quinta-feira, 14 de maio de 2015

"Integralistas participam da Força Expedicionária Brasileira - FEB"

No mês de maio de 2015, em todo o país, ocorreram comemorações aos 70 anos da Força Expedicionária Brasileira - FEB, as justas homenagens aos heróis brasileiros que combateram na Itália são importante não apenas para resgatar a memória da epopéia dos pracinhas na Europa, mas lembrar os combatentes anônimos, rendendo justas homenagens a esses bravos brasileiros que foram sumariamente separados dos seus parentes e lares para compor a única força militar sul-americano enviada para lutar durante a Segunda Guerra Mundial. 

A presença dos camisas-verdes na Força Expedicionária Brasileira ainda é um assunto controverso, pouco abordado na historiografia especializada, alguns livros apontam documentos históricos, produzidos pelo Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965) afirmam a ampla presença dos Integralistas nos campos de batalha da Itália, tendo até mesmo alguns tombados durante os confrontos. Aos interessados em se aprofundar um pouco mais sobre o tema, compartinho o panfleto "Patrício! Você Sabia..." publicado pelo Comité Central de Porto Alegre de Propaganda Pró-Candidatura de Plínio Salgado. 


Acima imagem do panfleto "Patrício! Você Sabia..." publicado pelo Comité Central de Porto Alegre de Propaganda Pró-Candidatura de Plínio Salgado. 

Chamo a atenção do leitor quanto a este panfleto para os seguintes dados expostos: "Que o bravo almirante Gerson de Macedo Soares, comandante do patrulhamento do Atlântico, na luta contra o eixo e a quem o Presidente Roosevelt felicitou pelos serviços prestados às Nações Unidas, é Integralista?; Que muitos outros valorosos oficiais, sub-oficiais, sargentos e marinheiros que integraram aquele patrulhamento são integralistas?; Que eram Integralistas os comandantes dos navios "Araraquara", "Bagé", "Itagiba", "Baependi" e "Cabedelo" afundados pelos nazistas, assim como oitenta por cento dos tripulantes da Marinha Mercante?; Que Frei Orlando, único capelão brasileiro morto nas batalhas da Itália, era Integralista?; Que no cemitério de Pistóia jazem 27 integralistas e que muitos foram condecorados por atos de bravura?; (...)". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.