segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

"Guido Fernando Mondin, poeta, pintor e político"

Guido Fernando Mondin nasceu em Porto Alegre – RS, no dia 06 de maio de 1912, diplomou-se contador pelo Instituto Comercial do Sindicato dos Empregados no Comércio, formando-se mais tarde em ciências Políticas e Econômicas pela PUC-RS. Cursou, ainda, o Instituto de Belas Artes tendo participado ativamente da fundação da Associação de Artes Plásticas Francisco Lisboa, na cidade de Porto Alegre, em 1938, faleceu no dia 22 de maio de 2000, vítima de parada cardiorrespiratória.

Sua trajetória política foi intensa, dedicada principalmente aos produtores rurais, participou em 1945, da fundação do Partido de Representação Popular (PRP), sendo um dos principais ícones políticos da região sul do Brasil, foi ainda vice-presidente do jornal oficial do partido "A Marcha". Durante os pleitos que participou foi consecutivamente tomado posse pelo partido como Deputado Estadual, Prefeito, Senador. No final de sua carreira política, já pela ARENA, que aglutinou diversos membros do PRP, foi indicado ministro do Tribunal de Contas da União, tendo se aposentado em 1982.

Em seu depoimento no livro “Velhos Integralistas, A memória de militantes do Sigma”, de autoria dos escritores Gilberto Grassi Calil e Carla Luciana Silva, o político faz um detalhado depoimento sobre sua militância no partido, abordando temas polêmicos como o temor dos militantes por uma possível cassação do registro do Partido de Representação Popular (PRP) pelo Governo Federal, como a que aconteceu com o Partido Comunista Brasileiro (PCB), em 1947, após uma intensa batalha judicial.

Aos interessados sobre a obra artística de Guido Fernando Mondin, que retrata principalmente as paisagens e o cotidiano no Sul do país, recomendo o raro livro de sua autoria editado pelo Senado Federal, em 1971, intitulado “Guido Mondin na Academia Brasileira de Arte”.

No registro fotográfico acima, publicada pelo jornal Zero Hora, mostra o então Senador Guido Fernando Mondin doando uma obra artística de seu acervo particular à Pinacoteca Municipal de Porto Alegre, intitulada Tauros, ao então prefeito da cidade Telmo Thompson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.