sexta-feira, 4 de março de 2016

"Museu Oscar Niemeyer exibe imagens sobre o Integralismo brasileiro"

O Museu Oscar Niemeyer - MON, localizado em Curitiba - PR, em parceria com o Museu da Imagem e do Som do Paraná - MIS-PR, apresentou no dia 1° de outubro de 2015 à 28 de fevereiro de 2016 exposição "Gluck: o tempo e a imagem", sobre a trajetória do fotografo responsável em retratar quatro décadas a cidade da Lapa - PR.

As imagens produzidas pelo fotografo são verdadeiras testemunhas das mudanças sociais, políticas e arquitetônicas da cidade, representando um valioso registro histórico do local. Durante a exposição estavam presentes algumas fotos da década de 1930, inclusive do núcleo da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) de Areia Branca, província do Paraná - PR, com diversos camisas-verdes e familiares a frente da sede do núcleo.

Em nome do blog Populista gostaria de agradecer o envio das imagens pelo pesquisador Edgar Serratto, que esteve na exposição ocorrida no Museu Oscar Niemeyer e alertou sobre a presença de imagens relacionadas a Acção Integralista Brasileira. Importante ressaltar a todos os pesquisadores o importante acervo presente no Museu da Imagem e do Som do Paraná, neste local é possível encontrar farto material iconográfico sobre o Integralismo.


Acima imagem presente na exposição "Gluck: o tempo e a imagem" do núcleo da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) de Areia Branca, província do Paraná - PR (Fonte: Edgar Serrato).


Acima imagem presente na exposição "Gluck: o tempo e a imagem" do núcleo da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) de Areia Branca, província do Paraná - PR (Fonte: Edgar Serrato).

2 comentários:

  1. Linda imagem. Movimento que arrematou uma parcela enorme da população... talvez o primeiro de ação política a arregimentar negros, certamente o primeiro a aceitar atuação feminina. Essa foto é regional, mas representa cada Município que teve Núcleo, com gente de toda cor / raça, mulheres e crianças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Breno, agradeço a mensagem. O movimento Integralista possui uma belíssima história ainda inédita nos livros pelo país.

      Excluir

Obrigado.