quarta-feira, 14 de maio de 2014

"Série Entrevista XVIII: Luís Felipe Adame Silva"

Ficha técnica
Nome: Luís Felipe Adame Silva.
Filiação: Marcos Antonio da Silva e Flávia Adame de Carvalho.
Estado: Minas Gerais - MG.
Data de Nascimento: 09/06/1997.
Profissão: Padeiro.

Entrevista realizada no mês de maio de 2014 pelo pesquisador Guilherme Jorge Figueira com o bisneto do Veterano da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) e do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965) Sr. Nereu Gomes de Carvalho.

1) Sr. Luís Felipe Adame Silva, quais são as primeiras lembranças do senhor referente ao seu bisavô? O senhor poderia contar como a memória do veterano é tratada na sua família?

Meu bisavô, era um homem rígido, disciplinado, católico e muito trabalhos. Um grande admirador de Plínio Salgado, batizando um de seus filhos com o nome do eterno Chefe Nacional. Também tinha pouca paciência com simpatizantes das doutrinas vermelhas, chegando a agredir-los fisicamente e denunciando as autoridades do regime militar. Foi responsável por várias prisões acontecidas no município. Poucos na família gostam de lembrar que ele fora um dia Integralista. O chamam de fascista quando se lembram. 

2) Seu bisavô, como muitos outros jovens do período fez parte da Acção Integralista Brasileira e posteriormente do Partido de Representação Popular, por qual motivo o senhor acredita que o Sr. Nereu Gomes fez parte desse movimento social-político? 

Ele era acima de tudo nacionalista, defensor da família e da cultura brasileira, repudiava tanto o comunismo quanto o capitalismo. Ele viu no Integralismo a oportunidade de salvar o brasil mergulhando profundamente nos ideais ditados pelo grande Chefe Nacional.

3) Infelizmente muitos familiares preferem esquecer seus parentes que fizeram parte das fileiras do Sigma, em muitos casos os motivos são decorrentes das perseguições políticas e profissionais exercida pelos seus opositores. O senhor sabe de alguma história sobre esse tipo de situação envolvendo seu bisavô?

Não ocorreu estes tipos de episódios com ele, meu bisavô era um homem muito respeitado na nossa cidade. Mesmo sabendo que havia perseguições contra os Integralistas, jamais escondeu que era um, matinha sempre em seu peito um pingente do Sigma. Além de quando podia bradava orgulhosamente a saudação Integralista. 

4) Durante sua militância política seu bisavô acumulou vasto material referente ao Integralismo, tendo inclusive uma vasta biblioteca sobre o assunto. O senhor poderia falar um pouco desse acervo? Como ele era tratado pelos herdeiros?

Sim, meu bisavô detinha um grande acervo de livros, todos os exemplares dos jornais Integralistas, muitos dos livros autografados. Ele conheceu o Chefe Nacional várias vezes. Uma vez em 1955 ele esteve em nossa cidade e meu bisavô levou seu filho, recém nascido, de nome Plínio, para que o eterno Chefe desse sua benção ao filho dele, meu Tio. Ele também tinha o uniforme Integralista, além de sua carteira de filiação ao Partido Integralista também autografada. Quando ele morreu a maioria do seu acervo foi perdido, a maioria jogada fora por seus filhos, meu avô Pedro da Silva Carvalho, conseguiu salvar algumas peças mais foi muito pouco do que tinha antes. 

5) Por fim, qual a mensagem que o senhor deixa a todos os jovens que atualmente buscam informações sobre a história do Brasil, em especial do Integralismo?

Que continuem pesquisando, pois o Integralismo é o verdadeiro nacionalismo brasileiro, tens vários grupos que se dizem nacionalista, mas não existe nacionalismo fora do Integralismo. Também peço que busquem informações em sites confiáveis, como o Portal Nacional da Frente Integralista Brasileira, o próprio blog da História do Partido de Representação Popular, entre outros, pois a diversos sites que espalham mentiras sobre esta maravilhosa doutrina, difamam e nos colocam como os vilões da história, quando na verdade somos apenas os bons samaritanos que ainda sonham em transformar o Brasil em uma grande nação, mas não por meio da força, por meio da disseminação das nossas ideias que são os mais puros e sinceros. Somos os soldados do Sigma, cultos de cérebro e grandes de alma, alguém de também sermos a revolução em marcha. Porém a revolução com ideias. Por isso franca, leal e corajosa. Para isso, combateremos os irônicos, os desiludidos, os descrentes, porque nesta hora juramos não descansar um instante, quanto não morremos ou vencermos, porque conosco morra ou vencerá uma Pátria. 


-------------

Abaixo lista de entrevistados:

Entrevista XVIII: Luís Felipe Adame Silva: (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2014/05/serie-entrevistas-xviii-luis-felipe.html);


Entrevista XVII - Gustavo Luz Barreto: (http://www.historia-do-prp.blogspot.com.br/2014/05/serie-entrevistas-xvii-gustavo-luz.html);





Entrevista XIV - Sra. Maria Alice Nardelli Pinto: (http://www.historia-do-prp.blogspot.com.br/2014/01/fichatecnica-nomemaria-alice-nardelli.html);


Entrevista XIII - Sr. Murilo Cesar Luiz Alves: (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/12/ficha-tecnica-nome-murilo-cesar-luiz.html);


Entrevista XII: Sr. Marco Antonio Rattes Nunes: (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/12/serie-entrevistas-xii-sr-marco-antonio.html)


Entrevista XI: Sra. Ana Carolina Monteiro Porto de Oliveira (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/11/serie-entrevistas-xiii-sra-ana-carolina.html)


Entrevista X: Sr. Jeronimo de Araujo (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/10/serie-entrevistas-xii-sr-jeronimo-de.html)


Entrevista IX Sra. Lieden Maria de Oliveira Carvalho (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/07/ssss.html)


Entrevista  IIIV Sr. Jenyberto Pizzotti  (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/06/ficha-tecnica-nome-jenyberto-pizzotti.html)


Entrevista IIV Sra. Maria Novaes (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/06/serie-entrevistas-ix-sra-maria-novaes.html)


Entrevista IV Sra. Leda Maria (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/01/serie-entrevistas-viii-sra-leda-maria.html)


Entrevista V Sra. Cristina Fontana (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2012/12/serie-entrevistas-vii-sra-cristina_2.html)


Entrevista IV Sr. Cezar Augusto (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2011/03/serie-entrevistas-v-sr-cezar-augusto.html)


Entrevista III Sr. Rufino Levi  (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2011/03/serie-entrevistas-iii-sr-rufino-levi-de.html)


Entrevista II Sr. Antonio de Pádua Franco Ramos (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2011/03/serie-entrevistas-ii-sr-antonio-de.html)


Entrevista I Sr. Antonio Gondim (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2011/02/serie-entrevistas-sr-antonio-gondim.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.