quarta-feira, 13 de abril de 2011

Parte II: “Plínio Salgado e Eduardo Gomes juntos na campanha presidencial de 1950”


Na imagem acima cartaz do candidato a presidência da Republica pela chapa UDN-PRP Brigadeiro Eduardo Gomes, produzido pelo Partido de Representação Popular – PRP.
Na ultima postagem sobre a união entre o Partido de Representação Popular – PRP e a União Democrática Nacional – UDN, na eleição presidencial de 1950, acarretou em diversos e-mails sobre o assunto. Alguns leitores levantaram duvidas sobre esta suposta união, dizendo que uma foto apenas e a ausência de documentos oficiais não basta para caracterizar um empenho do PRP em eleger a chapa do Brigadeiro Eduardo Gomes.
Sendo assim trago aos visitantes do blog mais uma imagem da campanha presidencial de 1950, neste cartaz, produzido em larga escala pelo Partido de Representação Popular, fica claro que o partido tinha interesse de associar sua legenda a este herói nacional, colocando seu nome em caixa alta abaixo da imagem do candidato.
E evidente que entre 1949/1950 o Partido de Representação Popular estava em fase de consolidação, sendo inclusive pedida, pelos seus opositores que o acusavam de anti-democrático e totalitário, a cassação do registro no Tribunal Eleitoral, rejeitado por unanimidade pela Supremo Tribunal Eleitoral – STE, maior corte da Justiça Eleitoral no Brasil, portanto uma união entre os dois partidos tinha como principal objetivo consolidar o PRP no cenário político nacional transformando seus opositores em aliados políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.