quinta-feira, 19 de março de 2020

"O Integralismo e o preconceito de raça"

Em abril de 1936, na edição n° 04 e 05 da revista Panorama, o Chefe Nacional da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) Plínio Salgado irá abordar um tema polêmico que ainda hoje e motivo de debate sobre o Integralismo na comunidade acadêmica, trata-se dos aspectos da raça na doutrina e fileiras do Sigma. 

A carta então inédita, publicada na revista com o título de "Trechos de uma Carta", de 24 de abril de 1934, aborda diferentes aspectos, entretanto, o tema raça e fundamental para compreender e colocar um ponto final na polêmica. Segundo Salgado (mantivemos a grafia original): 

"Preconceito de Raça: Não sustentamos preconceitos de raça; pelo contrario, affirmamos ser o povo e a raça brasileiros tão superiores como quaesquer outros. Em relação ao judeu, não nutrimos contra essa raça nenhuma prevenção. Tanto que desejamos vêl-a em pé de igualdade com as demais raças, isto é, misturando-se, pelo casamento, com os cristãos. Como estes não são intransigentes nesse sentido, desejamos que tal inferioridade não subsista nos judeus porque uma raça intelligente não deve continuar a manter preconceitos barbaros.


Acima parte da carta publicada com o título "Trechos de uma Carta", na edição n° 04 e 05 da revista Panorama, ano 1936, página 02 (Fonte: Arquivo Público e Histórico de Rio Claro). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.