terça-feira, 17 de março de 2020

"Vídeo no Youtube aborda história da Camisa-Verde"

Chegou ao conhecimento do autor deste blog um canal no site Youtube dedicado a história e doutrina Integralista.  Para minha surpresa o idealizador deste canal aborda diversos fatos históricos relevantes ao estudo das diferentes fases do Integralismo, em especial, o período da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937). 

Apesar dos deslizes característicos da falta de aprofundamento do tema em uma plataforma como o Youtube, além da ausência de fontes, observa-se o intuito positivo em trazer aspectos desconhecidos da história Integralismo, em uma linguagem acessível para o público, que carece de referências ao estudar um tema plural como o Sigma. 

Nesse sentido, gostaria de tomar a liberdade de realizar um adendo ao vídeo quando trata sobre a primeira marcha realizada pelos camisas-verdes. Ao ouvinte desatento pode parecer que a primeira marcha foi um fracasso, com pouca adesão, ao contrário. No dia 23 de abril de 1933, Plínio Salgado à frente de 40 intelectuais, proletários e estudantes envergaram a camisa-verde enfrentando a zombaria e indiferença da imprensa e transeuntes. 

O resultado da marcha foi evidente, ocorrendo um crescimento vertiginoso na procura de interessados em se filiar as fileiras integralistas. Apesar a pobreza financeira vivida pelo movimento em seus anos iniciais, que se instalava em diferentes Estados do país, em especial, nos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, congregando inúmeras lideranças regionais.  


Acima vídeo pulicado no canal Youtube sobre a camisa-verde (Fonte: Youtube). 

Para maiores informações sobre a camisa-verde, acesse:

https://historia-do-prp.blogspot.com/2011/03/o-prp-e-camisa-verde-integralista.html

https://historia-do-prp.blogspot.com/2014/09/acervo-sobre-accao-integralista.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.