terça-feira, 8 de dezembro de 2015

"Impressões de Raimundo Padilha sobre as obras de Barroso e Reale"

A Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) durante os anos 1930 foi responsável em reunir em suas fileiras notáveis brasileiros, que posteriormente se destacaram em diferentes atividades profissionais, marcando até hoje o país, na literatura, medicina e no judiciário, por exemplo, dentre algumas vogais, gostaria de destacar as figuras ímpares de Miguel Reale e Gustavo Barroso.
 
Os intelectuais Reale e Barroso dispensam qualquer tipo de apresentação. Curiosamente é interessante observar as impressões dos seus trabalhos deixadas por outros intelectuais, neste caso a opinião do camisa-verde Raimundo Padilha, notável político brasileiro, membro do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965), tendo ocupado cargo de Governador do Estado do Rio de Janeiro, durante a década de 1970.
 
Em um momento de dificuldades econômicas que o país vive é interessante observar a opinião de Padilha sobre as obras escritas por Miguel Reale e Gustavo Barroso, publicada no jornal A Offensiva, em 14 de março de 1936, referente ao tema: "Miguel Reale escreveu a melhor obra integralista sobre economia e, talvez, a mais revolucionaria da literatura econômica deste século. Doutra parte, Gustavo Barroso produziu a melhor critica que tenho lido a respeito da conquista econômica - o mesmo que dizer politica - do Brasil pelos grupos financeiros organizados. Seu "Brasil, Colonia de Banqueiros", hoje tão amplamente divulgado, e a sua magistral analyse do projecto do Deputado Roberto Simonsen sobre o Instituto de Exportação, hão de repercutir, como dois brados de alarme, na consciência nacional".
 
 
Acima, imagem do artigo publicado no jornal A Offensiva, em 14 de março de 1936, escrito por Raimundo Padilha (Fonte: Biblioteca Nacional).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.