domingo, 23 de fevereiro de 2014

“Carmela Patti Salgado e a defesa dos jovens através da Ação Social do Planalto – ASP”

A Ação Social do Planalto – ASP foi fundada em 1963 por Carmela Patti Salgado, esposa do escritor, poeta e político Plínio Salgado, a pedido das mães atendidas pela Creche da Casa do Candango, iniciando suas atividades com foco nas crianças e adolescentes em situação de rua, prestando assistência aos jovens marginalizados pelo poder público nos anos iniciais da fundação do Distrito Federal - DF.

Ao completar 10 anos de atividade, em 1974, D. Carmela foi homenageada com a inauguração de um mosaico aplicado em uma parede lateral a entrada do prédio sede da ASP, localizada ao final da Avenida L-2 Sul, produzida pelo artista plástico cearense Eduardo Pamplona e confeccionada com pastilhas pretas, brancos e diversos tons intermediários de cinza, reproduzindo uma foto de rosto da esposa do líder Integralista.


Registro fotográfico da inauguração do mosaico com a imagem de D. Carmela, fundadora da da Ação Social do Planalto (Fonte: ASP). 

Atualmente a sede não se encontra no local de origem, foi demolida para dar lugar a um empreendimento imobiliário. Infelizmente o paradeiro do imponente mosaico encontra-se desconhecido, este fato inclusive foi publicado pelo jornal Correio Braziliense, sem que sensibilizasse as organizações responsáveis por resguardar o patrimônio histórico e arquitetônico do Distrito Federal – DF, marcando assim de forma melancólica os 50 anos da entidade, funcionando precariamente fornecendo ensino básico, profissionalizante, atividades esportivas, casa de acolhimento, dentre outras ações.

O trabalho social desenvolvido por D. Carmela marcou de forma expressiva os primeiros anos da nova capital. As atividades realizadas pela entidade, idealizada pela homenageada, marcou a vida de inúmeros jovens sendo lembrado com emoção por ex-alunos que deixaram testemunhos emocionados nos arquivos da Ação Social do Planalto.


Acima vídeo institucional sobre Ação Social do Planalto, intitulado Amor, Trabalho e Educação, falando sobre as atividades realizadas. 

Para maiores informações, acesse:  www.acaosocialdoplanalto.org.br.

6 comentários:

  1. Bom dia Guilherme, o blog esta bonito, o texto bem escrito, porém nâo entendi o paragrafo que fala funcionado precariamente, etc e a informação referente ao mosaico esta errada, voce deve ter visto como advogado de Propriedade Intelectual no site da ASP indicado neste blog a pagina que mostra a retirada no mosaico por Cida Carvalho, profissional em retirada e montagem de mosaicos a ser reinstalado na nova sede, ja em processo de execução em seu atelier. Aguarde mais alguns meses e todos poderão ver novamente o belissimo painel do artista Eduardo Pamplona reinstalado com o mais alto grau de profissionalismo esmero, criterioso e fidelidade na remontagem. Maria Lacerda .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Sra. Maria Lacerda, obrigado pelas palavras sobre o trabalho do blog Populista, esse diálogo, entre autor e leitor, são fundamentais para a continuidade da pesquisa. Gostaria de esclarecer, que quando me referi que atualmente "a sede funciona de forma precária", foi simplesmente sobre suas instalações, já que são provisórias. Igualmente, fico extremamente feliz em saber que o mosaico se encontra em fase de restauração, para posteriormente ser devolvido, sendo novamente incorporado às instalações da ASP, uma informação que tentei incansavelmente obter sem lograr êxito, usando como fonte, apenas o jornal supracitado. Parabéns pelo seu trabalho junto à instituição, fundamental para a formação dos jovens.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Prezado Natan, obrigado pela mensagem.
      Teria imagens da inauguração?
      Att.

      Excluir
  3. O mosaico foi totalmente reformado e se encontra no térreo do lINEA VITTA na 616 SUL em Brasília DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Paulo, obrigado pela mensagem e informação aos leitores.

      Excluir

Obrigado.