segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

"A importância do jornal A Razão na disseminação da Acção Integralista Brasileira em Minas Gerais - MG"


Acima imagem parcial do jornal A Razão, n°01, Ano 01, 13 de março de 1936, periódico editado pelo Núcleo Integralista de Pouso Alegre, pertencente a rede de noticias Sigma Jornais Reunidos (Fonte: MHM - Tuany Toledo). 

Os jornais como fonte históricas são ricos em dados, através da analise é possível reconstruir a história, compreendendo a abordagem dos seus editores e colaboradores para entender não apenas os periódicos, mas seu aparelhamento como disseminador de idéias políticas. 

A Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) foi responsável por criar uma cadeia de jornais responsáveis por levar suas propostas para as regiões mais distantes do Brasil. Muitos desses jornais traziam em suas páginas copias de artigos publicados no principal periódico, este denominado A Offensiva. Entretanto, reservavam espaço para divulgar atividades dos núcleos no qual eram editados, sendo portanto importantes fontes para compreender aspectos singulares destes locais. 

Um desses casos é o jornal A Razão, editado pelo Núcleo Integralista de Pouso Alegre - MG, sob a direção do camisa-verde João Queiroz, na qual formava com mais de 100 jornais a rede de noticias Sigma Jornais Reunidos, indicada por alguns historiadores como maior da America Latina. Nas páginas deste periódico, editado até 02 de dezembro de 1937, dois meses após a decretação do Estado Novo, é possível compreender o núcleo, além de se ter uma idéia como se realizava as atividades Integralistas no interior de Minas Gerais. 

Os interessados em estudar o jornal poderão encontrar no Museu Histórico Municipal Tuany Toledo, através do endereço: www.museupousoalegre.com.br.


Acima imagem do jornal A Razão, editado em 02 de dezembro de 1937, último exemplar a sair do prelo depois da instauração do Estado Novo (Fonte: MHM - Tuany Toledo). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.