sexta-feira, 18 de março de 2016

"Lançamento do livro: Guerra Fria e política editorial: a trajetória da edições GRD e a campanha anticomunista dos Estados Unidos no Brasil (1956-1968)"


Acima imagem da capa do livro "Guerra Fria e política editorial: a trajetória da edições GRD e a campanha anticomunista dos Estados Unidos no Brasil (1956-1968)", publicado pela Editora da Universidade Estadual de Maringá, ano 2016.
 
Nos últimos dias recebi, através dos correios, o livro "Guerra Fria e política editorial: a trajetória da edições GRD e a campanha anticomunista dos Estados Unidos no Brasil (1956-1968)". Enviado gentilmente pelo editor Gumercindo Rocha Dorea, o livro organizado pela pesquisadora Laura de Oliveira traça um panorama sobre a história da editora GRD, analisando aspectos singulares da sua história, publicado pela Editora da Universidade Estadual de Maringá.  
 
Segundo a sinopse: "O trabalho, que chega ás mãos dos leitores, por meio da Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem), analisa o programa editorial da GRD (editora de propriedade do integralista Gumercindo Rocha Dorea), especialmente nas décadas de 1950 e 1960. Este é um período que encontramos uma grande proliferação de textos, documentários, seminários e outros produtos culturais que visavam propagar o anticomunismo, sobretudo no período que antecedeu a instauração da ditadura militar e civil no Brasil, em 1964. A analise empreendedora e problematizadora de Laura Oliveira demonstra a maturidade intelectual da autora e torna o livro de grande relevância para a historiografia nacional e internacional. Fruto de inédita pesquisa em arquivos no Brasil e nos Estados Unidos, o livro ressalta a ampla campanha anticomunista no Brasil, a permanência do ideário integralista na cultura política brasileira, como também desnuda a participação real e efetiva de lideranças civis no Golpe e na sustentação do Regime Militar de 1964".
 
Recomendo a todos os pesquisadores sobre a trajetória do Integralismo a leitura do referido livro, sobretudo por trazer dados inéditos sobre a história da Livraria Clássica Brasileira e da Editora GRD, através de uma analise meticulosa debruçada em diferentes acervos pelo país, em especial o fundo Plínio Salgado, localizado no Arquivo Público Histórico de Rio Claro, e o acervo da editora GRD, desconhecido pela maioria dos estudiosos sobre o tema atualmente presente na residência do proprietário da editora.
 
Para adquirir o livro, acesse:  http://www.eduem.uem.br/novapagina/?q=node/630
 
 
Acima Gumercindo Rocha Dorea (Centro) na época em que era diretor da Livraria Clássica Brasileira, em 1957., ao lado de Francisco Salgado (à esquerda) e Toledo Piza (à direita) (Fonte: APHRC/Fundo Plínio Salgado).
 
 
Fragmento da reportagem de Oswaldo de Camargo para o Jornal da Tarde (Fonte: GRD).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.