segunda-feira, 21 de março de 2016

"Artigo de Plínio Salgado analisa a construção da consciência de um povo"

Em um momento conturbado politicamente que o Brasil vivencia nos últimos meses, ao lembrar do passado do nosso país é possível encontrar diversos períodos históricos similares, onde a dicotomia passa a ser uma presente com discursos acalorados de ambos os lados, servindo de palco as manifestações de rua, com um número elevado de presentes levando suas palavras através da mídia.
 
Ao buscar alguns momentos históricos similares encontrei um curioso artigo do Presidente Nacional do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965) Plínio Salgado sobre a formação da consciência de um povo, no qual segundo o escritor exige três conhecimentos fundamentais: "o da sua história, o da geografia do seu país e o da língua falada pela comunidade nacional".
 
Segundo Salgado: "A história é a memória da Nação. Se a personalidade individual, conforme ensinam Stuart Mill e Berson, é o resultado de uma sucessão de fatos que a memória vai registrando, do mesmo modo a personalidade nacional é também consequência da memória de um povo e esta chama História. Desconhecer, portanto, a História do Brasil, a sucessividade dos acontecimentos assinaladores do processo de formação de um povo, que passa de País a Pátria e de Pátria a Nação, é ser brasileiro apenas de nome, pelo que atesta o registro civil, porém nunca um brasileiro capaz de compreender de onde veio e para onde vai e a quais deveres está sujeito para ser um elemento de continuidade em relação a quanto se fez e a quanto compete fazer-se pelo engrandecimento do Brasil".
 
Esse importante artigo escrito por Plínio Salgado no Diários Associados demonstra uma análise ímpar de um intelectual brasileiro sobre os aspectos que constroem uma população. Nesse atual momento é possível imaginar que se os brasileiros tivessem o conhecimento sobre sua própria história talvez o atual cenário político social fosse diferente do atual em que nos encontramos com confrontos de ruas e discursos acalorados entre brasileiros acarretando em violência transmitida por diferentes meios de comunicação.
 
 
 
Acima artigo escrito por Plínio Salgado aos Diários Associados, data desconhecida, intitulado Consciência de um Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.