sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

"Manifestante vestido de Batman acusa cineasta de Integralista durante manifestação no Leblon"

Hoje saio um pouco do tema para falar sobre algo curioso que me deixou extremamente intrigado, trata-se de um vídeo publicado recentemente no Youtube em que um senhor indignado com uma manifestação em seu bairro é chamado pelo manifestante de Integralista, ao criticar sua postura durante o protesto. É interessante visualizar como o Integralismo está no imaginário da população, despertando paixões e ódios. 

Em diversos livros, trabalhos científicos ou mesmo novelas é possível encontrar referenciais ao movimento social-politico criado na década 1930 pelo escritor, jornalista e politico Plínio Salgado, estas referencias em parte são responsáveis por ser um tema que muitos já ouviram falar, porém de forma superficial, dificultando assim a analise e o conhecimento das suas ideias, trajetórias e histórias.



Acima vídeo divulgado no site Youtube, filmado no bairro do Leblon - RJ, no qual morador confronta manifestante vestido de Batman sobre suas reais intenções e indumentaria, sendo posteriormente chamado repetidas vezes de Integralista, no 7:05 segundos, da filmagem.

É muito provável, pelas palavras deste senhor indignado com o tumulto gerado pelo "rolezinho", realizado no dia 19 de janeiro de 2014, fenômeno social que toma conta dos grandes centros urbanos do país; que nunca tenha participado do Integralismo ou mesmo saiba algo mais aprofundado sobre o tema. Em uma discussão realizada na rua, durante uma manifestação, onde quem ganha é quem fala mais alto, o debate infelizmente foi extremamente superficial perdendo assim a oportunidade de uma troca de ideias que poderia gerar contornos substanciais, influenciando assim novos protestos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.