A rádio e um importante meio de comunicação eleitoral por ter uma linguagem direta, coloquial e intimista, podendo sua mensagem alcançar o coração e mente do homem letrado como da pessoa mais simples. Segundo Duda Mendonça “Quem menospreza a força do rádio, está abrindo mão de um vasto campo, ali disponível para a plantação de suas mensagens e, conseqüentemente, para a colheita de votos”. Esta abordagem, de um dos principais profissionais de marketing eleitoral na atualidade, reflete o pensamento do Partido de Representação Popular – PRP (1945-1965) em se utilizar de todos os canais disponíveis para vincular suas mensagens.
Em janeiro de 2011 abordei o tema demonstrando ao leitor que o programa comandado pelo Presidente Nacional do PRP Plínio Salgado, em 1957, pela sua importância, virou livro intitulado "Palestras com o Povo", sendo iniciativa de alguns entusiastas do Partido de Representação Popular, (www.historia-do-prp.blogspot.com/2011/01/voz-do-partido-de representacao-popular.html) se esgotando rapidamente nas livrarias de todo o Brasil.
Trago o tema novamente aos freqüentadores do blog pela importante de salientar que os programas radiofônicos comandados pelo PRP não se resumiram apenas em discursos transmitidos em um Estado da Federação, o Partido de Representação Popular durante seus anos de existência possuiu diversos horários com programas de rádio, com diferentes fins, entre eles o de Doutrinação, que ocorria aos Sábados, na secção de São Paulo, pelas ondas da Radio Tupí, como demonstra a imagem a baixo.
Revista Avante! - N°.1, pág 50, Janeiro - Ano 1950
Portanto, a mensagem da rádio e forte devendo ser plural para atingir o maior numero de pessoas, sem esquecer o apoio de outras mídias que viriam a fortalecer a mensagem transmitida. Atualmente os programas de rádio ainda são utilizados como forte propagador de pensamentos e idéias políticos, sendo que dificilmente perdera seu papel de divulgador conforme alguns entusiastas de outras mídias preconizam.
Revista A Tribuna da Juventude - N°13 - pág 03 - 1957
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado.