quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

"Projeto Percursos Urbanos desvenda o Integralismo em Barbalha - CE"

Conhecer a diversidade cultural urbana, discutindo sobre sua pluralidade cultural é uma das muitas formas de estudar aspectos urbanos regionais, sendo as ruas um inesgotável espaço de saber. Com este objetivo foi criado o projeto Percursos Urbanos, em Fortaleza - CE, responsável por desvendar a rica história do Ceará, através de passeios em ônibus repleto de curiosos em busca do resgate da memoria. Estes eventos ocorrem todo último sábado do mês, com saída no Centro Cultural Banco do Nordeste, localizado em Juazeiro do Norte, às 15:00 horas.  

No final de novembro de 2013, ocorreu o passeio na cidade de Barbalha - CE, com o tema "O Imaginário e o Integralismo em Barbalha", através da visita a pontos históricos foi possível os turistas conhecerem aspectos singulares da região, como a forte presença do Integralismo na história local, marcado nas edificações.

Em todas as edições o projeto conta com um especialista convidado sobre o assunto, funcionando como disseminador das histórias locais. Neste evento contou com a presença do Prof. Samuel de Souza, responsável pela dissertação de Mestrado, pela Universidade Estadual do Ceará, sobre a memória Integralista em Barbalha. Abaixo algumas imagens do passeio, duvidas sobre o projeto Percursos Urbanos, entrem em contato pelo e-mail:  percursosurbanoscariri@gmail.com.

Para maiores informações sobre a história do Integralismo em Barbalha, acesse o depoimento do camisa-verde Sr. Antonio Gondim Sampaio neste blog: www.historia-do-prp.blogspot.com.br/2011/02/serie-entrevistas-sr-antonio gondim.html ou sobre o projeto:


Acima imagem do Circulo Operário de Barbalha, criado em 19 de março de 1932, com o objetivo de arregimentar os trabalhadores locais através da doutrina católica, impedindo assim a sua absorção pelos movimentos de esquerda. Este movimento contou com a participação de diversos camisas-verdes (Fonte: Percursos Urbanos). 



Registro fotográfico do mausoléu da família Sampaio, contendo o túmulo do Sr. Antônio Costa Sampaio, líder Integralista da cidade de Barbalha - CE, contando o lema Deus, Pátria e Família e a frase: "O tema desta lapide foi escolhido pelo Sr. Antonio Costa Sampaio para ornar o seu túmulo e encerrar a filosofia que orientou toda sua vida" (Fonte: Percursos Urbanos). 

Para maiores informações sobre o Projeto Percursos Urbanos, acesse:
https://www.bnb.gov.br/content/aplicacao/centro_cultural/percursos_urbanos/gerados/apresentacao.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.