segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

"Série Entrevista XV: Sr. Marco Clarke"

Ficha técnica
Nome:  Marco Clarke.
Estado: Roma - Itália.
Estado Civil: casado.
Data de nascimento: 13/10/1951.
Profissão: Administrado.

Entrevista realizada no mês de janeiro de 2014 pelo pesquisador Guilherme Jorge Figueira com o Veterano do Centro Cultural Jackson de Figueiredo Sr. Marco Clarke.

1) Sr. Marco Clarke, quais são as primeiras lembranças do senhor referente Centro Cultural Jackson de Figueiredo?  Como eram realizadas as reuniões?

Bem, eu não pertencia exatamente ao Grêmio Cultural. Eu participava apenas de algumas reuniões culturais, no período da minha permanência no Brasil, nos anos de 1976 a 1979. Estas reuniões se realizavam na cidade de São Paulo e eram de alto nível, com a participação inclusive de professores universitários.

2) Durante as diversas atividades o senhor teve a oportunidade de conhecer Dona Carmela, viúva de Plínio Salgado, em duas reuniões distintas. Como foram estes encontros?

Fomos recebidos, muito agradavelmente, por Dona Carmela, na sua casa , se lembro bem, no bairro Jardins em São Paulo . Ela nos falou sobre acontecimentos da vida do Plínio.

3) Muitos antigos militantes Integralistas atuaram em grêmios culturais na tentativa de manter viva a chama do Integralismo. O senhor lembra de algum evento realizado publicamente? Com a participação de figuras públicas?

Não, mas eu lembro que naquela época foram re-editados vários livros de Plínio Salgado.

4) A história do Integralismo atualmente está em voga, diversos pesquisadores se debruçam sobre o tema, porém na década de 1970, o livro de Helgio Trindade, Integralismo - O Fascismo brasileiro na década 30, fazia sucesso na academia. O senhor se lembra como esse livro foi recepcionado pelos veteranos? 

Foi  considerado como um importante  sinal de atenção sobre a importância do Integralismo na vida e na historia do Brasil, embora este livro fosse orientado em sentido não objetivo.

5) Por fim, qual a mensagem que o senhor deixa a todos os jovens que atualmente buscam informações sobre a história do Brasil, em especial do Integralismo? 

Acho que seja importante ler e estudar os livros de Plínio Salgado, que representam um valido instrumento de crescimento politico, cultural  para todos e sobre tudo paras os jovens que constituem o futuro da Nação.  Estes livros tem aspectos extremamente interessantes e continuam sem duvidas validos, sendo baseados sobre valores permanentes : o amor a Deus, a Família e a Pátria.

---

Abaixo lista de entrevistados:

Entrevistas XIV: Sra. Maria Alice Nardelli Pinto: http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2014/01/fichatecnica-nomemaria-alice-nardelli.html

Entrevistas XIII: Sr. Murilo Cesar Luiz Alves: (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/12/ficha-tecnica-nome-murilo-cesar-luiz.html);

Entrevista XII: Sr. Marco Antonio Rattes Nunes: (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/12/serie-entrevistas-xii-sr-marco-antonio.html);

Entrevista XI: Sra. Ana Carolina Monteiro Porto de Oliveira (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/11/serie-entrevistas-xiii-sra-ana-carolina.html);

Entrevista X: Sr. Jeronimo de Araujo (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/10/serie-entrevistas-xii-sr-jeronimo-de.html);

Entrevista IX: Sra. Lieden Maria de Oliveira Carvalho (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/07/ssss.html);








sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

"Manifestante vestido de Batman acusa cineasta de Integralista durante manifestação no Leblon"

Hoje saio um pouco do tema para falar sobre algo curioso que me deixou extremamente intrigado, trata-se de um vídeo publicado recentemente no Youtube em que um senhor indignado com uma manifestação em seu bairro é chamado pelo manifestante de Integralista, ao criticar sua postura durante o protesto. É interessante visualizar como o Integralismo está no imaginário da população, despertando paixões e ódios. 

Em diversos livros, trabalhos científicos ou mesmo novelas é possível encontrar referenciais ao movimento social-politico criado na década 1930 pelo escritor, jornalista e politico Plínio Salgado, estas referencias em parte são responsáveis por ser um tema que muitos já ouviram falar, porém de forma superficial, dificultando assim a analise e o conhecimento das suas ideias, trajetórias e histórias.



Acima vídeo divulgado no site Youtube, filmado no bairro do Leblon - RJ, no qual morador confronta manifestante vestido de Batman sobre suas reais intenções e indumentaria, sendo posteriormente chamado repetidas vezes de Integralista, no 7:05 segundos, da filmagem.

É muito provável, pelas palavras deste senhor indignado com o tumulto gerado pelo "rolezinho", realizado no dia 19 de janeiro de 2014, fenômeno social que toma conta dos grandes centros urbanos do país; que nunca tenha participado do Integralismo ou mesmo saiba algo mais aprofundado sobre o tema. Em uma discussão realizada na rua, durante uma manifestação, onde quem ganha é quem fala mais alto, o debate infelizmente foi extremamente superficial perdendo assim a oportunidade de uma troca de ideias que poderia gerar contornos substanciais, influenciando assim novos protestos.


quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

"Nascia há 119 anos, Plínio Salgado"

Hoje, dia 22 de janeiro de 2014, o Chefe Nacional da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) e Presidente Nacional do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965) Plínio Salgado completaria 119 anos. Nascido na cidade de São Bento de Sapucaí, interior de São Paulo, foi um destacado jornalista, poeta, escritor e politico que marcou presença na história do país, servindo de inspiração para inúmeros brasileiros, com ideias inovadores que ainda hoje ecoam na nossa sociedade. 

Diversas manifestações após seu falecimento foram realizadas para homenagear Plínio Salgado, praças, ruas e avenidas estão presentes em diferentes logradouros públicos lembrando a população a importância do homenageado, entretanto a ausência de biografias sobre o politico dificultam o acesso da população sobre sua história. Uma interessante obra publicada pela editora GRD, em 2001, é a única do gênero, por fazer todo um apanhado da sua vida e por ter sido escrita justamente por alguém que está ligada intimamente a sua trajetória, trata-se do livro "Plínio Salgado, meu pai", escrito pela sua filha Maria Amélia Salgado Loureiro, ótima obra que recomendo a todos os frequentadores interessados em conhecer um pouco mais sobre sua vida.


Acima imagem da 01° edição do livro "Plínio Salgado, meu pai", publicado pela editora GRD, em 2001.

As inúmeras homenagens realizadas ao longo dos anos, uma merece destaque, trata-se da praça Plínio Salgado presente na cidade de Rio Claro, interior de São Paulo, criada através do decreto n° 2272, em 07 de julho de 1977, pelo Prefeito Dermeval da Fonseca Nevoeiro Junior, sendo neste documento histórico sido reconhecido a participação de Plínio Salgado na construção do país: 

Considerando que o ilustre homem público e insigne escritor Plínio Salgado, teve participação atuante na vida da Nação, Decreta: Artigo 1° - Fica denominada Praça Plínio Salgado, o logradouro público localizado nas ruas 21 e 22, avenidas 21 e 23, Jardim Rio Claro, nesta cidade. Artigo 2° - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. Rio Claro, 07 de julho de 1977".


Acima imagem do decreto n° 2272, publicado em 07 de julho de 1977, pelo Prefeito Dermeval da Fonseca Nevoeiro Junior.


terça-feira, 14 de janeiro de 2014

"Alberto Hoffmann, In memoriam"


Registro fotográfico do Ministro Emérito do Tribunal de Contas da União Alberto Hoffmann (Fonte: Portal Ijuhy). 

Na última quinta-feira, dia 09 de janeiro, faleceu, às 10:00 horas, em Porto Alegre – RS, o Ministro Emérito do Tribunal de Contas da União Alberto Hoffmann. Nascido em Ijuí, no dia 30 de novembro de 1920, foi Deputado Estadual, Federal, Senador, Constituinte, além de várias vezes Secretário de Estado, ocupando ainda o cargo de Governador Interino do Estado do Rio Grande do Sul - RS.  Entre suas diversas realizações uma em particular foi de grande importância para a história do Partido Populista, trata-se da fundação do Centro Cívico Cultural Minuano, entidade responsável por resguardar a memória do partido, assessorando mais de 47 trabalhos acadêmicos, estando hoje seu acervo em posse da PUC-RS, graças à intervenção de Alberto Hoffmann.

Grande entusiasta do acervo, foi um dos principais doadores, confiando a Associação boa parte dos seus arquivos e incentivando outros membros do partido a fazerem o mesmo. Através desta ação foi ampliado a magnitude do acervo, alcançando assim outras fases do movimento Integralista, como por exemplo a Acção Integralista Brasileira – AIB (1932-1937), rivalizando em importância com o Arquivo Público e Histórico de Rio Claro - SP. 

Casado com a Sra. Adelina Rieger Hoffman, tendo quatro filhos e sete netos, iniciou sua carreira política em 1947, pelo Partido de Representação Popular – PRP (1945-1965), sendo eleito pela primeira vez em 03 de outubro de 1950, como Deputado Estadual pela legenda, tomando posse no dia 15 de março de 1951, iniciando uma vida pública vitoriosa marcada pela coerência politica expressada no livro Hoffmann, êxito e coerência, escrito pelo pesquisador Hugo Hammes é publicado em 2006.


Acima lista de Deputados do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965) eleitos em 1950, publicada no jornal Monitor Populista, n°03, página 03, 1951.

Seu corpo foi velado no Salão Júlio de Castilhos, na Assembléia Legislativa de Porto Alegre, posteriormente encaminhado ao Cemitério do Crematório Metropolitano São José. Aos familiares do saudoso Populista externo meus sentimentos de pesar pela perda. 

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

"Série Entrevista XIV: Sra. Maria Alice Nardelli Pinto"

Ficha técnica 
Nome: Maria Alice Nardelli Pinto.
Filiação: Abel Raphael Pinto e Alba Nardelli Pinto.
Estado: Distrito Federal.
Estado Civil: separada. 
Data de nascimento: 13/02/1947
Profissão: aposentada.

Entrevista realizada no mês de dezembro de 2013 pelo pesquisador Guilherme Jorge Figueira com a filha do Veterano da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) Sr. Abel Raphael Pinto.

1) Sra. Maria Alice Nardelli Pinto, quais são as primeiras lembranças da senhora referente ao seu pai? A senhora poderia falar um pouco da personalidade dele e sua vida profissional? 

Meu pai era um homem íntegro, honesto e muito culto. Sério , estudioso, sempre trabalhando muito para manter seus treze filhos. Entrou e saiu da política sem enriquecer, sem manchar seu nome. Gostava muito de música clássica e era um homem católico, daqueles de comungar todos os dias quando podia e estar sempre presente em ações na igreja. Amante de caça e pesca, sempre respeitando as leis. Nunca obrigou os filhos a seguir seus ideais políticos,  não conversava sobre política em casa e praticava a democracia com sua família. Foi vereador em Juiz de Fora- MG . Eleito Deputado Federal pelo PRP (Partido de Representação Popular) em 1959, tendo sido reeleito mais uma vez. Em 1967 assumiu um período pequeno como suplente. 

Formado em Contabilidade e em Direito. Após deixar a política, abriu um escritório de advocacia. Depois atuou como Assessor na Gráfica do Senado, de onde se aposentou. Também dava aulas de Direito em uma universidade de Brasília.

2) Seu pai, como muitos outros jovens do período fez parte da Acção Integralista Brasileira, por qual motivo a senhora acredita que seu pai fez parte desse movimento social - politico? 

Por puro idealismo. Acreditava num futuro melhor para o país e não queria a interferência do comunismo.

3) Muitos camisas-verdes após o fechamento da AIB, em 1937, deixaram a militância de lado, passando a se dedicar exclusivamente a vida pessoal e profissional, seu pai, ao contrario destes militantes, continuou acreditando no Integralismo, até o seu falecimento. Por qual motivo a senhora acredita que seu pai continuou defendendo o Integralismo? 

Porque era um homem de princípios firmes. Defendia Deus, Pátria e Família , tendo Deus como centro .

4) Durante sua militância politica seu pai acumulou vasto material referente ao Integralismo, tendo inclusive uma vasta biblioteca sobre o assunto. A senhora poderia falar um pouco desse acervo? Como ele era tratado por seu pai e os herdeiros? 

Era tratado com muito carinho por meu pai, que era também amigo pessoal do Plínio Salgado. Na nossa casa tinha retrato do Plínio, prato de parede com o símbolo do integralismo e muitos outros objetos que lembravam o partido. O acervo do meu pai ficou com um de meus irmãos.

5) Por fim, qual a mensagem que a senhora deixa a todos os jovens que atualmente buscam informações sobre a história do Brasil, em especial do Integralismo? 

Que fiquem firme nos seus ideais mas que entendam que o Integralismo faz parte da história e foi erroneamente confundido com Nazismo. Não cabe a defesa deste ideal no atual momento político da humanidade. Importante não acreditarem na mídia quando mostra bandidos e corruptos como integralistas. 

---

Abaixo lista de entrevistados:

Entrevistas XIV: Sra. Maria Alice Nardelli Pinto: http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2014/01/fichatecnica-nomemaria-alice-nardelli.html

Entrevistas XIII: Sr. Murilo Cesar Luiz Alves: (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/12/ficha-tecnica-nome-murilo-cesar-luiz.html);

Entrevista XII: Sr. Marco Antonio Rattes Nunes: (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/12/serie-entrevistas-xii-sr-marco-antonio.html);

Entrevista XI: Sra. Ana Carolina Monteiro Porto de Oliveira (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/11/serie-entrevistas-xiii-sra-ana-carolina.html);

Entrevista X: Sr. Jeronimo de Araujo (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/10/serie-entrevistas-xii-sr-jeronimo-de.html);

Entrevista IX: Sra. Lieden Maria de Oliveira Carvalho (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/07/ssss.html);








quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

“Registros fotográficos sobre Integralismo durante o Estado Novo (1937-1945)”

Os Arquivos Públicos são reconhecidos guardiãs de registros históricos da história nacional, períodos pouco conhecidos do publico em geral, são ricamente ilustrados neste arquivos que podem servir para lucidar muitas duvidas de pesquisadores e curiosos durante suas pesquisas. O Arquivo Público e Histórico de Rio Claro é uma destas instituições, responsável pela guarda de um dos maiores acervos públicos sobre as diferentes fases do Integralismo brasileiro, conta com um arquivo iconográfico de 6.762 fotos, disponíveis para acesso aos interessados em conhecer a trajetória dos camisas-verdes através das fotografias.  

Recentemente através da publicação do livro "Dos Papéis de Plínio. Contribuições do Arquivo de Rio Claro para a Historiografia Brasileira" foi possível ter uma real dimensão da importância do acervo. A publicação traz em suas páginas algumas fotos do período de perseguição aos camisas-verdes durante o Estado Novo (1937-1945), algo extremamente raro. Abaixo disponibilizo duas imagens presente no livro. 


Acima imagem de família de prováveis Integralista em homenagem ao aniversário de Plínio Salgado. Nesta data Plínio estava na clandestinidade (Fonte: Arquivo Público e Histórico de Rio Claro). 


Á direita: Fernando Moura. Em 1938 a AIB já estava na ilegalidade (Fonte: Arquivo Público e Histórico de Rio 

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

"Lúcia Rocha, In memoriam"


Acima imagem da Sra. Lúcia Rocha, mãe de Glauber Rocha (Fonte: jornal O Globo). 

Faleceu hoje, no dia 03 de janeiro de 2013, a Sra. Lúcia Rocha, mãe do cineasta Glauber Rocha , autor das celebradas obras cinematográficas Terra em Transe (1967) e Deus e o Diabo na Terra do Sol (1963). Dona Lúcia foi a principal responsável pela criação do Tempo Glauber, entidade destinada a cuidar de toda obra produzida pelo cineasta. 

Durante sua juventude Glauber foi um dos muitos jovens Águias-Brancas pertencentes ao Círculo de Estudos Pensamento e Ação - Cepa, entidade ligada a Confederação dos Centros Culturais da Juventude - CCCJ, responsável por realizar saraus, debates e atividades culturais com objetivo de aprimorar o aprendizado intelectual e filosófico dos jovens membros. 

Ainda hoje o Círculo de Estudos Pensamento e Ação, continua desenvolvendo suas atividades, em Salvador - BA,  talvez por isso a tentativa de desassociar a entidade do Integralismo, um movimento politico polemico. Em nome do blog Populista meus votos de pesar a toda família, para maiores informações sobre a trajetoria de Dona Lúcia, acesse:

http://oglobo.globo.com/cultura/morre-lucia-rocha-mae-do-cineasta-glauber-rocha-11204608