terça-feira, 25 de janeiro de 2011

“Arcy Lopes Estrela, 8 anos de saudades" .

Em 12 de janeiro de 2004, na cidade de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, faleceu aos 86 anos, Dr. Arcy Lopes Estrela, uma das figuras mais ilustres da região, que dedicou sua vida para ajudar a população carente, fornecendo auxilio jurídico gratuito a todas as pessoas sem distinção, através do Centro Cultural Plínio Salgado (CCPS).

Nascido no dia 24 de maio de 1917, no Município de Rio Bonito, na cidade do Rio de Janeiro, Arcy Lopes Estrella possui uma trajetória de luta que confunde com o próprio ideal. Durante a campanha presidencial de 1955, acompanhou Plínio Salgado, em diversas carreatas Populistas, tornando-se posteriormente correspondente do jornal oficial do Partido de Representação Popular (PRP) “A Marcha”.

Pessoalmente tive o prazer de conhecer esta figura ímpar da história nacional, nos anos 90 freqüentei por diversas vezes reuniões com o Dr. Arcy Lopes Estrella e outros veteranos do PRP no Centro Cultural, durante os eventos diversas histórias eram descritas, uma delas foi quando em 1965, durante a sua presidência de uma entidade rural denominada União dos Lavradores do Estado do Rio de Janeiro (ULERJ), agremiação ligada diretamente a União Operária e Camponesa Brasileira (UOCB), foi preso e acusado de ser comunista pela Polícia, posteriormente a acusação foi retirada e o Dr. Arcy Lopes Estrella posto em liberdade, porem devida às acusações a ULERJ foi fechada definitivamente.

Na primeira imagem foto da fachada do Centro Cultural Plínio Salgado (CCPS), presidido pelo Dr. Arcy Lopes Estrela. Em seguida registro fotografia da Sra. Alcina com seu companheiro durante os atendimentos jurídicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.