sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

“O Inicio da redemocratização”

Na imagem acima aspectos da Primeira Convenção Estadual realizada na Cidade de São Paulo, em 1946, no registro fotográfico vemos o então bacharelando em Direito Genésio Pereira Filho, que em nome do Partido de Representação Popular, saudava o então Deputado Federal pelo PRP Prof. Goffredo Carlos da Silva Telles Junior.


Com o final da 2ª Guerra Mundial e a derrota das nações totalitárias na Europa, o povo brasileiro começou a questionar o regime ditatorial comandado por Getúlio Vargas, que perdurava há vários anos restringindo as liberdades civis e políticas dos brasileiros. A pressão popular para renuncia de Vargas tomou corpo com intelectuais e artistas que vinham a publico criticar o regime vigente, uma das principais criticas ocorreram durante o I Congresso Brasileiro de Escritores, realizado no dia 22 de janeiro de 1945.
Como resultado, no dia 29 de outubro de 1945, um movimento liderado por políticos e militares, depôs Getúlio Vargas do poder. Com o termino do regime vários partidos políticos foram surgindo, entre eles, União Democrática Nacional (UDN), Partido Social Democrático (PSD), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Partido de Representação Popular (PRP), que aglutinou integralistas e simpatizantes da antiga Acção Integralista Brasileira (AIB).
Registro da platéia que compareceu em grande numero durante o encontro do Partido de Representação Popular, realizado em São Paulo – SP.
O Partido de Representação Popular (PRP) fundado por Raymundo Padilha em 26 de setembro de 1945, realizou inúmeras reuniões, encontros e convenções para promover a legenda nos diferentes Estados da nação, atraindo assim antigos adeptos que pudessem votar nos próximos pleitos.
Um desses encontros foi a Primeira Convenção Estadual promovida pelo PRP, no dia 25 de janeiro de 1946, na cidade de São Paulo, que contou a presença de figuras ilustres da política nacional, durante o encontro foi constituído o Diretório Estadual Paulista, presidido pelo Dr. Renato Egydio de Souza Aranha, Vice-Presidente Dr. Mario Cabral, Secretario Dr. Luis Amaral e Consultor Jurídico Dr. Jose Loureiro Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.