quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

"Vovô Índio x Rei Momo"

Como já é tradição no blog Populista, com a proximidade das festividades de final de ano tenho o costume de publicar algumas matérias sobre talvez o personagem mais icônico e ignorado do natal brasileiro, trata-se do Vovô Índio e todo o imaginário que permeia esse ícone marginalizado do folclore brasileiro. 

O personagem é uma verdadeira fonte inesgotável de singularidades, representando um pouco da dicotomia dos anos 1930, e o nacionalismo desenfreado no mundo. Os defensores do tradicional Papai Noel, eternizado pelas peças publicitarias estadunidenses, utilizaram de inúmeros apelos para defender o personagem, em detrimento do Vovô Índio,  alguns autores, inclusive sugerem que a figura do Vovô Índio seja mais indicada ao Carnaval, "sendo deixado o bom velhinho em paz". 

Essa sugestão pode ser encontrada pelo artigo publicado de autoria do escritor Jenny Pimentel de Borba, com ilustrações de Cicero Valladares, na revista O Malho, publicada em  21 de dezembro de 1933, com o título Papá Noel x Vovô Índio, nela e sugerido que o Vovô Índio seja entronizado em substituição ao Rei Momo. 


Acima imagem do artigo publicado na revista O Malho, em 21 de dezembro de 1933, página 33, número 29,  com o título Papá Noel x Vovô Índio (Fonte: Biblioteca Nacional). 

Sobre o tema, acesse:

https://historia-do-prp.blogspot.com/2014/12/vovo-indio-um-personagem-esquecido-do.html

https://historia-do-prp.blogspot.com/2013/12/a-presenca-do-vovo-indio-nas.html

https://historia-do-prp.blogspot.com/2016/12/vovo-indio-e-resitencia-cultural-no.html

https://historia-do-prp.blogspot.com/2016/12/a-origem-do-vovo-indio-nas-festas-de.html

https://historia-do-prp.blogspot.com/2015/12/vovo-indio-persongagem-perseguigo-na.html

https://historia-do-prp.blogspot.com/2015/01/parte-2-vovo-indio-no-programa-o.html

https://historia-do-prp.blogspot.com/2014/12/vovo-indio-no-programa-o-infiltrado.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.