sexta-feira, 28 de agosto de 2015

"Anel Integralista de Plínio Salgado exposto no Arquivo Público e Histórico de Rio Claro"

Trago hoje aos leitores do blog Populista a imagem de um belíssimo anel enviado gentilmente pelo pesquisador Prof. Edgar Serrato fotografado durante sua visita ao Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, localizado no interior de São Paulo, quando realizava sua pesquisa de Mestrado sobre o Integralismo brasileiro. 

Nesta curiosa imagem é possível encontrar o Sigma em bronze ao centro do anel, segundo a legenda presente no objeto "trata-se de um anel pertencente ao Chefe Nacional da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) Plínio Salgado", entretanto, as diferentes imagens notoriamente conhecidas do líder Integralista não trazem o personagem utilizando este objeto, portanto, podemos supor que na verdade este anel foi um presente ofertado a Salgado, não sendo usado por ele, talvez por esse motivo esteja tão bem preservado. 


Acima, anel Integralista pertencente a Plínio Salgado presente no Fundo Plínio Salgado, localizado no Arquivo Público e Histórico de Rio Claro (Fonte: Edgar Serrato/APHRC). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.