quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

"Vovô Índio personagem perseguido da história do Natal brasileiro"

Vovô Índio já foi tema de inúmeras postagens no blog Populista, no mês de dezembro a procura por informações sobre este ícone da cultura brasileira dos anos de 1930 ganha fôlego, ocorrendo até mesmo entrevistas com o objetivo de indicar algumas curiosidades sobre esse personagem perseguido e esquecido do natal brasileiro, criado pelo escritor Christovam de Camargo, autor dos livros "Histórias Impossíveis" e "Fabulário do Vovô Índio".

As primeiras menções sobre o Vovô Índio são encontras no jornal Correio da Manhã, em novembro de 1932, permanecendo durante a década de 1930 fartamente presente em suplementos infantis, propagandas diversas, colunas e artigos de diferentes autores, alguns criticando outros elogiando a iniciativa do escritor Christovam de Camargo em substituir o Papai Noel por uma figura nacional.

Nas páginas do jornal é possível encontrar dois concursos promovidos pelo criador do personagem para escolher a imagem do Vovô Índio, infelizmente durante a pesquisa não foi possível encontrar o nome do ganhador, muito menos a imagem vencedora, entretanto, a utilização do revolucionário ícone de natal não se limitou apenas a data festiva, se fazendo presente no carnaval das ruas da antiga capital da república.


Acima propaganda da "Casas Pernambucanas" utilizando o personagem Vovô Índio para chamar a atenção do leitor quanto aos presentes tradicionais, publicada no jornal Correio da Manha, p.15, em 22 de dezembro de 1936  (Fonte: Biblioteca Nacional).


Convite informando as condições para o próximo concurso para a escolha da figura do Vovô Índio, organizado pelo escritor Christovam de Camargo, publicado no jornal Correio da Manha, p.07, em 14 de janeiro de 1933 (Fonte: Biblioteca Nacional).


Artigo criticando o Vovô Índio de autoria da escritora Raphaela P. de Arambuja, publicado no jornal Correio da Manha, p.22, em 24 de dezembro de 1933 (Fonte: Biblioteca Nacional).

Maiores informações, acesse:

2 comentários:

  1. Revelações inéditas sobre o Vovô Índio:
    http://primeirossuperherois.blogspot.com.br/2015/12/revelacoes-ineditas-sobre-o-vovo-indio.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Rod, inicialmente obrigado pela mensagem.
      Parabéns pelo trabalho de resgate desta figura ímpar chamada Vovô Índio.

      Excluir

Obrigado.