terça-feira, 1 de abril de 2014

"Imagens presentes na Casa de Plínio Salgado ajudam a compreender a Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937)"

A utilização de imagens fotográficas como fonte documental na construção de estudos sobre a história do Brasil na década de 1930 é uma importante forma de construir um artigo cientifico, diversificando as diferentes fontes disponíveis, enriquecendo o trabalho. Infelizmente muitos artigos se utilizam das fotos para simplesmente ilustrar suas conclusões, perdendo a oportunidade de compreender o contexto na qual foram eternizadas.

A construção histórica iconográfica é enriquecida quando está acompanhada de dedicatória. Através de uma pequena frase torna-se possível se aprofundar ainda mais no registro, reconstruindo a época e o contexto social no qual encontra-se inserida as cenas, recortes, cenários ou até mesmo poses dos retratados.

Este é o caso de uma das diversas imagens presentes no arquivo da Casa de Plínio Salgado, entidade presente em Guarulhos - SP, responsável por guardar grande parte da história do Integralismo, em diferentes fases. Na imagem é possível visualizar um militante Integralista orgulhoso por vestir o uniforme da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937). A imagem icônica traz além do detalhe das passadeiras, com o cargo que o camisa-verde ocupava, uma interessante dedicatória com o nome do retratado, datada de 15/12/1937, período no qual estava em vigor o Estado Novo, como o leitor pode visualizar abaixo:


Acima frente e verso do retrato do camisa-verde Sr. Gevasio, com a dedicatória: "Ao companheiro Gevasio como estenia amizade e idealismo. Anauê, 15/12/1937" (Fonte: Casa de Plínio Salgado). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.