sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

"Anor Butler - Subsídios para o Estatuto da Estrutura Política do Estado Novo"


Acima imagem do livro "Subsídios para o Estatuto da Estrutura Política do Estado Novo", de autoria do camisa-verde Dr. Anor Butler Maciel.

Chegou em minhas mãos recentemente o livro "Subsídios para o Estatuto da Estrutura Política do Estado Novo", de autoria do veterano da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) e do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965) o jurista Dr. Anor Butler Maciel, editado pela Livraria do Globo, localizada em Porto Alegre - RS, alguns meses após a instauração do Estado Novo (1937-1945). 

Esta interessante obra traz em suas páginas o Manifesto Programa da Ação Integralista Brasileira em um momento em que todos os partidos políticos encontravam-se na ilegalidade, com muitos dos seus integrantes tendo seus direitos políticos cassados, portanto é possível supor que até este momento havia um ambiente de paz entre o movimento dos camisas-verdes e o Estado Novo, sendo rompido nos meses subsequentes com os acontecimentos em Março e Maio de 1938. 

Aos pesquisadores aconselho a leitura da obra, por trazer aspectos relacionados com a Doutrina Integralista e do Estado Novo, tendo o autor feito uma tentativa de relacionar ambas no livro, infelizmente como muitos outros exemplares do período este é uma exemplar extremamente rara de se encontrar. 

Maiores informações sobre o autor, acesse: http://www.mprs.mp.br/memorial/exprocurador?id=21

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.