sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e o Integralista João Carlos Fairbanks

O camisa-verde Dr. João Carlos Fairbanks e um de muitos Integralistas pouco conhecidos da historiografia nacional. Autor do celebrado livro Refutação Científica ao Comunismo,  publicado pela editora Panorama, na década de 1940, notabilizou-se como um político de vulto, recebendo inúmeras homenagens pelo Estado de São Paulo. 

O primeiro Deputado Integralista a tomar posse na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, esteve já no início envolto de inúmeras polêmicas, como, por exemplo, ao envergar o uniforme da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) durante solenidade de posse, chocando principalmente os liberais e comunistas presentes, fato esse curiosamente ilustrado como é possível observar abaixo.


Imagem publicada na revista Panorama, n° 03, página 47, ano 1936, nela é possível observar a presença do deputado Integralista assustando os políticos presentes na forma folclórica de um saci. 

A coragem do político no primeiro dia não se limitou apenas ao uso do uniforme, durante a posse, realizada no dia 24 de abril de 1935, o eleito fez um juramento que entrou para história da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo: "Prometo trabalhar pelo bem de São Paulo e, por conseguinte, fazer todo o mal à liberal-democracia", posteriormente, após reaberta a seção devido ao tumulto promovido pela oposição, o Deputado Integralista saúda os Integralistas presentes na galeria e o Chefe Nacional.


Acima registro fotográfico da posse do Integralista Dr. João Carlos Fairbanks, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, publicado no jornal A Província, 27 de julho de 1935, página 01. 

2 comentários:

  1. Olá, você poderia Fazer um post enlistando os Políticos integralistas que foram eleitos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado, agradeço a mensagem.
      Nas próximas postagens irei indicar.
      Obrigado.

      Excluir

Obrigado.