quarta-feira, 30 de abril de 2014

"A simbologia no Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965)"

Prezados leitores do blog Populista, ontem recebi uma mensagem curiosa do bisneto do saudoso político Nereu Gomes de Carvalho, militante da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) e importante vogal do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965). Na mensagem que disponho abaixo fica claro a dificuldade de pesquisadores e familiares em relacionar os símbolos e imagens do Partido Populista com o Integralismo, segue abaixo:

"Ontem a tarde abri uma antiga gaveta pertencente ao meu bisavô, Nereu Gomes de Carvalho, ex-militante das fileiras Integralistas. Ao abrir-la me deparei com dois pingentes que pertenciam a ele, o primeiro reconheci facilmente pois era um sigma mas o segundo me gerou duvidas pois era diferente, colocarei algumas fotos, e se alguém puder me ajudar a identificar, ou me responder se ele tem alguma coisa relacionada com o Integralismo ficaria grato" (Luís Felipe Adame Silva).


Acima imagem enviada por Luís Felipe Adame Silva do pim utilizado por políticos, militantes e simpatizantes do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965). 

Nos primeiros anos do partido fundado ainda com Plínio Salgado no exílio foi utilizado o sino, no interior do mapa do Brasil, como principal simbolo perrepista. Este objeto icônico não permanecia apenas estampando os documentos oficiais ou publicitários, nas sedes regionais do partido estavam presentes um sino no qual era tocado antes das reuniões. Entretanto, após 1955, o emblema foi gradativamente caindo em desuso para ser definitivamente em 1957 resgatado o Sigma, como principal simbolo do Partido de Representação Popular. 

Registro fotográfico da reunião do PRP, com a presença do sino no canto superior direito, principal símbolo do partido (Fonte: Arquivo Público e Histórico de Rio Claro).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.