segunda-feira, 25 de abril de 2011

"Carlos de Faria Albuquerque e o dia 22 de Janeiro"


Carlos de Faria Albuquerque considerava o Presidente Nacional do Partido de Representação Popular – PRP (1945-1965) Plínio Salgado “O MAIOR BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS”, por acreditar que sua figura fosse pouco conhecida pelos brasileiros, lançou em 1950, em ocasião da passagem do aniversario de Plínio Salgado, uma serie de seis artigos intitulados “22 de Janeiro”,no Semanário baiano Gazeta dos Municípios,  sendo estes um resumo biográfico de Salgado.

Para sua surpresa os periódicos se esgotaram rapidamente, tendo seu autor recebido inúmeros pedidos para que seu trabalho fosse republicado. Atendendo a estes solicitações Carlos de Faria Albuquerque lançou na Bahia, em 1951, o livro “Plínio Salgado, resumo biográfico”, pela Gazeta dos Municípios, sem introduzir nenhuma alteração ao que foi publicado em 1950, atendendo assim aos pedidos dos seus leitores.

Com este trabalho o autor contribui de forma significativa com o estudo da figura de Plínio Salgado e conseqüentemente a de sua obra, por ele ter sido realizado por alguém que estava ligado diretamente ao Partido de Representação Popular e a sua história traz peculiaridades importantes que não são abordados em outros trabalhos, o tornando uma fonte única de pesquisa.  

Infelizmente o livro e extremamente raro, tendo poucos exemplares disponíveis em bibliotecas e arquivos públicos, esta condição ocorre devida a baixa tiragem, qualidade da encadernação e do papel, o tornando uma obra frágil fisicamente. 

Abaixo imagem da capa do livro intitulado Plínio Salgado, resumo biográfico, de autoria de Carlos de Faria Albuquerque, publicado em 1951 pela editora baiana Gazeta dos Municípios. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.