sexta-feira, 22 de maio de 2020

"Aspectos sobre a revista Anauê!"

Recentemente recebi de um leitor do blog Populista uma das mais raras publicações produzidas pela Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), trata-se da edição n° 01 da revista Anauê!, que contou com 22 edições, sendo encerrada, em 1937, tendo na direção o camisa-verde Eurípedes Cardoso de Menezes, que o Autor deste blog teve a honra de conhecer.  

A edição n° 01 da citada revista enviada em formato digital pelo leitor possivelmente seja o exemplar mais raro por dois principais fatos, são eles, o número limitado da primeira edição e a presença de uma icônica imagem do Chefe Nacional da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) que poderia ser destacada pelo leitor, enquadrada e emoldurada em sua residência.

Recentemente, em um dos inúmeros leilões de antiguidades que são realizados no Estado do Rio de Janeiro, ocorreu a arrematação da coleção completa da revista Anauê! pela bagatela de R$ 6.000,00 (seis mil reais), fato esse amplamente difundido pela mídia e divulgado neste blog. 


Acima imagem da capa da revista Anauê!, n° 01, janeiro de 1935. Nota-se na imagem a ausência de ilustração, fato esse que ocorrera apenas na primeira edição. 


Registro fotográfico de Plínio Salgado publicado na revista Anauê!, n° 01, janeiro de 1935. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.