segunda-feira, 5 de maio de 2014

"Exposição virtual do Arquivo Público do Estado de São Paulo expõe charges da Era Vargas"

As charges já foram motivos de algumas postagens no blog, através da interpretação bem humorada de artistas, visa comentar a atualidade provocando o leitor. Ao introduzir um debate diferenciado, o humor abre perspectivas únicas atraindo a atenção, sendo uma das formulas mais bem sucedidas para driblar a censura de regimes totalitários.

O Arquivo Público do Estado de São Paulo oferece uma exposição pedagógica virtual na qual apresenta o cotidiano da política de 1930 à 1937, através das caricaturas criadas pelo artista Belmonte, publicadas no jornal Folha da Noite, é possível entrar no clima das disputas sociais e politicas interpretadas por um dos seus principais personagens, Juca Pato, que marcou história nos jornais de todo o país.


Acima imagem da charge criado pelo artista Belmonte vinculada no jornal Folha da Noite, página 01, no dia 01 de maio de 1937 (Fonte: APESP). Para maiores informações sobre a exposição virtual, acesse: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/exposicao_charges/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.