segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

"Mensagem de Natal a todos os leitores e colaboradores do blog Populista"

O ano de 2015 foi um importante período de consolidação do blog Populista. Através deste canal foi possível realizar diversos trabalhos de divulgação sobre a história do Integralismo, destacando-se a segunda edição da mesa redonda sobre o Integralismo em Jaraguá do Sul - SC, além da publicação do livro "Existe um pensamento político brasileiro? Existe, sim Raymundo Faoro: O Integralismo!: Uma nova geração analisa e interpreta o Manifesto de Outubro de 1932 de Plínio Salgado", que contou com a publicação de um artigo de minha autoria sobre o Manifesto de Outubro.
 
Neste blog foram ao todo 80 postagens em 2015, contendo diversos assuntos sobre a história, doutrina e personagens que tiveram suas trajetórias intimamente ligadas ao Integralismo. Em 2016 já estão previstos dois artigos inéditos sobre o Integralismo para o primeiro semestre, aguardem as novidades. Agradeço a todos os colaboradores e leitores do blog Populista e desejo um feliz natal e um ano novo repleto de saúde, paz e realizações.

Sobre a carta escrita a todos os Integralistas por Plínio Salgado nas comemorações do Natal, durante o exílio, acesse: http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/12/carta-de-natal-de-1945-do-exilio-para.html

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Líder Integralista Abdias Nascimento é homenageado em universidade dos Estados Unidos

No mês de dezembro de 2015 a Universidade de Brown, em Providence, Estados Unidos, homenageou o líder Integralista Abdias Nascimento, durante um simpósio em tributo ao militante. O poeta, escritor, teatrólogo, artista plástico e parlamentar foi indicado em 2009 ao Prêmio Nobel da Paz, pela sua militância nos direitos civis dos afrodescendentes no Brasil, sendo um dos poucos brasileiros da história indicado ao prêmio.

Curiosamente o evento ignorou a icônica passagem do saudoso Abdias Nascimento nas fileiras da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), inclusive a biografia do homenageado intitulada "Grandes Vultos que honraram o senado", escrito pela Elisa Larkin Nascimento, lançada no mês de novembro de 2015, não destaca sua militância nas fileiras do Sigma.

Para maiores informações sobre a homenagem realizada pela Universidade de Brown, acesse: http://www.pordentrodaafrica.com/noticias/abdias-nascimento-e-homenageado-em-universidade-dos-estados-unidos
 
 
Acima imagem da capa do livro "Grandes Vultos que honraram o senado", escrito pela Elisa Larkin Nascimento, publicado em novembro de 2015 pela editora do Senado Federal.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

"Tesouros esquecidos no interior das obras Integralistas"

Recebi nos últimos dias do pesquisador Edgar Serrato uma curiosa imagem do líder Integralista Plínio Salgado encontrada no interior do aclamado livro Madrugada do Espirito, publicado em 1946, pela editora Guanumby. Trata-se de um impresso com a imagem do autor da obra, acompanhada do principal símbolo Integralista, o Sigma, perdida nas páginas da publicação.
 
Imagens do gênero podem ser encontradas facilmente na revista Panorama, uma das principais publicações da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) que contou com a contribuições de diversos intelectuais brasileiros, dentre eles, Miguel Reale, F. Cotreiras Rodrigues, Hélio Vianna e Alberto Torres, por exemplo.  Interessante observar que é comum encontrar diferentes recortes em obras de autores Integralistas presentes nos sebos pelo país.
 
 
Acima imagem de Plínio Salgado encontrada no interior do livro Madrugada do Espirito, publicado em 1946, pela editora Guanumby (Fonte: Edgar Serrato).

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

"Vovô Índio personagem perseguido da história do Natal brasileiro"

Vovô Índio já foi tema de inúmeras postagens no blog Populista, no mês de dezembro a procura por informações sobre este ícone da cultura brasileira dos anos de 1930 ganha fôlego, ocorrendo até mesmo entrevistas com o objetivo de indicar algumas curiosidades sobre esse personagem perseguido e esquecido do natal brasileiro, criado pelo escritor Christovam de Camargo, autor dos livros "Histórias Impossíveis" e "Fabulário do Vovô Índio".

As primeiras menções sobre o Vovô Índio são encontras no jornal Correio da Manhã, em novembro de 1932, permanecendo durante a década de 1930 fartamente presente em suplementos infantis, propagandas diversas, colunas e artigos de diferentes autores, alguns criticando outros elogiando a iniciativa do escritor Christovam de Camargo em substituir o Papai Noel por uma figura nacional.

Nas páginas do jornal é possível encontrar dois concursos promovidos pelo criador do personagem para escolher a imagem do Vovô Índio, infelizmente durante a pesquisa não foi possível encontrar o nome do ganhador, muito menos a imagem vencedora, entretanto, a utilização do revolucionário ícone de natal não se limitou apenas a data festiva, se fazendo presente no carnaval das ruas da antiga capital da república.


Acima propaganda da "Casas Pernambucanas" utilizando o personagem Vovô Índio para chamar a atenção do leitor quanto aos presentes tradicionais, publicada no jornal Correio da Manha, p.15, em 22 de dezembro de 1936  (Fonte: Biblioteca Nacional).


Convite informando as condições para o próximo concurso para a escolha da figura do Vovô Índio, organizado pelo escritor Christovam de Camargo, publicado no jornal Correio da Manha, p.07, em 14 de janeiro de 1933 (Fonte: Biblioteca Nacional).


Artigo criticando o Vovô Índio de autoria da escritora Raphaela P. de Arambuja, publicado no jornal Correio da Manha, p.22, em 24 de dezembro de 1933 (Fonte: Biblioteca Nacional).

Maiores informações, acesse:

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

"Impressões de Raimundo Padilha sobre as obras de Barroso e Reale"

A Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) durante os anos 1930 foi responsável em reunir em suas fileiras notáveis brasileiros, que posteriormente se destacaram em diferentes atividades profissionais, marcando até hoje o país, na literatura, medicina e no judiciário, por exemplo, dentre algumas vogais, gostaria de destacar as figuras ímpares de Miguel Reale e Gustavo Barroso.
 
Os intelectuais Reale e Barroso dispensam qualquer tipo de apresentação. Curiosamente é interessante observar as impressões dos seus trabalhos deixadas por outros intelectuais, neste caso a opinião do camisa-verde Raimundo Padilha, notável político brasileiro, membro do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965), tendo ocupado cargo de Governador do Estado do Rio de Janeiro, durante a década de 1970.
 
Em um momento de dificuldades econômicas que o país vive é interessante observar a opinião de Padilha sobre as obras escritas por Miguel Reale e Gustavo Barroso, publicada no jornal A Offensiva, em 14 de março de 1936, referente ao tema: "Miguel Reale escreveu a melhor obra integralista sobre economia e, talvez, a mais revolucionaria da literatura econômica deste século. Doutra parte, Gustavo Barroso produziu a melhor critica que tenho lido a respeito da conquista econômica - o mesmo que dizer politica - do Brasil pelos grupos financeiros organizados. Seu "Brasil, Colonia de Banqueiros", hoje tão amplamente divulgado, e a sua magistral analyse do projecto do Deputado Roberto Simonsen sobre o Instituto de Exportação, hão de repercutir, como dois brados de alarme, na consciência nacional".
 
 
Acima, imagem do artigo publicado no jornal A Offensiva, em 14 de março de 1936, escrito por Raimundo Padilha (Fonte: Biblioteca Nacional).
 

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

"Existe um pensamento político brasileiro? Existe, sim, Raymundo Faoro: O Integralismo"

Prezados leitores do blog Populista, chegou em minhas mãos o recente livro publicado pela editora GRD intitulado "Existe um pensamento político brasileiro? Existe, sim, Raymundo Faoro: O Integralismo", organizado pelo editor Gumercindo Rocha Dorea, lançado no mês de novembro de 2015, no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, com a presença de diversos intelectuais e da imprensa.
A excelente obra conta com a colaboração dos escritores: Alisson Almeida, Anderson Salim Calil, Cesar Ranquetat Júnior, Fernando Rodrigues Batista, Guilherme Jorge Figueira, Marcelo Batista da Silveira, Mateus Muller, Sérgio de Vasconcellos, Victor Emanuel Vilela Barbuy, além do prefácio de Acácio Vaz de Lima Filho.

Os interessados em ter acesso a obra, informo que através do intermédio do Sr. Gumercindo Rocha Dorea foram doados exemplares para o Arquivo Público Histórico de Rio Claro, localizado em Rio Claro - SP e para  Arquivo Histórico Municipal Eugênio Victor Schmockel, localizado em Jaraguá do Sul - SC, passando a compor a obra os acervos destas instituições.

Acima imagem do livro "Existe um pensamento político brasileiro? Existe, sim, Raymundo Faoro: O Integralismo", publicado pela editora GRD, em 2015.

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

"Museu Histórico Emílio da Silva encerra exposição sobre o Integralismo em Jaraguá do Sul - SC"

Hoje, dia 01 de dezembro de 2015, encerra a exposição sobre o Integralismo brasileiro no Museu Emílio da Silva, localizado em Jaraguá do Sul - SC. Durante dois meses a cidade recebeu uma exposição emblemática sobre o principal partido político dos anos 1930, trazendo em seu acervo ícones da história do movimento do Sigma, como o uniforme completo dos camisas-verdes, além de objetos raros, como broches, livros e revistas.
 
A Acção Integralista Brasileira - AIB  (1932-1937) em Jaraguá do Sul foi responsável em eleger durante os anos 1930 um número elevado de vereadores, além do Prefeito Leopoldo Augusto Gerent, em 1936. A presença do Sigma na região enraizou de tal forma que nos anos 1960 novamente os Integralistas elegeram, pelo Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965), o Prefeito Roland Dornbusch.
 
Durante a segunda edição da exposição sobre o Integralismo foi possível contar um pouco mais da história da região, fazendo um resgate da memória regional, além da realização de entrevistas aos jornais e revistas locais abordando a temática e realizando a segunda edição da mesa redonda sobre o Integralismo que contou com a presença de personalidades locais, além de elevado público que teve a oportunidade de debater realizando perguntas aos membros da mesa.
 
 
Acima registro fotográfico da visita do Prefeito de Jaraguá do Sul - SC Dieter Janssen ao Museu Histórico Emílio da Silva (Fonte: Ademir Pfiffer).
 
 
Acima registro fotográfico da visita do vice-prefeito de Jaraguá do Sul - SC Jaime Negorbon ao Museu Histórico Emílio da Silva (Fonte: Ademir Pfiffer).
 
 
Acima registro fotográfico da visita da presidente da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul - SC Natália Lucia Petry ao Museu Histórico Emílio da Silva (Fonte: Ademir Pfiffer).

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

"O Integralismo no interior do Estado de São Paulo - A expansão do Sigma em Catanduva"

Recebi recentemente do pesquisador Thiago Baccanelli um interessante trabalho, publicado no jornal O Regional, sobre o Integralismo em Catanduva - SP, que abordam aspectos singulares do avanço da doutrina do Sigma na região. O município localizado no interior de São Paulo provavelmente tenha sido um dos únicos em todo o país que contou com a liderança regional de um jovem, responsável por fundar o Núcleo Rural de Catinguá, em 1935, seu nome e Antônio Mastrocola, personagem regional, que nos anos subsequentes teve grande destaque, se tornando Deputado Estadual.
 
Alguns dados sobre o avanço do Integralismo em Catanduva e a presença de personalidades locais chamam a atenção nos artigos publicados pelo jornal, inclusive algumas imagens demonstram que a memória dos antigos militantes ainda se encontram vivas, sendo uma importante fonte de pesquisa que não deve ser desprezada, ao contrário, para se compreender a história dos anos 1930 e 1940 não apenas de Catanduva mais de todo o país é necessário buscar estas fontes de conhecimento como um registro oral dos acontecimentos.  
 
 
Acima ficha de filiação do Sr. Alberto Pinfildi entrevistado pelo pesquisador Thiago Baccanelli durante as pesquisas sobre o Integralismo em Catanuva - SP (Fonte: Thiago Baccanelli).
 
 
Ficha de filiação do camisa-verde Guido Broglia. Nota-se que o número vinte de municípios na ficha, demonstrando o avanço do Sigma no interior de São Paulo  (Fonte: Thiago Baccanelli).

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

"Lançamento do livro Integralismo: Um novo Paradigma - Volume II"

No início de novembro de 2015 foi lançado o livro "Integralismo: Um novo Paradigma - Volume II", de autoria do pesquisador Sérgio de Vasconcellos. O segundo volume da obra contem em suas páginas textos inéditos sobre a história e doutrina do Sigma, ampliando o debate e trazendo esclarecimentos sobre o Integralismo brasileiro.
 
A obra lançada pelo pesquisador é um importante trabalho que aborda aspectos singulares sobre o Integralismo pouco apreciado pela academia em geral, ao contrario dos temas comuns e rasos, facilmente encontrados na Internet, os artigos presentes no livro possuem um ineditismo incomparável, sendo fundamental sua aquisição entre os estudiosos da temática.
 
A publicação lançada pela editora Agbook pode ser encontrada no endereço:
 
 
Acima imagem do livro "Integralismo: Um novo Paradigma - Volume II",  escrito pelo pesquisador Sérgio de Vasconcellos ( Fonte: Agbook).
 
Imagem do prefácio do livro "Integralismo: Um novo Paradigma - Volume II",  escrito pelo pesquisador Sérgio de Vasconcellos ( Fonte: Agbook).

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

"A Acção Integralista Brasileira e as comemorações do Dia da Bandeira"

No dia 19 de novembro de 2015 se comemora em todo o país o Dia da Bandeira, neste dia foi instituída a bandeira nacional republicana, em 1889, se tornando símbolo nacional. As comemorações cívicas ocorrem todos os anos em todo o território nacional, fazendo parte do nosso cotidiano, entretanto, na década de 1930 a Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) se utilizou desta data para demonstrar sua presença nacional, realizando um verdadeiro culto a um dos principais símbolos nacionais.
 
A realização de atividades cívicas ligadas as comemorações nacionais foi uma das muitas estratégias adotadas pelo movimento do Sigma como forma de se afirmar no cenário político nacional, além de trazer os seus militantes, de diferentes idades, para ações efetivas em suas fileiras, participando de eventos comemorativos alusivos a ícones do país relacionadas ao Integralismo. Em algumas publicações do período é possível encontrar farto álbum de imagens destas festividades, como no caso da revista Anauê!, editada no Rio de Janeiro.
 
 
Acima registro fotográfico da concentração Integralista, em Blumenau - SC, durante as comemorações do dia da bandeira, em 19 de novembro de 1937. Nota-se que nesta data o Estado Novo (1937-1945) já estava em pleno vigor em todo o país (Fonte: Arquivo Público do Paraná).

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

"Os intelectuais e a Segunda Guerra Mundial aborda a trajetoria do Integralista Tenório D´ Albuquerque"

O Departamento de História da Universidade de São Paulo - USP realiza hoje, dia 12 de novembro de 2015, às 14:00 horas, mesa redonda intitulada "Os Intelectuais e a Segunda Guerra Mundial" no prédio de História e Geografia, durante o Simpósio Internacional II Guerra Mundial - 70 anos. Durante a mesa redonda um dos intelectuais que serão abordados é o escritor Tenório D´Albuquerque, que durante os anos de 1930, pertenceu a Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937).
 
As pesquisas sobre o Integralismo brasileiro a cada dia ganham mais espaço entre os pesquisadores, que se debruçam sobre um tema extremamente plural. Trabalhos sobre a figura ímpar deste militante Integralista são raros, algo curioso devido a sua militância posterior na Maçonaria, com diferentes obras publicadas sobre a história desta entidade.
 

Acima imagem do cartaz "Os Intelectuais e a Segunda Guerra Mundial", evento organizado durante o Simpósio Internacional II Guerra Mundial - 70 Anos.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

"Lançamento do livro Existe um pensamento político brasileiro? Existe, sim Raymundo Faoro: O Integralismo"

Através do blog Populista gostaria de convidar para o lançamento do livro "Existe um pensamento político brasileiro? Existe, sim Raymundo Faoro: O Integralismo!: Uma nova geração analisa e interpreta o Manifesto de Outubro de 1932 de Plínio Salgado", que irá ocorrer no dia 11 de novembro, às 16:00 horas, no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, localizado na Rua Benjamin Constant, n°158, 4° andar, Centro, São Paulo - SP.
 
Na oportunidade os interessados poderão conhecer o organizador da obra Sr. Gumercindo Rocha Dorea, além de alguns autores de trabalhos presentes na publicação. Infelizmente, por motivos profissionais, não poderei estar no lançamento, entretanto, o artigo de minha autoria sobre o Manifesto de Outubro de 1932 se encontra nas páginas do livro, podendo o leitor conhecer um pouco mais sobre os trabalhos idealizados por mim referente a história do Integralismo brasileiro.
 
 
Acima convite da Editora GRD para o lançamento do livro "Existe um pensamento político brasileiro? Existe, sim Raymundo Faoro: O Integralismo!: Uma nova geração analisa e interpreta o Manifesto de Outubro de 1932 de Plínio Salgado"

terça-feira, 10 de novembro de 2015

"Editora GRD comemora 60 anos de sucesso"

O editor Gumercindo Rocha Dorea  é um dos maiores arquivos vivos da história do Integralismo brasileiro, aos 91 anos, sua família participou da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), além do próprio Gumercindo ter integrado ativamente as fileiras do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965), tendo diversos trabalhos publicados nos jornais e revistas editados pela legenda, alcançando o cargo de Presidente Nacional da Confederação dos Centros Culturais da Juventude.
 
No dia 07 de novembro de 2015, o jornal Folha de São Paulo publicou artigo de autoria do jornalista Claudio Leal, intitulado "Editor que revelou Rubem Fonseca combatia comunismo para os EUA"  que aborda um pouco da trajetória da Editora GRD, criada por Gumercindo Rocha Dorea, em 1956, que comemora 60 anos. Com o objetivo de marcar a data festiva será o livro "Existe um pensamento político brasileiro? Existe, sim, Raymundo Faoro: o Integralismo! Uma nova geração analisa e interpreta o Manifesto de Outubro de 1932 de Plínio Salgado". 
 
Gostaria de agradecer publicamente o convite do organizador da obra Gumercindo Rocha Dorea em compor essa publicação com um singelo trabalho sobre o Manifesto de Outubro 1932, um dos principais documentos políticos da década de 1930, ao lado de diferentes intelectuais que se debruçaram sobre o estudo deste importante manifesto.
 
 
Acima, imagem de Gumercindo Rocha Dorea em seu apartamento localizado em São Paulo - SP (Fonte: Folha de São Paulo)
 
Para ler na integra a matéria no jornal Folha de São Paulo, acesse:

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

"Inovações da propaganda política pelo Partido de Representação Popular"

A emissão de selos e cartões postais é algo comum no nosso cotidiano, a utilização destes canais para divulgação de partidos políticos caiu em desuso, em grande parte devido as mudanças ocorridas ao longo dos anos no Código Eleitoral, que estabeleceu regras rígidas para a veiculação de publicidade e propaganda, entretanto, ao analisarmos o material produzido nas décadas passadas é possível compreender a história da própria política nacional, como por exemplo, do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965).
 
O Partido de Representação Popular, diferente dos principais partidos do país, não contava com fartos recursos para propaganda, utilizando alternativas para divulgar suas ideias e presença em todo o território nacional. A emissão de cinderelas pela legenda foi uma forma encontrada de divulgar o partido, extrapolando o simples envio de cartas, tornando-se canais de divulgação do partido de baixo custo. 
 
Infelizmente poucas cinderelas e cartões postais sobreviveram a ação do tempo, entretanto, a imagem abaixo demonstra claramente o período inicial de divulgação do Partido de Representação Popular com a frase "Nasceu e viverá para o Brasil". Nota-se ainda a presença da arvore ao centro do mapa, imagem essa utilizada em diversas propagandas do partido, representando o plantio de uma nova proposta de governo.
 
 
Acima cinderela produzida pelo Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965), com a frase "Nasceu e viverá para o Brasil".

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

"Musical Memórias de um Gigôlô apresenta ícones Integralistas"

No final do mês de setembro de 2015 estive no teatro "Oi Casa Grande", localizado no bairro do Leblon, na cidade do Rio de Janeiro, para assistir o aclamado musical "Memórias de um Gigolô", que encerrava sua passagem por terras fluminenses. A apresentação teatral utiliza a São Paulo dos anos 1930 e 1950, como pano de fundo, para abordar a história de uma gigolô criado por uma cafetina e apaixonado por uma prostituta.
 
A história baseada no romance homônimo de Marcos Rey (1925-1999), adaptada por Miguel Falabella, em um determinado momento aborda a instauração do Estado Novo (1937-1945), curiosamente, no final do primeiro ato da peça, os integrantes do espetáculo cantam uma canção em protesto ao fim da democracia, apresentando ícones da Revolução Constitucionalista de 1932 e da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937).
 
 
Acima, parte deste curioso momento do musical  "Memórias de um Gigolô", com ícones da Acção Integralista Brasileira (Fonte: Youtube).

Para maiores informações sobre, acesse:
 

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

"A segunda edição da mesa redonda sobre Integralismo é tema na Rádio Jaraguá"


Acima imagem de divulgação da Rádio Jaraguá, localizada em Jaraguá do Sul - SC.

A segunda edição da mesa redonda sobre o Integralismo movimentou a cidade de Jaraguá do Sul - SC, nos dias 20 e 21 de outubro de 2015. Na oportunidade estive em diferentes locais divulgando os trabalhos realizados referentes ao resgate da memória regional, em especial a participação da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) na política local.

Disponibilizo para os leitores do blog Populista uma entrevista realizada pela Rádio Jaraguá - AM 1010, no dia 20 de outubro de 2015, na qual foi possível falar um pouco sobre o evento que ocorreu dia 21 de outubro, abordando aspectos da história do movimento Integralista que se encontra intrinsecamente ligado a história de Jaraguá do Sul.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

"Museu Histórico Emílio da Silva promove mesa redonda e exposição sobre Integralismo em Jaraguá do Sul - SC"

Prezados leitores do blog Populista, ontem, dia 20 de outubro de 2015, às 15:30 horas, no Museu Emílio da Silva, ocorreu a segunda edição da mesa redonda sobre o Integralismo em Jaraguá do Sul - SC, acompanhada de exposição sobre a Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), conforme amplamente divulgado pela mídia regional.
 
Nesta oportunidade foi possível ampliar o debate sobre os aspectos regionais da Acção Integralista Brasileira no interior do Estado de Santa Catarina, em especial Jaraguá do Sul, que contou com elevado sucesso eleitoral, elegendo em 1936, o Prefeito Leopoldo Augusto Gerent, além de nove vereadores pertencentes ao movimento, como por exemplo, o próprio Emílio da Silva, aclamada personalidade catarinense, que foi presa durante a década de 1930, devido a sua participação no Integralismo.
 
Gostaria de agradecer publicamente o convite para compor novamente a mesa redonda sobre o Integralismo, nesta segunda edição foi possível abordar um pouco sobre o confronto regional entre os camisas-verdes e a classe dominante da época, responsável em protagonizar conflitos que levaram a óbito três militantes da Acção Integralista Brasileira. Abaixo algumas imagens sobre a exposição que se encontra  no museu sobre o Integralismo.
 
 
Acima uniforme da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) utilizado pelos membros do movimento Integralista. Nota-se na imagem a característica camisa-verde com o Sigma costurado no braço.

 
Alguns livros publicados na década de 1930 pela Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937). Estes dois livros foram uma das principais obras politicas do líder Integralista Plínio Salgado.
 
 
Registro fotográfico do líder Integralista regional Ricardo Gruenwaldt, Presidente da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, assassinado em 1937 pelo Chefe de Polícia local.
 
 
Algumas obras publicadas na década de 1930, broches e medalhas comemorativas originais utilizadas pelo movimento Integralista e o livro Memória Jaraguaense, uma das poucas obras que abordam a história do Integralismo em Jaraguá do Sul.  
 
 
Acima registro fotográfico realizado na década de 1930, na imagem é possível visualizar toda a família de Emílio da Silva, uma das principais vogais do movimento Integralista em Jaraguá do Sul.

Para maiores informações sobre a segunda edição da mesa redonda e a exposição sobre Integralismo, acesse: http://www.fcc.sc.gov.br/patrimoniocultural/?mod=pagina&id=18222


sexta-feira, 16 de outubro de 2015

"Mesa redonda sobre o Integralismo em Jaraguá do Sul e tema de reportagem'

O jornal do Vale do Itapocu publicou reportagem, no dia 15 de outubro de 2015, sobre a segunda edição da mesa redonda sobre o Integralismo que irá ocorrer no Museu Histórico Emílio da Silva, às 15h30, com entrada gratuita, que conta com o apoio da Secretaria Municipal da Educação, Fundação Cultural e do Museu Histórico Emílio da Silva.
 
Nesta segunda edição os pesquisadores convidados poderão expor suas pesquisas sobre a Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) que marcou profundamente a história da região. Os participantes receberam ao final do evento certificados de participação, além de terem a possibilidade de tirarem duvidas sobre a história regional, novamente agradeço o convite pelo Museu Emílio da Silva em compor a mesa de debate sobre o Integralismo e seus diferentes aspectos ao longo da história do país.
 
 
Acima texto publicado no jornal Vale do Itapocu sobre a segunda edição do evento destinado a abordar a história do Integralismo na região intitulada "O resgate da história política regional e seus conflitos sociais".
 

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

"2° edição da Mesa Redonda do Integralismo no Museu Histórico de Jaraguá do Sul Emílio da Silva"

No dia 20 de novembro, às 15:30 horas, será realizado a 2° edição da Mesa Redonda do Integralismo no Museu Histórico de Jaraguá do Sul Emílio da Silva, na oportunidade será abordado a história da Acção Integralista Brasileira na região do Vale do Itajaí, em especial em Jaraguá do Sul, aonde os camisas-verdes participaram intrinsicamente da história local, realizando comícios, fundando escolas e ambulatórios, por exemplo.
 
A presença visceral da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1945) e do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965) pode ser facilmente comprovada com a eleição de diferentes políticos ligados a legenda, dentre eles destacam-se os Prefeitos Leopoldo Augusto Gerent (1936 a 1938) e Roland Dornbusch (1961-1966), além de uma infinidade de Vereadores e juízes de paz. Durante o evento os ouvintes poderão ouvir um pouco mais sobre a história do Vale do Itajaí, além de participar fazendo perguntas.
 
 
Acima cartaz da II Mesa Redonda do Integralismo que será realizada no Museu Histórico de Jaraguá do Sul, em 20 de novembro de 2015, às 15: 30 horas.
 
Para maiores informações sobre a edição de 2014, acesse o endereço:

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

"Município de Teixeira Soares coração da Acção Integralista Brasileira no interior do Paraná - PR"

Alguns pesquisadores consideram o município de Teixeira Soares, localizada no interior do Paraná - PR, o primeiro de todo o país a ser administrado pela Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937). Em 1935, o camisa-verde João Molinari Sobrinho venceu as eleições municipais, passando a ocupar o cargo máximo do legislativo, além de contar com ampla maioria de vereadores eleitos pelos camisas-verdes na Câmara Municipal.
 
As imagens presentes no Arquivo Público do Paraná são testemunhas dessa avassaladora onda verde no interior do Estado, rivalizando com as oligarquias que dominaram o cenário político durante os anos 1910 e 1920. Ainda hoje é possível encontrar obras realizadas pela administração de João Molinari Sobrinho, entretanto, a Rua Nicola Rosica, criada em 1936 pela administração municipal, hoje já não se encontra na região, devido a mudança de nome realizada pelo Interventor durante o Estado Novo (1937-1945).

 
Acima imagens de Integralistas em Teixeira Soares - PR, nota-se a diferença de idade entre os camisas-verdes (Fonte: Arquivo Público do Paraná - PR).
 
 
Registro fotográfico de Integralistas pontagrossenses ao município de Teixeira Soares, em 30 de junho de 1935 ( Fonte: Arquivo Público do Paraná - PR).

Para maiores informações sobre o Arquivo Público do Paraná, acesse:
http://www.arquivopublico.pr.gov.br/

terça-feira, 29 de setembro de 2015

"Curso de Extensão Pensamento conservador e chauvinismo no Brasil contemporâneo"

Hoje, dia 29 de setembro de 2015, encerra o curso "Pensamento conservador e chauvinismo no Brasil contemporâneo", realizado pela Universidade Estadual Paulista, localizada em Marília - SP e coordenado pelo Prof. Dr. Jefferson Rodrigues Barbosa, membro do Grupo de Estudos sobre o Integralismo - GEINT, com diferentes artigos sobre a temática na Internet.
 
Aos interessados em saber um pouco mais sobre o programa do curso, abaixo transcrevo a apresentação disponível no site de inscrição: "O avanço do pensamento conservador é uma realidade hoje no Brasil, as manifestações de pensamento da extrema-direita no contexto político estão tendo grande adesão nas camadas da sociedade civil, tendo em vista está conjuntura o Prof. Dr. Jeferson Barbosa ministrará um minicurso sobre o pensamento da extrema direita, para termos mais ferramentas para pensarmos o cenário atual do fascismo no Brasil".  
 
Para maiores informações sobre o curso "Pensamento conservador e chauvinismo no Brasil contemporâneo", acesse: http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/inscricao.asp
 
 
Acima imagem de divulgação do curso "Pensamento conservador e chauvinismo no Brasil contemporâneo" realizado pela Universidade Estadual Paulista.
 

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

"Resposta da Promoção Bienal do Livro Vai Até Você sorteia o livro A Nação Despertou? O Integralismo e sua cenografia"

Hoje, dia 21 de setembro de 2015, encerramos mais uma promoção do blog Populista. Nesta oportunidade sorteamos o recente livro publicado pela editora IFCH-UNICAMP "A Nação Despertou? O Integralismo e sua cenografia (1932-1937)", escrito pelo pesquisador Thiago da Costa Amado, publicado em 2014. 

Durante os últimos dias, recebi inúmeros e-mails de interessados em participar da promoção, enviando diferentes respostas para a pergunta: Qual o nome do principal jornal publicado pela Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937)? A resposta correta era jornal "A Offensiva".  

Em nome do blog Populista gostaria de agradecer a todos que participaram de mais uma promoção. Os ganhadores do livro, foram:

1) Lucas Gustavo Boaventura Martins (Espirito Santo - ES)
2) Leandro Claudir (Rio Grande do Sul - RS) 

Sobre a promoção, acesse: http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2015/09/promocao-bienal-do-livro-vai-ate-voce.html

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

"Lançado Guia de Fontes AIB/PRP do Espaço de Documentação e Memória Cultural - DELFOS"

No final do mês de agosto de 2015 foi lançado pela Espaço de Documentação e Memória Cultural - DELFOS, órgão ligado a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS, a versão final do "Guia de Fontes AIB/PRP". O Centro de Documentação sobre Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) e o Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965) é composto por milhares de documentos sobre a história do movimento Integralista, em especial o processo político do Rio Grande do Sul - RS

As origens deste acervo remontam a doação realizada em 2010 pelo Centro de Documentação sobre Ação Integralista Brasileira e Partido de Representação Popular, sucessora da Associação Cívico-Cultural Minuado, fundada por veteranos Integralistas que foram responsáveis em reunir um vasto acervo composto por jornais, fotografias, livros, revistas e cartazes. Após a doação a DELFOS mudou o nome do fundo para "Acervo Documental AIB/PRP", disponibilizando atualmente o material para pesquisa em suas dependências, localizado na Av. Ipiranga, n°6681, Prédio 16, 7° andar, Porto Alegre - RS. 

Os interessados em acessar o "Guia de Fontes AIB/PRP" poderão encontrar no endereço:


Acima imagem da equipe de futebol Integralista "Bolão Futurista", em Porto Alegre - RS (Fonte: Acervo Documental AIB/PRP - DELFOS).

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

"Promoção Bienal do Livro Vai Até Você sorteia o livro A Nação Despertou? O Integralismo e sua cenografia"

Nos últimos dias estive na XVII Bienal Internacional do Livro, que ocorre no Rio de Janeiro entre os dias 3 a 13 de setembro de 2015, para a minha surpresa encontrei alguns livros que falam sobre o Integralismo, dentre antigas e novas obras destaca-se o livro de Hélgio Trindade intitulado "Integralismo - O fascismo brasileiro na década de 30", publicado pela editora Difel, em 1974, presente em grande quantidade a um preço acessível. 

Muitos pesquisadores tem dificuldades de encontrar obras publicadas recentemente sobre o Integralismo, não tendo oportunidade de atualizar suas bibliotecas com novas interpretações sobre um movimento político que a cada ano aguça a curiosidade de um número maior de acadêmicos. Na tentativa de auxiliar a atualização destas bibliotecas o blog Populista lança a promoção "Bienal do Livro vai até voce". Os interessados em participar deverão responder a seguinte pergunta: Qual o nome do principal jornal publicado pela Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937)? 

Ao responder a pergunta os participantes concorrem para ganhar o livro ""A Nação Despertou? O Integralismo e sua cenografia (1932-1937)".  As respostas deverão ser enviadas para o e-mail: guilhermejorgefigueira@gmail.com.. Lembro que a resposta deverá conter o nome completo e endereço para envio do livro. Nas próximas postagens estarei trazendo o nome do ganhador. 


Acima imagem da capa do livro "A Nação Despertou? O Integralismo e sua cenografia (1932-1937)", escrito pelo pesquisador Thiago da Costa Amado, publicado pela IFCH-UNICAMP.

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

"Simpósio Internacional: Segunda Guerra Mundial - 70 Anos"

O programa de História Econômica do Departamento de História da Universidade de São Paulo - USP, realiza anualmente simpósios temáticos com o objetivo de ampliar os debates entre a sociedade e a comunidade acadêmica. Este ano será realizado o simpósio "70 anos do final da Segunda Guerra Mundial", entre os dias 10 a 12 de novembro de 2015.

Aos pesquisadores sobre a história do Integralismo brasileiro, no dia 12 de novembro, às 19:30 horas, no Anfiteatro de Geografia, será apresentado "O Integralismo às vésperas e na II Guerra Mundial", com a participação dos Professores Antonio Rago, Eujácio Silveira, Renato Alencar Dotta, Rogério de Campos e Pedro Giovanetti.

Sobre o evento, acesse: http://segundaguerramundial.fflch.usp.br/
Maiores informações sobre a participação de camisas-verdes na II Guerra Mundial, acesse: www.historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/01/espioes-ingleses-produzem-carta-ligando.html


Acima imagem parcial do programa Segunda Guerra Mundial - 70 anos, do dia 12 de novembro de 2015, no qual será apresentado, às 19:30 horas, no Anfiteatro de Geografia, o trabalho "O Integralismo às vésperas e na II Guerra Mundial".

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

"Homenagem a Caxias e ao Exercito do Brasil por Plínio Salgado"

Nos próximos dias ocorrerá em todo o país mais um feriado da Independência, comemorado no dia 07 de setembro, diferentes figuras militares fazem parte da gloriosa história das Forças Armadas, talvez a mais famosa seja do patrono do Exército Brasileiro Luís Alves de Lima e Silva, mais conhecido como Duque de Caixas (1803-1880). 

A data de nascimento do patrono do Exército Brasileiro se tornou oficial em 1925, sendo comemorada por todo o país, sua figura também e lembrada nas comemorações do dia da independência como um dos principais militares da história, ao lado, por exemplo, de Manuel Luís Osório (1808-1879), outra personalidade das Forças Armadas.  

Em 1936 a Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) participou das comemorações do Centenário de Duque de Caxias em todo o país, sendo amplamente divulgado pelos jornais impressos dos camisas-verdes, dentre eles, A Offensiva e Acção. A Secretaria Nacional de Propaganda da Acção Integralista Brasileira publicou um pequeno opúsculo sobre a data, impresso na Typographia Senado, localizado na Rua Buenos Aires n°257, Rio de Janeiro - RJ, hoje raramente encontrado, devido a pequena tiragem e qualidade do papel. 


Acima capa e contra capa do opúsculo "Homenagem a Caxias e ao Exercito do Brasil" , comemorativo do centenário de Duque de Caxias, comemorado em 1936. 


Na imagem a contra capa do opúsculo "Homenagem a Caxias e ao Exercito do Brasil" , comemorativo do centenário de Duque de Caxias, comemorado em 1936, indicando a justificativa da publicação que transcrevo abaixo:

"O primeiro: encerrar com um documento, modesto embora, a participação que teve nas comemorações do centenario do Duque de Caxias, às quais concorreu com todo o seu apoio e enthusiasmo. O segundo: nesta homenagem a Caxias, patrono do Exercito  figura excelsa do Brasil, destruir toda uma teia de intrigas e calumnias que os pescadores em aguas turvas procuraram tecer, obedecendo, conscientemente, às ordens internacionais de Moscou, para antagonizar o Integralismo com o Exercito Brasileiro".

terça-feira, 1 de setembro de 2015

"Escola que homenageia o Integralista Monsenhor Sebastião Scarzello reabre as portas"

Muitos camisas-verdes ao longo dos anos foram homenageados pelos governos estaduais, tendo seus nomes presentes em escolas, ruas e hospitais, por exemplo. Alguma dessas escolas infelizmente se encontram fechadas, por motivos diversos, entretanto, recentemente a escola Monsenhor Sebastião Scarzello, localizada no bairro de Itaum, em Joinville - SC, em completa situação de abandono, já a alguns anos, será reformada pela Prefeitura da região, sendo amplamente anunciada pelos canais de notícias. 

Esta excelente notícia para a população de Itaum é demonstrada pela declaração do Secretário da Educação, segundo o jornal Notícias do Dia: "após plenamente revitalizada, a Monsenhor Scarzello vai atender cerca de 800 alunos dos ensinos infantil e Fundamental. De acordo com secretário, as novas vagas vão ajudar a desafogar as demandas da região". Em nome do blog Populista parabenizo a municipalidade pelos trabalhos realizados em defesa deste importante aparelho escolar, abandonado em 2011 que agora passa a reintegrar a rede de educação pública.  


Acima registro fotográfico de Integralistas no Distrito de Bananal, atual Município de Guaramirim, realizado em 1935. Esta imagem está presente na obra escrita por Eugênio Victor Schmockel, sendo identificados o primeiro decurião Antonio Zimmermann, penúltimo João Butschardt Junior e o último o Padre Sebastião Scarzello, com o Sigma costurado no braço da batina.


Na imagem, escola Monsenhor Sebastião Scarzello com as portas fechadas para a população. Esta escola encerrou suas atividades em 2011 (Fonte: Página Salve Monsenhor Scarzello).

Para maiores informações sobre a participação do Monsenhor Sebastião Scarzello na Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), acesse o endereço: http://www.historia-do-prp.blogspot.com.br/2015_01_01_archive.html

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

"Anel Integralista de Plínio Salgado exposto no Arquivo Público e Histórico de Rio Claro"

Trago hoje aos leitores do blog Populista a imagem de um belíssimo anel enviado gentilmente pelo pesquisador Prof. Edgar Serrato fotografado durante sua visita ao Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, localizado no interior de São Paulo, quando realizava sua pesquisa de Mestrado sobre o Integralismo brasileiro. 

Nesta curiosa imagem é possível encontrar o Sigma em bronze ao centro do anel, segundo a legenda presente no objeto "trata-se de um anel pertencente ao Chefe Nacional da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) Plínio Salgado", entretanto, as diferentes imagens notoriamente conhecidas do líder Integralista não trazem o personagem utilizando este objeto, portanto, podemos supor que na verdade este anel foi um presente ofertado a Salgado, não sendo usado por ele, talvez por esse motivo esteja tão bem preservado. 


Acima, anel Integralista pertencente a Plínio Salgado presente no Fundo Plínio Salgado, localizado no Arquivo Público e Histórico de Rio Claro (Fonte: Edgar Serrato/APHRC). 

terça-feira, 25 de agosto de 2015

"Dimensões do Regime Vargas - X Semana de História Política da UERJ"

Nos dias 19 a 23 de outubro de 2015 será realizada a "X Semana de História Política da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ", dando continuidade aos encontros anteriores e promovendo o debate, pesquisas históricas e contato com pesquisadores de diferentes regiões que se encontram para trocar experiencias sobre seus trabalhos ampliando o conhecimento. 

Neste ano o Simpósio Temático 04 "Dimensões do Regime Vargas" contará com a coordenação dos Prof. Dr. Orlando de Barros (UERJ) e Prof. Dr. Thiago Cavaliere Mourelle (UFF/Arquivo Nacional). Nos anos anterior participei desta mesa, apresentando trabalhos relacionados a história do Integralismo, em suas diferentes fases. Abaixo disponibilizo o link para acesso ao último trabalho apresentado, intitulado "Memórias de Família: a história de militância da família Integralista Vasconcellos":

Link: IX Semana de História Política da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Anais 2014): http://semanahistoriauerj.net/anais-da-semana-de-historia/


Acima imagem de divulgação da X Semana de História Política da UERJ. As inscrições foram prorrogadas até o dia 06 de setembro de 2015. 

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

"Luz del Fuego e Plínio Salgado no artigo A Mulher Nua"

Ontem, dia 19 de agosto de 2015, ocorreu o lançamento na livraria Zaccara, em São Paulo, localizada na Rua Cardoso de Almeira, n° 1356, no bairro de Perdizes, do livro "Cravo na Carne - Fama e Fome", de autoria dos escritores Alberto de Oliveira e Aberto Camarero, publicado pela Editora Veneta e ganhador do prêmio "carequinha", distribuído pela Funarte. 

A obra aborda a história de onze mulheres que entre os anos 1920 e 1950 do século XX, se exibiram como faquiresas no Brasil, rompendo com os costumes sociais da época. Durante o período a arte do faquirismo foi duramente combatida pela sociedade que não compreendia esta curiosa forma de arte corporal, atraindo ainda hoje curiosidade sobre um tema que carece de maiores estudos pela historiografia brasileira.   

Um fato curioso liga umas das principais expoentes desta cultura ao Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965), Luz del Fuego e sua exibição durante o carnaval de 1948 no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, então Distrito Federal. Neste momento, os defensorias da falsa "moral e dos bons costumes" expulsaram a atriz do recinto, chocados com sua interpretação, tendo Plínio Salgado posteriormente escrito importante artigo sobre o fato intitulado "A Mulher Nua", publicado nos jornais da época, revistas e nos livros "A Verdade Nua", de Luz del Fuego, e "O Livro Verde da Minha Campanha", de Plínio Salgado, onde aborda toda a polêmica do fato e sua utilização pelos adversários políticos.  

Acima convite do livro "Cravo na Carne", de autoria dos pesquisadores Alberto de Oliveira e Aberto Camarero, publicada pela Editora Veneta, em 2015. Nas próximas postagens divulgo uma das diversas reportagens do período que abordaram o polêmico fato ocorrido no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. 



Vídeo publicado pela Rede Globo sobre a história de Luz del Fuego, com raro registro da sua performasse no teatro (Fonte: Youtube). 

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

"Indumentária desconhecida dos camisas-verdes"

Recentemente comentei no blog sobre a aquisição de alguns pins desconhecidos por mim da coleção do Sr. Jaime de Abreu Neto, residente em Sorocaba - SP. Alguns leitores enviaram e-mails cobrando a postagem de fotos sobre esses referidos ícones da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937). Atendendo a pedidos, divulgo duas imagens dos objetos comprados através do Sr. Jaime, sendo ambos os itens desconhecidos pela maioria dos pesquisadores e colecionadores.


Acima, pim com a inscrição em latim "ALEA JACTA EST - XXIII-IV-XXXIII", na cor azul, vermelho e preto. Nota-se, nesta imagem, a presença de uma curiosa fita vermelha, sendo uma peça comemorativa da primeira marcha Integralista ocorrida em São Paulo. Este mesmo pim é possível ser encontrado no acervo do Arquivo Público e Histórico de Rio Claro - SP, sem a referida fita.


Igualmente, outro pim da Acção Integralista Brasileira, com a bandeira do Brasil e o Sigma abaixo. Infelizmente nenhum dos dois pins possuem a marca do fabricante.

Ambos os objetos acima demonstram alguns fatos curiosos, no primeiro a cor vermelha foi utilizado pouquíssimas vezes pela Acção Integralista Brasileira, já o segundo, a ausência da marca de fabricante, o tamanho de 2 centímetros e a qualidade do item sugerem que foi produzido por um núcleo local, não sendo adotado pelo movimento como um todo, entretanto deixo claro que essa é apenas uma suposição, sendo necessária maiores pesquisas. Nota-se que esse fato era comum, já que muitos núcleos tinham peculiaridades únicas, adotando características próprias.

Sobre o impressionante acervo do Sr. Jaime de Abreu Neto, acesse: http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2015_07_01_archive.html

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

" A Revolução de 1930 segundo Miguel Reale"

Recentemente comentei sobre a interpretação de alguns camisas-verdes quanto a Revolução Constitucionalista de 1932, ocorrida no Estado de São Paulo - SP, responsável em deflagar um conflito armado que colocou em trincheiras opostas brasileiros de diferentes Estados da nação. Outras análises de conflitos anteriores são fundamentais para compreender o contexto que estava inserido a Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), neste caso, por exemplo, a Revolução de 1930. 

A Revolução de 1930 foi um movimento armado, liderado pelos Estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraíba, que objetivavam um golpe de Estado, devido a insatisfação dos resultados das eleições presidenciais, impedindo a posse do Presidente eleito Júlio Prestes. O Secretário Nacional de Doutrina da Acção Integralista Brasileira Dr. Miguel Reale publicou um artigo nos anos 1930 sobre a revolução, indicando aspectos interessantes numa ótica Integralista. Compartilho com os leitores o artigo é agradeço seu envio, através do pesquisador Prof. Edgar Serrato. 

 

Acima, artigo recortado em duas partes sobre a Revolução de 1930 publicado no jornal Acção. Quanto a data, acredito que a referencia esteja equivocada, já que o jornal começou a ser publicado apenas em 7 de outubro de 1936 ( Fonte: Acervo Edgar Serrato). 

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

"Carmela Patti Salgado e a militância na Ação Social do Planalto - ASP"

Recebi esta semana uma carta acusando o recebimento da gravação sobre o processo de restauração do mosaico com a imagem de D. Carmela Patti Salgado, companheira do poeta, escritor e político Plínio Salgado, presente na entrada da Ação Social do Planalto. Através desta modéstia doação os interessados que visitarem o Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, localizado no interior de São Paulo, poderão encontrar este importante material que traça um pouco da história de D. Carmela junto a esta instituição filantrópica localizada em Brasília - DF. 

Importante ressaltar a existência do "Fundo Carmela Patti Salgado", presente no Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, desconhecido por muitos pesquisadores, que se debruçam em sua maioria apenas no "Fundo Plínio Salgado", sendo o primeiro de grande importância para compreender o papel feminino na história da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937).

Acima carta enviada pelo Arquivo Público e Histórico de Rio Claro sobre a doação da gravação referente ao restauro do mosaico de D. Carmela Patti Salgado, presente na sede da Ação Social do Planalto. 

Registro fotográfico de D. Carmela presente no livro "Dos Papéis de Plínio, contribuições do Arquivo de Rio Claro para a historiografia brasileira", p.244.

Para maiores informações acesse:

http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2014/02/carmela-patti-salgado-e-defesa-dos.html
http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2014/06/mosaico-de-d-carmela-salgado-restaurado.html

terça-feira, 4 de agosto de 2015

"Monumento a República presente durante reunião Integralista em Maceió - AL"

A presença notória de materiais Integralistas em alguns Arquivos Públicos pelo país, fruto da vigilância ou apreensão da polícia política de Getúlio Vargas, já é algo amplamente conhecido, entretanto uma pesquisa mais aprofundada em alguns arquivos podem trazer grandes surpresas, como é o caso do Arquivo Público de Alagoas. Infelizmente o endereço virtual da Autarquia é simples, não disponibilizando uma pesquisa virtual aprofundada, apenas uma lista das pastas presentes no local disponíveis para consulta. 

Para nossa sorte, recentemente um leitor do blog Populista enviou algumas imagens deste imponente acervo, as imagens que compõe os arquivos sobre a Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) trazem em sua maioria registros fotográficos das atividades na região, entretanto, uma em especial me chamou a atenção, trata-se de uma reunião em Maceió - AL. Neste evento é possível encontrar a presença de um curioso monumento em homenagem a República e a Floriano Peixoto (1839-1895), reproduzido, já que o original se encontra no Rio de Janeiro - RJ. 


Acima, registro fotográfico de uma reunião da Acção Integralista Brasileira, realizada no auditório da Sociedade Perseverança, em Maceió - AL (Fonte: Arquivo Público de Alagoas). 

Abaixo imagem do monumento presente no centro do Rio de Janeiro em homenagem a República e a Floriano Peixoto, projetada e confeccionada pelo pintor Eduardo Sá (Fonte: FragsWiki)


Por fim, mais algumas fotografias de camisas-verdes desconhecidos registradas em Alagoas - AL, presente no acervo do arquivo. Nota-se que em ambas as imagens os militantes possuem broches em suas camisas, sendo o primeiro em homenagem a visita do líder Plínio Salgado as Províncias e o segundo da milicia Integralista (Fonte: Arquivo Público de Alagoas). 

 

Para maiores informações sobre o Arquivo Público de Alagoas - AL, acesse o endereço: www.arquivopublico.al.gov.br/