segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

"Série Entrevista XIV: Sra. Maria Alice Nardelli Pinto"

Ficha técnica 
Nome: Maria Alice Nardelli Pinto.
Filiação: Abel Raphael Pinto e Alba Nardelli Pinto.
Estado: Distrito Federal.
Estado Civil: separada. 
Data de nascimento: 13/02/1947
Profissão: aposentada.

Entrevista realizada no mês de dezembro de 2013 pelo pesquisador Guilherme Jorge Figueira com a filha do Veterano da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) Sr. Abel Raphael Pinto.

1) Sra. Maria Alice Nardelli Pinto, quais são as primeiras lembranças da senhora referente ao seu pai? A senhora poderia falar um pouco da personalidade dele e sua vida profissional? 

Meu pai era um homem íntegro, honesto e muito culto. Sério , estudioso, sempre trabalhando muito para manter seus treze filhos. Entrou e saiu da política sem enriquecer, sem manchar seu nome. Gostava muito de música clássica e era um homem católico, daqueles de comungar todos os dias quando podia e estar sempre presente em ações na igreja. Amante de caça e pesca, sempre respeitando as leis. Nunca obrigou os filhos a seguir seus ideais políticos,  não conversava sobre política em casa e praticava a democracia com sua família. Foi vereador em Juiz de Fora- MG . Eleito Deputado Federal pelo PRP (Partido de Representação Popular) em 1959, tendo sido reeleito mais uma vez. Em 1967 assumiu um período pequeno como suplente. 

Formado em Contabilidade e em Direito. Após deixar a política, abriu um escritório de advocacia. Depois atuou como Assessor na Gráfica do Senado, de onde se aposentou. Também dava aulas de Direito em uma universidade de Brasília.

2) Seu pai, como muitos outros jovens do período fez parte da Acção Integralista Brasileira, por qual motivo a senhora acredita que seu pai fez parte desse movimento social - politico? 

Por puro idealismo. Acreditava num futuro melhor para o país e não queria a interferência do comunismo.

3) Muitos camisas-verdes após o fechamento da AIB, em 1937, deixaram a militância de lado, passando a se dedicar exclusivamente a vida pessoal e profissional, seu pai, ao contrario destes militantes, continuou acreditando no Integralismo, até o seu falecimento. Por qual motivo a senhora acredita que seu pai continuou defendendo o Integralismo? 

Porque era um homem de princípios firmes. Defendia Deus, Pátria e Família , tendo Deus como centro .

4) Durante sua militância politica seu pai acumulou vasto material referente ao Integralismo, tendo inclusive uma vasta biblioteca sobre o assunto. A senhora poderia falar um pouco desse acervo? Como ele era tratado por seu pai e os herdeiros? 

Era tratado com muito carinho por meu pai, que era também amigo pessoal do Plínio Salgado. Na nossa casa tinha retrato do Plínio, prato de parede com o símbolo do integralismo e muitos outros objetos que lembravam o partido. O acervo do meu pai ficou com um de meus irmãos.

5) Por fim, qual a mensagem que a senhora deixa a todos os jovens que atualmente buscam informações sobre a história do Brasil, em especial do Integralismo? 

Que fiquem firme nos seus ideais mas que entendam que o Integralismo faz parte da história e foi erroneamente confundido com Nazismo. Não cabe a defesa deste ideal no atual momento político da humanidade. Importante não acreditarem na mídia quando mostra bandidos e corruptos como integralistas. 

---

Abaixo lista de entrevistados:

Entrevistas XIV: Sra. Maria Alice Nardelli Pinto: http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2014/01/fichatecnica-nomemaria-alice-nardelli.html

Entrevistas XIII: Sr. Murilo Cesar Luiz Alves: (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/12/ficha-tecnica-nome-murilo-cesar-luiz.html);

Entrevista XII: Sr. Marco Antonio Rattes Nunes: (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/12/serie-entrevistas-xii-sr-marco-antonio.html);

Entrevista XI: Sra. Ana Carolina Monteiro Porto de Oliveira (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/11/serie-entrevistas-xiii-sra-ana-carolina.html);

Entrevista X: Sr. Jeronimo de Araujo (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/10/serie-entrevistas-xii-sr-jeronimo-de.html);

Entrevista IX: Sra. Lieden Maria de Oliveira Carvalho (http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/07/ssss.html);








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.