sexta-feira, 9 de maio de 2014

"Homenagem aos 76 anos dos heróis-mártires do 11 de maio de 1938"

No dia 11 de maio de 2014 completa 76 anos do levante Integralista, único levante armado contra a ditadura instaurada pela decretação do Estado Novo, em 10 de novembro de 1937. Novamente, como é de costume todos os anos, se realiza as homenagens aos que tombaram pela defesa da liberdade do país no Mausoléu Integralista, presente no Cemitério do Caju - RJ, porém esse fato histórico ainda se contra obscuro, existindo poucas pesquisas sobre o tema e seus protagonistas. 

Uma das muitas figuras que participaram das ações e na sua organização foi Dr. Belmiro Valverde. Figura emblemática, de grande importância para a Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) foi preso e condenado a 15 anos de prisão pelo famigerado Tribunal de Segurança Nacional - TSN, braço legal do Estado Novo. Ao contrário de muitos outros camisas-verdes que foram presos, Valverde protagonizou logo após a sua prisão uma fuga espetacular da Delegacia, noticiada pelo Jornal do Brasil, em 15 de outubro de 1938, arregimentando grande parte da polícia no Estado para sua recaptura. 


Reportagem vinculada no Jornal do Brasil, dia 15 de outubro de 1938, página 11, na qual retrata a fuga do Dr. Belmiro Valverde da Delegacia de Policia, no Rio de Janeiro (Fonte: Jornal do Brasil). 

Chegou ao meu conhecimento que o neto do Dr.Belmiro Valverde, o Prof. Dr. Belmiro Valverde Jobim Castor, faleceu aos 71 anos, no dia 10 de março de 2014. Figura conceituada na administração pública Paraná - PR, querido por seus alunos, faleceu de um mal súbito no coração. Há alguns anos troquei algumas mensagens com o professor sobre seu avô e o Integralismo, sempre se referindo a ambos com muito carinho. Aos familiares meus votos de pesar e sentidas condolências pela perda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.