quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

“Registros fotográficos sobre Integralismo durante o Estado Novo (1937-1945)”

Os Arquivos Públicos são reconhecidos guardiãs de registros históricos da história nacional, períodos pouco conhecidos do publico em geral, são ricamente ilustrados neste arquivos que podem servir para lucidar muitas duvidas de pesquisadores e curiosos durante suas pesquisas. O Arquivo Público e Histórico de Rio Claro é uma destas instituições, responsável pela guarda de um dos maiores acervos públicos sobre as diferentes fases do Integralismo brasileiro, conta com um arquivo iconográfico de 6.762 fotos, disponíveis para acesso aos interessados em conhecer a trajetória dos camisas-verdes através das fotografias.  

Recentemente através da publicação do livro "Dos Papéis de Plínio. Contribuições do Arquivo de Rio Claro para a Historiografia Brasileira" foi possível ter uma real dimensão da importância do acervo. A publicação traz em suas páginas algumas fotos do período de perseguição aos camisas-verdes durante o Estado Novo (1937-1945), algo extremamente raro. Abaixo disponibilizo duas imagens presente no livro. 


Acima imagem de família de prováveis Integralista em homenagem ao aniversário de Plínio Salgado. Nesta data Plínio estava na clandestinidade (Fonte: Arquivo Público e Histórico de Rio Claro). 


Á direita: Fernando Moura. Em 1938 a AIB já estava na ilegalidade (Fonte: Arquivo Público e Histórico de Rio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.