quarta-feira, 12 de agosto de 2015

" A Revolução de 1930 segundo Miguel Reale"

Recentemente comentei sobre a interpretação de alguns camisas-verdes quanto a Revolução Constitucionalista de 1932, ocorrida no Estado de São Paulo - SP, responsável em deflagar um conflito armado que colocou em trincheiras opostas brasileiros de diferentes Estados da nação. Outras análises de conflitos anteriores são fundamentais para compreender o contexto que estava inserido a Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), neste caso, por exemplo, a Revolução de 1930. 

A Revolução de 1930 foi um movimento armado, liderado pelos Estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraíba, que objetivavam um golpe de Estado, devido a insatisfação dos resultados das eleições presidenciais, impedindo a posse do Presidente eleito Júlio Prestes. O Secretário Nacional de Doutrina da Acção Integralista Brasileira Dr. Miguel Reale publicou um artigo nos anos 1930 sobre a revolução, indicando aspectos interessantes numa ótica Integralista. Compartilho com os leitores o artigo é agradeço seu envio, através do pesquisador Prof. Edgar Serrato. 

 

Acima, artigo recortado em duas partes sobre a Revolução de 1930 publicado no jornal Acção. Quanto a data, acredito que a referencia esteja equivocada, já que o jornal começou a ser publicado apenas em 7 de outubro de 1936 ( Fonte: Acervo Edgar Serrato). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.