terça-feira, 14 de janeiro de 2014

"Alberto Hoffmann, In memoriam"


Registro fotográfico do Ministro Emérito do Tribunal de Contas da União Alberto Hoffmann (Fonte: Portal Ijuhy). 

Na última quinta-feira, dia 09 de janeiro, faleceu, às 10:00 horas, em Porto Alegre – RS, o Ministro Emérito do Tribunal de Contas da União Alberto Hoffmann. Nascido em Ijuí, no dia 30 de novembro de 1920, foi Deputado Estadual, Federal, Senador, Constituinte, além de várias vezes Secretário de Estado, ocupando ainda o cargo de Governador Interino do Estado do Rio Grande do Sul - RS.  Entre suas diversas realizações uma em particular foi de grande importância para a história do Partido Populista, trata-se da fundação do Centro Cívico Cultural Minuano, entidade responsável por resguardar a memória do partido, assessorando mais de 47 trabalhos acadêmicos, estando hoje seu acervo em posse da PUC-RS, graças à intervenção de Alberto Hoffmann.

Grande entusiasta do acervo, foi um dos principais doadores, confiando a Associação boa parte dos seus arquivos e incentivando outros membros do partido a fazerem o mesmo. Através desta ação foi ampliado a magnitude do acervo, alcançando assim outras fases do movimento Integralista, como por exemplo a Acção Integralista Brasileira – AIB (1932-1937), rivalizando em importância com o Arquivo Público e Histórico de Rio Claro - SP. 

Casado com a Sra. Adelina Rieger Hoffman, tendo quatro filhos e sete netos, iniciou sua carreira política em 1947, pelo Partido de Representação Popular – PRP (1945-1965), sendo eleito pela primeira vez em 03 de outubro de 1950, como Deputado Estadual pela legenda, tomando posse no dia 15 de março de 1951, iniciando uma vida pública vitoriosa marcada pela coerência politica expressada no livro Hoffmann, êxito e coerência, escrito pelo pesquisador Hugo Hammes é publicado em 2006.


Acima lista de Deputados do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965) eleitos em 1950, publicada no jornal Monitor Populista, n°03, página 03, 1951.

Seu corpo foi velado no Salão Júlio de Castilhos, na Assembléia Legislativa de Porto Alegre, posteriormente encaminhado ao Cemitério do Crematório Metropolitano São José. Aos familiares do saudoso Populista externo meus sentimentos de pesar pela perda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.