terça-feira, 10 de novembro de 2015

"Editora GRD comemora 60 anos de sucesso"

O editor Gumercindo Rocha Dorea  é um dos maiores arquivos vivos da história do Integralismo brasileiro, aos 91 anos, sua família participou da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), além do próprio Gumercindo ter integrado ativamente as fileiras do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965), tendo diversos trabalhos publicados nos jornais e revistas editados pela legenda, alcançando o cargo de Presidente Nacional da Confederação dos Centros Culturais da Juventude.
 
No dia 07 de novembro de 2015, o jornal Folha de São Paulo publicou artigo de autoria do jornalista Claudio Leal, intitulado "Editor que revelou Rubem Fonseca combatia comunismo para os EUA"  que aborda um pouco da trajetória da Editora GRD, criada por Gumercindo Rocha Dorea, em 1956, que comemora 60 anos. Com o objetivo de marcar a data festiva será o livro "Existe um pensamento político brasileiro? Existe, sim, Raymundo Faoro: o Integralismo! Uma nova geração analisa e interpreta o Manifesto de Outubro de 1932 de Plínio Salgado". 
 
Gostaria de agradecer publicamente o convite do organizador da obra Gumercindo Rocha Dorea em compor essa publicação com um singelo trabalho sobre o Manifesto de Outubro 1932, um dos principais documentos políticos da década de 1930, ao lado de diferentes intelectuais que se debruçaram sobre o estudo deste importante manifesto.
 
 
Acima, imagem de Gumercindo Rocha Dorea em seu apartamento localizado em São Paulo - SP (Fonte: Folha de São Paulo)
 
Para ler na integra a matéria no jornal Folha de São Paulo, acesse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.