domingo, 23 de fevereiro de 2014

“Carmela Patti Salgado e a defesa dos jovens através da Ação Social do Planalto – ASP”

A Ação Social do Planalto – ASP foi fundada em 1963 por Carmela Patti Salgado, esposa do escritor, poeta e político Plínio Salgado, a pedido das mães atendidas pela Creche da Casa do Candango, iniciando suas atividades com foco nas crianças e adolescentes em situação de rua, prestando assistência aos jovens marginalizados pelo poder público nos anos iniciais da fundação do Distrito Federal - DF.

Ao completar 10 anos de atividade, em 1974, D. Carmela foi homenageada com a inauguração de um mosaico aplicado em uma parede lateral a entrada do prédio sede da ASP, localizada ao final da Avenida L-2 Sul, produzida pelo artista plástico cearense Eduardo Pamplona e confeccionada com pastilhas pretas, brancos e diversos tons intermediários de cinza, reproduzindo uma foto de rosto da esposa do líder Integralista.


Registro fotográfico da inauguração do mosaico com a imagem de D. Carmela, fundadora da da Ação Social do Planalto (Fonte: ASP). 

Atualmente a sede não se encontra no local de origem, foi demolida para dar lugar a um empreendimento imobiliário. Infelizmente o paradeiro do imponente mosaico encontra-se desconhecido, este fato inclusive foi publicado pelo jornal Correio Braziliense, sem que sensibilizasse as organizações responsáveis por resguardar o patrimônio histórico e arquitetônico do Distrito Federal – DF, marcando assim de forma melancólica os 50 anos da entidade, funcionando precariamente fornecendo ensino básico, profissionalizante, atividades esportivas, casa de acolhimento, dentre outras ações.

O trabalho social desenvolvido por D. Carmela marcou de forma expressiva os primeiros anos da nova capital. As atividades realizadas pela entidade, idealizada pela homenageada, marcou a vida de inúmeros jovens sendo lembrado com emoção por ex-alunos que deixaram testemunhos emocionados nos arquivos da Ação Social do Planalto.


Acima vídeo institucional sobre Ação Social do Planalto, intitulado Amor, Trabalho e Educação, falando sobre as atividades realizadas. 

Para maiores informações, acesse:  www.acaosocialdoplanalto.org.br.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

"Anor Butler - Subsídios para o Estatuto da Estrutura Política do Estado Novo"


Acima imagem do livro "Subsídios para o Estatuto da Estrutura Política do Estado Novo", de autoria do camisa-verde Dr. Anor Butler Maciel.

Chegou em minhas mãos recentemente o livro "Subsídios para o Estatuto da Estrutura Política do Estado Novo", de autoria do veterano da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) e do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965) o jurista Dr. Anor Butler Maciel, editado pela Livraria do Globo, localizada em Porto Alegre - RS, alguns meses após a instauração do Estado Novo (1937-1945). 

Esta interessante obra traz em suas páginas o Manifesto Programa da Ação Integralista Brasileira em um momento em que todos os partidos políticos encontravam-se na ilegalidade, com muitos dos seus integrantes tendo seus direitos políticos cassados, portanto é possível supor que até este momento havia um ambiente de paz entre o movimento dos camisas-verdes e o Estado Novo, sendo rompido nos meses subsequentes com os acontecimentos em Março e Maio de 1938. 

Aos pesquisadores aconselho a leitura da obra, por trazer aspectos relacionados com a Doutrina Integralista e do Estado Novo, tendo o autor feito uma tentativa de relacionar ambas no livro, infelizmente como muitos outros exemplares do período este é uma exemplar extremamente rara de se encontrar. 

Maiores informações sobre o autor, acesse: http://www.mprs.mp.br/memorial/exprocurador?id=21

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

"Projeto Percursos Urbanos desvenda o Integralismo em Barbalha - CE"

Conhecer a diversidade cultural urbana, discutindo sobre sua pluralidade cultural é uma das muitas formas de estudar aspectos urbanos regionais, sendo as ruas um inesgotável espaço de saber. Com este objetivo foi criado o projeto Percursos Urbanos, em Fortaleza - CE, responsável por desvendar a rica história do Ceará, através de passeios em ônibus repleto de curiosos em busca do resgate da memoria. Estes eventos ocorrem todo último sábado do mês, com saída no Centro Cultural Banco do Nordeste, localizado em Juazeiro do Norte, às 15:00 horas.  

No final de novembro de 2013, ocorreu o passeio na cidade de Barbalha - CE, com o tema "O Imaginário e o Integralismo em Barbalha", através da visita a pontos históricos foi possível os turistas conhecerem aspectos singulares da região, como a forte presença do Integralismo na história local, marcado nas edificações.

Em todas as edições o projeto conta com um especialista convidado sobre o assunto, funcionando como disseminador das histórias locais. Neste evento contou com a presença do Prof. Samuel de Souza, responsável pela dissertação de Mestrado, pela Universidade Estadual do Ceará, sobre a memória Integralista em Barbalha. Abaixo algumas imagens do passeio, duvidas sobre o projeto Percursos Urbanos, entrem em contato pelo e-mail:  percursosurbanoscariri@gmail.com.

Para maiores informações sobre a história do Integralismo em Barbalha, acesse o depoimento do camisa-verde Sr. Antonio Gondim Sampaio neste blog: www.historia-do-prp.blogspot.com.br/2011/02/serie-entrevistas-sr-antonio gondim.html ou sobre o projeto:


Acima imagem do Circulo Operário de Barbalha, criado em 19 de março de 1932, com o objetivo de arregimentar os trabalhadores locais através da doutrina católica, impedindo assim a sua absorção pelos movimentos de esquerda. Este movimento contou com a participação de diversos camisas-verdes (Fonte: Percursos Urbanos). 



Registro fotográfico do mausoléu da família Sampaio, contendo o túmulo do Sr. Antônio Costa Sampaio, líder Integralista da cidade de Barbalha - CE, contando o lema Deus, Pátria e Família e a frase: "O tema desta lapide foi escolhido pelo Sr. Antonio Costa Sampaio para ornar o seu túmulo e encerrar a filosofia que orientou toda sua vida" (Fonte: Percursos Urbanos). 

Para maiores informações sobre o Projeto Percursos Urbanos, acesse:
https://www.bnb.gov.br/content/aplicacao/centro_cultural/percursos_urbanos/gerados/apresentacao.asp

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

"A importância do jornal A Razão na disseminação da Acção Integralista Brasileira em Minas Gerais - MG"


Acima imagem parcial do jornal A Razão, n°01, Ano 01, 13 de março de 1936, periódico editado pelo Núcleo Integralista de Pouso Alegre, pertencente a rede de noticias Sigma Jornais Reunidos (Fonte: MHM - Tuany Toledo). 

Os jornais como fonte históricas são ricos em dados, através da analise é possível reconstruir a história, compreendendo a abordagem dos seus editores e colaboradores para entender não apenas os periódicos, mas seu aparelhamento como disseminador de idéias políticas. 

A Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) foi responsável por criar uma cadeia de jornais responsáveis por levar suas propostas para as regiões mais distantes do Brasil. Muitos desses jornais traziam em suas páginas copias de artigos publicados no principal periódico, este denominado A Offensiva. Entretanto, reservavam espaço para divulgar atividades dos núcleos no qual eram editados, sendo portanto importantes fontes para compreender aspectos singulares destes locais. 

Um desses casos é o jornal A Razão, editado pelo Núcleo Integralista de Pouso Alegre - MG, sob a direção do camisa-verde João Queiroz, na qual formava com mais de 100 jornais a rede de noticias Sigma Jornais Reunidos, indicada por alguns historiadores como maior da America Latina. Nas páginas deste periódico, editado até 02 de dezembro de 1937, dois meses após a decretação do Estado Novo, é possível compreender o núcleo, além de se ter uma idéia como se realizava as atividades Integralistas no interior de Minas Gerais. 

Os interessados em estudar o jornal poderão encontrar no Museu Histórico Municipal Tuany Toledo, através do endereço: www.museupousoalegre.com.br.


Acima imagem do jornal A Razão, editado em 02 de dezembro de 1937, último exemplar a sair do prelo depois da instauração do Estado Novo (Fonte: MHM - Tuany Toledo). 

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

“Seminário Internacional: Nacionalismo e Política: Portugal e Brasil”


Acima imagem do cartaz de divulgação do Seminário Internacional “Nacionalismo e Política: Portugal e Brasil". 

Entre os dias 07 a 09 de abril de 2014 será realizado o Seminário Internacional “Nacionalismo e Política: Portugal e Brasil”, no Auditório do Prédio 05, Campus Central da PUCRS, localizado na Av. Ipiranga, n°6681, Porto Alegre – RS, que reunirá pesquisadores e estudiosos da área de história responsável por elaborar estudos sobre o nacionalismo em ambos os países.

Entre as diversas mesas redondas no evento uma em especial se destaca, trata-se da “Mesa Redonda 03 – Movimentos Nacionalistas Extremistas”, com a presença do Dr. Leandro Pereira Gonçalves e Dr. João Fábio Bertonha, que será realizada no dia 08 de abril, terça-feira, às 19:00 horas.  Os comunicadores que tiverem interesse em enviar trabalhos para apresentação deverão fazer sua inscrição através do endereço: www.pucrs.br/eventos/nacionalismoepolitica/

Ressalto aos leitores do blog Populista a importância deste evento, diferente dos demais este Seminário será Internacional, contando com a presença de pesquisadores estrangeiros, além de importantes estudiosos sobre a temática, portanto estarei enviando trabalho para a participação, aos que tiverem interesse em se encontrar no local, por favor entrem em contato. 

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

"Sr. Celso Ferrari, In memoriam"



Acima imagem do aposentado Sr. Celso Ferrari, fundador do Big Bar, em 1957, na cidade de Rio Claro - SP, apresentando sua coleção de artigos da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) e do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965), adquiridas com o veterano do movimento Integralista Sr. "Barretinho" (Fonte: Jornal Cidade). 

Recentemente estive na cidade de Rio Claro, no interior de São Paulo, para visitar alguns amigos e conhecer a impressionante coleção de artigos Integralistas presente no acervo pessoal do Sr. Celso Ferrari, para minha surpresa, fui informado pelo seu irmão que este havia falecido, no dia 14 de dezembro de 2013, deixando seu impressionante acervo aos cuidados dos seus parentes. 

Em nome do blog Populista gostaria de prestar minhas homenagens a todos os familiares do Sr. Celso Ferrari, importante personagem da história local que deixa muitas saudades nos corações de todos que tiveram a sorte de conviver com esta saudosa figura. 

Para maiores informações sobre o Sr. Celso Ferrari, acesse: 

www.jornalcidade.net/rioclaro/intervalo/intervalo/104112-Celso-Ferrari-mostra-colecao-adquirida-com-o-amigo-de-infancia-Barretinho-ha-mais-de-dez-anos-e-cons

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

"II Colóquio Internacional / I Simpósio em História Contemporânea: O Colapso das Ditaduras: Rupturas e Continuidades"


O Núcleo de Pesquisa e História Contemporânea (NUPEHIC/UEMA), o Laboratório de Estudos sobre os Militares na Política (LEMP/UERJ), o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sócioespacial – Regional (PPDGSR – UEMA), a Rede PROPRIETAS (UFF) e o Programa de Pós-Graduação em História, Ensino e Narrativas (PPGHEN/UEMA) promovem o II Colóquio Internacional e o I Simpósio em História Contemporânea: O Colapso das Ditaduras: Rupturas e Continuidades que pretende contribuir para o debate que tem sido levado a cabo sobre a natureza dos regimes políticos não democráticos do segundo Pós-Guerra.

Neste processo histórico os partidos políticos no pós-guerra estavam inseridos, dentre eles o Partido de Representação Popular – PRP (1945-1965), participando ativamente das negociações políticas que culminaram na deposição do Presidente João Goulart, em 1964.Com este espírito, o II Colóquio Internacional / I Simpósio em História Contemporânea: O Colapso das ditaduras aceitará propostas de comunicação sobre as transições e regimes pós-ditaduras.  

Poderão versar sobre estratégias e mecanismos políticos, modelos econômicos, papel das classes e categorias sociais, perspectivas explicativas, discussões teóricas e historiográficas, conexões entre formas de enfrentamento das atuais crises econômicas-financeiras. Para maiores informações, acesse: www.nupehic.net

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

"Lançamento do livro Sombras Autoritárias e Totalitárias no Brasil - Integralismo, Fascismo e Ideologias Políticas"

O ano de 2014 acabou de se iniciar, porém os estudos sobre o Integralismo continuam em pleno vapor. Acaba de sair do prelo o livro "Sombras Autoritárias e Totalitárias no Brasil", organizado pelo  Prof. Dr. João Fábio Bertonha. Membro do Grupo de Estudos sobre Integralismo - GEINT, destaca-se entre os demais pelos seus diversos livros publicados, dentre eles: "Sobre a Direita" e "El Fascismo en Brasil y América Latina", tornando-se referencia para os estudos sobre temática.

Atualmente o Prof. Bertonha administra suas aulas nos cursos de graduação e mestrado da Universidade Estadual de Maringá - PR, seus diversos artigos sobre o Integralismo podem ser encontrados facilmente pela Internet, um especial gostaria de sugerir a leitura, trata-se do artigo "O Fundo Carmela Patti Salgado: um outro olhar sobre o Integralismo", publicado no livro "Dos Papeis de Plínio", demonstrando a importância do arquivo para pesquisa. 

Os interessados em adquirir o livro "Sombras Autoritárias e Totalitárias no Brasil", devem entrar em contato diretamente com o autor, pelo e-mail: fabiobertonha@hotmail.com. Aos que tiverem curiosidade para conhecer o artigo citado acima, podem fazer o download da obra no endereço: http://www.aphrioclaro.sp.gov.br/


Acima imagem da capa do livro "Sombras Autoritárias e Totalitárias no Brasil", organizado pelo Prof. Dr. João Fábio Bertonha. Para maiores informações sobre o autor, acesse: http://joaofabiobertonha.com/