quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

"Nascia há 119 anos, Plínio Salgado"

Hoje, dia 22 de janeiro de 2014, o Chefe Nacional da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) e Presidente Nacional do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965) Plínio Salgado completaria 119 anos. Nascido na cidade de São Bento de Sapucaí, interior de São Paulo, foi um destacado jornalista, poeta, escritor e politico que marcou presença na história do país, servindo de inspiração para inúmeros brasileiros, com ideias inovadores que ainda hoje ecoam na nossa sociedade. 

Diversas manifestações após seu falecimento foram realizadas para homenagear Plínio Salgado, praças, ruas e avenidas estão presentes em diferentes logradouros públicos lembrando a população a importância do homenageado, entretanto a ausência de biografias sobre o politico dificultam o acesso da população sobre sua história. Uma interessante obra publicada pela editora GRD, em 2001, é a única do gênero, por fazer todo um apanhado da sua vida e por ter sido escrita justamente por alguém que está ligada intimamente a sua trajetória, trata-se do livro "Plínio Salgado, meu pai", escrito pela sua filha Maria Amélia Salgado Loureiro, ótima obra que recomendo a todos os frequentadores interessados em conhecer um pouco mais sobre sua vida.


Acima imagem da 01° edição do livro "Plínio Salgado, meu pai", publicado pela editora GRD, em 2001.

As inúmeras homenagens realizadas ao longo dos anos, uma merece destaque, trata-se da praça Plínio Salgado presente na cidade de Rio Claro, interior de São Paulo, criada através do decreto n° 2272, em 07 de julho de 1977, pelo Prefeito Dermeval da Fonseca Nevoeiro Junior, sendo neste documento histórico sido reconhecido a participação de Plínio Salgado na construção do país: 

Considerando que o ilustre homem público e insigne escritor Plínio Salgado, teve participação atuante na vida da Nação, Decreta: Artigo 1° - Fica denominada Praça Plínio Salgado, o logradouro público localizado nas ruas 21 e 22, avenidas 21 e 23, Jardim Rio Claro, nesta cidade. Artigo 2° - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. Rio Claro, 07 de julho de 1977".


Acima imagem do decreto n° 2272, publicado em 07 de julho de 1977, pelo Prefeito Dermeval da Fonseca Nevoeiro Junior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.