quinta-feira, 7 de maio de 2015

"Homenagem aos Mártires Integralistas de 1938"

Em 11 de maio de 1938 ocorram diferentes ações pelos camisas-verdes na capital da República que objetivavam a retirada do poder do então Presidente Getúlio Vargas, que instaurou em novembro de 1937 o Estado Novo, responsável pela supressão dos direitos civis e políticos no país. Neste contexto, diferentes partidos políticos foram postos na ilegalidade, dentre eles a Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), que se preparava para as eleições presidenciais que ocorreriam em 1938, com o Chefe Nacional Plínio Salgado como presidenciável. 

Os diferentes eventos que ocorreram nesta data, um merece destaque, trata-se do ataque ao Palácio Guanabara, residência presidencial, aonde alguns Integralistas, já rendidos, após uma invasão frustrada, foram sumariamente executados, pelas tropas governistas. Alguns livros e depoimentos da época apontam que o próprio irmão de Vargas teria alvejado alguns camisas-verdes rendidos nos fundos do palácio. Posteriormente aos fatos a repressão ao Integralismo tomou grandes dimensões, sendo mais de 1.000 militantes processados pelo Tribunal de Segurança Nacional - TSN, dentre eles o principal líder Integralista envolvido diretamente Dr. Belmiro Valverde. 


Acima, imagem parcial da manchete com o título "Assaltaram o Guanabara para tomar conta do Brasil!", do jornal O Globo, de 12 de maio de 1938, página 01 (Acervo: Memória Jornal O Globo). 

Atualmente é possível encontrar no cemitério do Caju - RJ o mausoléu aonde é homenageado os camisas-verdes que tombaram na fatídica data. No dia 09 de maio de 2015, a Casa de Plínio Salgado irá realizar uma visita guiada ao mausoléu, com um grupo de pesquisadores, aonde será realizada uma palestra elucidativa sobre os acontecimentos que culminaram na única tentativa de retomada da democracia durante o Estado Novo. 

Sobre a construção do Mausoléu Integralista, presente no Cemitério do Caju - RJ, um depoimento do Sr. Sergio Vasconcellos recolhida em 2012, durante o projeto "Memórias de Família",  nos traz luz sobre o tema: "(...) Bom, ainda no Estado Novo, as antigas placas de mármore foram contrabandeadas para dentro do Cemitério pelo Companheiro Antônio Brêtas e pelo meu Tio Manoel, sob os paletós. O atual monumento foi erguido, se não me falha a memória em 1973, por iniciativa dos saudosos companheiros General Jaime Ferreira da Silva, Almirante Arnoldo Hasselmann Fairbain, Comandante Júlio Barbosa do Nascimento, João Baptista Drummond Franklin, Thucydides de Toledo Piza e tantos outros cujo nome infelizmente não me recordo (...)". 


Acima convite do 51° Aniversário da Revolução de 11 de maio de 1938, publicada no jornal O Integralista, n° 01 página 07, 1989.

Em 2011 é 2014, abordei o mesmo tema, para acessar as postagens basta clicar nos links:  http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2014/04/homenagem-aos-martires-integralistas.html ou
http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2011/12/benjamin-boss-e-essencia-da-doutrina-do.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.