quarta-feira, 23 de março de 2016

"Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul devolve simbolicamente os diplomas legais de Integralistas cassados durante Estado Novo"

Durante a primeira mesa redonda sobre o Integralismo em Jaraguá do Sul - SC, ocorrida em 2014, comentei com os idealizadores sobre a possibilidade de apresentar um requerimento para a devolução dos diplomas legais dos Vereadores e Prefeito da região que  perderam seus direitos políticos através da decretação do Estado Novo - (1937-1945).
 
Após a realização do evento elaborei e apresentei um requerimento neste sentido com o objetivo de homenagear os representantes da população de Jaraguá do Sul que foram eleitos democraticamente, não levando em consideração questões ideológicas, mais reconhecendo os atos antidemocráticos e injustos  perpetrado pelo Estado comandado por  Getúlio Vargas ao promover o fechamento da Câmara Municipal, em 1937, se constituindo um ato de violência contra a democracia brasileira.
 
Em 2016 finalmente a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, demonstrando sua vocação democrática, abraçou o projeto apresentado em 2014. Durante as comemorações da emancipação política-administrativa do Município serão devolvidos, simbolicamente aos familiares dos políticos eleitos em 1936, os cargos de Vereadores e Prefeito, atendendo uma reinvindicação apresentada em 2014, durante a primeira mesa redonda sobre o Integralismo realizada no Museu Histórico Emílio da Silva.
 
Gostaria de publicamente agradecer novamente o convite para visitar e participar da solenidade realizada em conjunto pela Câmara de Jaraguá do Sul, Fundação Cultural e o Museu Histórico Emílio da Silva, confirmando a presença, prestigiando o ato histórico na defesa do Estado Democrático de Direito, repudiando regimes totalitários.
 
Abaixo a lista de Vereadores e Prefeito eleitos em 1936 ( Fonte: SCHMOCKEL, Eugênio Victor. Memória Jaraguaense, Editora CP, ano 1997, p.32).
 
Prefeito Eleito pela Acção Integralista Brasileira:
Leopoldo Augusto Gerent

Vereadores Eleitos pela Acção Integralista Brasileira:
Francisco Mees
Ricardo Grunwaldt
Emilio da Silva
Carlos Guenther Júnior
Inácio Salomon
Emmanuel Ehlers

Vereadores Eleitos pela Frente Única:
Arthur Muller
Waldemar Grubba
 
 
Acima convite para solenidade pública que será realizada no Teatro da Scar, localizado na Rua Jorge Czerniewicz, n°160, Czerniewicz, Jaraguá do Sul - SC, no dia 7 de abril de 2016, às 19 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.