quinta-feira, 3 de abril de 2014

"Estado Novo e as perseguições contra os Integralistas"

As contribuições contendo materiais, referencias e depoimentos sobre a história do Integralismo que venho recebendo ao longo dos anos são um dos principais motivos por continuar o trabalho de resgate da memória do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965), legenda esta esquecida pelos estudiosos da história política nacional. Felizmente as diferentes contribuições enriquecem ainda mais o blog Populista, proporcionando ao leitor diferentes aspectos da trajetória do Integralismo. 

Recebi recentemente do leitor Sr. Gustavo Luz Barreto, residente em Brasilia - DF, um interessante documento, trata-se de um salvo conduto, produzido durante o Estado Novo (1937-1945) pela polícia política. Este instrumento legal era responsável por permitir ao cidadão circular pelo território nacional sem violar a lei, sendo um documento obrigatório e necessário para a apresentação na chegada e saída do local pretendido, imputando ao detentor diferentes constrangimentos. 

Os membros da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), entidade posta na ilegalidade após a instauração do Estado Novo, eram constantemente incomodados e sofriam vexames com tal exigência, vistos pelas autoridades policiais como criminosos perigosos para ordem vigente, sendo que o único crime cometido era ter uma posição politica diferente com a do governo da época. Outros militantes não tiveram nem mesmo a sorte de portar o documento, sendo postos em regime de prisão domiciliar sem que houvesse o devido processo legal. 


Acima imagem do salvo conduto emitido em  04 de setembro de 1944 pelo Departamento Federal de Segurança Publica, autorizando a blusa-verde da Ilha do Governador - RJ, Sra. Nadir de Oliveira, viajar para a cidade de Miguel Pereira - RJ. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.