quarta-feira, 5 de agosto de 2015

"Carmela Patti Salgado e a militância na Ação Social do Planalto - ASP"

Recebi esta semana uma carta acusando o recebimento da gravação sobre o processo de restauração do mosaico com a imagem de D. Carmela Patti Salgado, companheira do poeta, escritor e político Plínio Salgado, presente na entrada da Ação Social do Planalto. Através desta modéstia doação os interessados que visitarem o Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, localizado no interior de São Paulo, poderão encontrar este importante material que traça um pouco da história de D. Carmela junto a esta instituição filantrópica localizada em Brasília - DF. 

Importante ressaltar a existência do "Fundo Carmela Patti Salgado", presente no Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, desconhecido por muitos pesquisadores, que se debruçam em sua maioria apenas no "Fundo Plínio Salgado", sendo o primeiro de grande importância para compreender o papel feminino na história da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937).

Acima carta enviada pelo Arquivo Público e Histórico de Rio Claro sobre a doação da gravação referente ao restauro do mosaico de D. Carmela Patti Salgado, presente na sede da Ação Social do Planalto. 

Registro fotográfico de D. Carmela presente no livro "Dos Papéis de Plínio, contribuições do Arquivo de Rio Claro para a historiografia brasileira", p.244.

Para maiores informações acesse:

http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2014/02/carmela-patti-salgado-e-defesa-dos.html
http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2014/06/mosaico-de-d-carmela-salgado-restaurado.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.