segunda-feira, 19 de maio de 2014

"Catecismo Integralista, explicando o que é o Integralismo"

O que é o Integralismo? Esta é uma pergunta que o Chefe Nacional da Acção Integralista Brasileira, Plínio Salgado, já tentou responder em 1933, com a edição do livro, de sua autoria, com o nome do questionamento. Obra destinada ao homem modesto, inquieto com a dicotomia política social vigente, teve diversas edições ao longo dos anos, porém não foi capaz de responder a pergunta em sua plenitude.

Na tentativa de ser mais direto na resposta, diversos jornais editados pelo movimento Integralista, ao longo dos anos, possuíram colunas destinadas a responder, de forma didática, esta e outras dúvidas sobre a história e doutrina do Sigma, algumas até mesmo buscando o humor para chamar a atenção do leitor. Este foi o caso do jornal A Razão, editado pela Província de Minas Gerais, através do Núcleo Integralista de Pouso Alegre, tendo em sua direção o camisa-verde João Queiroz.


Na primeira e segunda imagem aspectos da coluna assinada por Tapúia, sobre o Catecismo Integralista 3° lição, explicando o que é o Integralismo. Esta coluna era publicada no jornal A Razão, sendo esta do dia 17 de dezembro de 1936, p.2-3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.