segunda-feira, 17 de agosto de 2015

"Indumentária desconhecida dos camisas-verdes"

Recentemente comentei no blog sobre a aquisição de alguns pins desconhecidos por mim da coleção do Sr. Jaime de Abreu Neto, residente em Sorocaba - SP. Alguns leitores enviaram e-mails cobrando a postagem de fotos sobre esses referidos ícones da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937). Atendendo a pedidos, divulgo duas imagens dos objetos comprados através do Sr. Jaime, sendo ambos os itens desconhecidos pela maioria dos pesquisadores e colecionadores.


Acima, pim com a inscrição em latim "ALEA JACTA EST - XXIII-IV-XXXIII", na cor azul, vermelho e preto. Nota-se, nesta imagem, a presença de uma curiosa fita vermelha, sendo uma peça comemorativa da primeira marcha Integralista ocorrida em São Paulo. Este mesmo pim é possível ser encontrado no acervo do Arquivo Público e Histórico de Rio Claro - SP, sem a referida fita.


Igualmente, outro pim da Acção Integralista Brasileira, com a bandeira do Brasil e o Sigma abaixo. Infelizmente nenhum dos dois pins possuem a marca do fabricante.

Ambos os objetos acima demonstram alguns fatos curiosos, no primeiro a cor vermelha foi utilizado pouquíssimas vezes pela Acção Integralista Brasileira, já o segundo, a ausência da marca de fabricante, o tamanho de 2 centímetros e a qualidade do item sugerem que foi produzido por um núcleo local, não sendo adotado pelo movimento como um todo, entretanto deixo claro que essa é apenas uma suposição, sendo necessária maiores pesquisas. Nota-se que esse fato era comum, já que muitos núcleos tinham peculiaridades únicas, adotando características próprias.

Sobre o impressionante acervo do Sr. Jaime de Abreu Neto, acesse: http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2015_07_01_archive.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.