras do Sigma, todos esses números não passam de projeções com dados da época.

Uma maneira diferente de observar o sucesso das "palavras novas dos novos tempos" é observar o número de edições de uma mesma obra sobre o tema, como, por exemplo, o livro "o que é o Integralismo". Escrito por Plínio Salgado, destina ao homem comum, teve um estrondoso sucesso, se esgotando rapidamente, sendo necessário diversas edições para suprir a demanda sobre esse icônico livro responsável por sintetizar a doutrina do Sigma.

Em suas páginas introdutórias o autor aborda os primeiros meses da Acção Integralista Brasileira de forma despretensiosa, na forma de depoimento, demonstrando a singularidade do Integralismo e o seu crescimento vertiginoso, mesmo com a falta de recursos financeiros. Segundo Salgado: "Quando saiu a primeira edição deste livro, publicada por Schmidt, o Integralismo estava dando seus primeiros passos. No Rio, a sede contava com apenas uma saleta, na Rua Rodrigo Silva (...)".


Acima capa do livro escrito por Plínio Salgado intitulado "O que é o Integralismo", 3° edição, 1935.


Acima contra capa do livro escrito por Plínio Salgado intitulado "O que é o Integralismo", 3° edição, 1935, nota-se na imagem o símbolo da biblioteca do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.