sexta-feira, 2 de maio de 2014

"Cartaz desconhecido de Plínio Salgado resiste a ação do tempo"

Através do Facebook recebi a imagem de um cartaz desconhecido por mim de divulgação da campanha de Plínio Salgado. Infelizmente a propaganda não indica qual disputa eleitoral ela estava inserida, porém é possível dizer que seja entre os anos de 1955 ou 1958, quando o candidato indicou seu nome para as disputa Presidencial e para Câmara dos Deputados pelo Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965). 

O estado físico do cartaz não é dos melhores, conforme o leitor poderá constatar, segundo o autor da postagem referente a imagem no Facebook "o cartaz encontra-se colado na porta do quarto que era do seu bisavô, este Integralista", mesmo que sua integralidade não seja das melhores ainda assim é uma importante peça histórica que resiste a ação do tempo, trazendo no seu texto um dos principais lemas do Partido Populista: "O Mesmo Chefe! A Mesma Luta! A Mesma Idéia! 


Acima imagem do cartaz editado pelo Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965), com a imagem do seu presidente Plínio Salgado (Fonte: Júlia Entringer / Facebook).

2 comentários:

  1. Oi, eu sou Júlia Entringer, "dona" da foto, o cartaz em questão está colado na porta da casa onde morava meu falecido bisavô, integralista. Como essa foto aparece caso pesquisem meu nome no Google e este blog é de cunho integralista, gostaria de deixar registrado que abomino o ideal e apesar de bisneta de integralistas, sou comunista. Inclusive, essa foto foi postada por mim em uma página anarquista do Facebook. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Julia Entringer, inicialmente gostaria de agradecer a mensagem.
      Recebi essa imagem de um leitor do blog Populista, como pode perceber, indicando a referencia informada pelo leitor. Não existe apologia ao cartaz na postagem, apenas comentários sobre a peça de divulgação da campanha.
      O blog tem o objetivo de estudar a historia do Integralismo, e não fazer apologia, respeitando a liberdade de pensamento. Lembro o foco no blog não e política, e sim historiográfico.
      Por fim, por favor, deixe seu e-mail de contato, tenho um trabalho de entrevistas de pessoas que tiveram Integralistas entre seus familiares. Gostaria de entrevistar a senhora, se for o seu desejo.
      Agradeço por ter compartilhado no Facebook a foto deste cartaz, desconhecido que resistiu a ação do tempo.
      Obrigado.

      Excluir

Obrigado.