sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

"A presença do Vovô Índio nas comemorações de Natal no Brasil"

O Vovô Índio é um daqueles personagens difíceis de acreditar que existem em nossa cultura, esquecido com o tempo, teve uma vida brevia, porém que marcou o debate intelectual nos anos 1930 a 1940, entre os folcloristas, poetas e artistas nacionais, que viram na figura emblemática deste silvícola a possibilidade de substituir um protagonista pouco condizente com a realidade brasileira, de características europeias, reforçadas após a campanha publicitária do refrigerante Coca-Cola que utilizou a criação do cartunista alemão Thomas Nast para propagar seu produto, ainda nos anos 1930, se tornando reconhecido ainda hoje como a principal interpretação. 

A antipatia no meio cultural com o papai noel que conhecemos atualmente é algo difícil de visualizar hoje, porém o contexto da época era completamente diferente, a poucos anos o país passava por uma transformação cultural, durante a Semana de Arte Moderna de 1922, que aflorou o espirito indianista de uma importante camada artística, criando assim uma aversão a qualquer proposta artística vinda do exterior, portanto, neste momento buscava-se uma identidade própria, sendo livre para experimentar diferentes caminhos e padrões sociais ou estéticos, a figura do índio foi uma das muitas a serem abordadas e valorizadas por ser um homem "natural", livre da influencia europeia, segundo alguns autores do período o "verdadeira pátrio".

Em minhas pesquisas ainda não cheguei a uma conclusão definitiva qual é o autor do Vovô Índio, aparentemente é provável que tenha sido o escritor Christovam de Camargo, por ser o autor do livro Fabulário do Vovô Índio, porém também é possível que outros intelectuais tenham criado o personagem, dentre eles: Monteiro Lobato, Jorge Hurley ou Carlos Maul. Ainda neste caso existe uma outra possibilidade, a criação seja compartilhada entre um desses escritores, sabe-se que Christovam de Camargo, em 1932 lançou um edital público, em 08 de dezembro de 1932, para diferentes artistas ajudarem na criação da imagem do personagem, além do pinheiro, que deveria ser substituído por uma arvore de características nacionais.


Acima imagem da chamada, presente nas páginas do jornal Correio da Manha, do concurso em substituição do Papai Noel pelo Vovô Índio, criado pelo escritor Christovam de Camargo.

A data de criação é outro ponto curioso, os jornais da década 1930, indicam que a proposta de substituição foi lançada em meados de 1932, portanto dificilmente esse personagem foi criado para a Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), como alguns pesquisadores sugerem, é provável que o movimento Integralista, possuindo características nacionalistas tenha se apropriado do Vovô índio para espalhar sua mensagem contra a influencia estrangeira na cultura brasileira. Uma das principais vogais do movimento, Gustavo Barroso, criticava publicamente a figura indigna, em um dos seus diversos livros, chamando os que defendem a sua substituição de "falsos nacionalistas", neste caso, vemos uma interessante liberdade de expressão no próprio movimento, aonde um dos seus principais lideres critica a proposta Integralista.


Um dos mais famosos artistas que fizeram parte da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), Oswaldo Teixeira,  publicou nas paginas do jornal Correio da Manha, uma das suas interpretações do Vovô Índio, diferente do papai noel europeu, a criação do artista demonstra que o Vovô Índio surgiu do próprio pau-brasil, arvore simbolo nacional, portanto um simbolo da cultura brasileira.

Algo curioso sobre o fato é o medo dos artistas em não assustar as crianças com a nova proposta, segundo alguns artigos da época os autores deixam claro aos guris e gurias que estes não deixariam de ganhar presentes, porém era sugerido que ao invés de brinquedos de plastico as crianças recebessem presentes feitos em madeira. A propaganda do período irá abordar este tema com bom humor,conforme pode ser vista abaixo:

Acima propaganda da loja de artigos infantis Exposição, vinculada no jornal Correio da Manha

A muitos anos escrevi um artigo intitulado "Papai Noel x Vovô Índio", sendo inclusive replicado e servindo de fonte para muitos autores que tiveram a curiosidade aguçada com o texto. Devido ao longo do tempo os diversos contatos que foram feitos para que explicasse melhor o personagem, sendo inclusive entrevistado por jornais e revistas, estarei elaborando um artigo cientifico sobre o tema, para assim ajudar ainda mais os pesquisadores iniciantes neste assunto em volta de mistérios e curiosidades. 

8 comentários:

  1. Obrigado por trazer mais elementos acerca do querido Vovô Índio, estou sempre agrupando novas informações que encontro, a exemplo dessa sua rica pesquisa, sempre tão elucidativa, e incrementando um artigo que escrevi no meu blogue em 2010, disponível para quem quiser ler no atalho desse comentário. Tenho certeza que o Vovô Índio e todo seu universo místico vão conquistar todas as pessoas do Brasil, e um dia mal se lembrarão e vão dar sonoras risadas quando souberem que as crianças brasileiras pediam presentes a um tal de "Papai Zoiél", "Borel" ou seria ""Noel"???
    ANAUÊ!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Rod, obrigado pela mensagem. O Vovo Índio e um personagem fantástico, estou trabalhando em um artigo cientifico sobre ele, quando estiver pronto informo. Uma curiosidade, alguns autores sugerem o nome de Papai Sumé ou Tupan, ao invés de Vovo Índio.

      Excluir
    2. Eu que agradeço amigo, estou sempre acompanhando seu trabalho e fico muito contente com a resposta!
      O Vovô Índio é fascinante, aqui em casa já pela quinta vez meus filhos pediram seus presentes pro Vovô Índio e pela primeira vez improvisamos uma árvore de natal que lembra o Pau-Brasil. Eles adoram o Vovô Índio e já contagiaram os primos que também pedem presentes ao Vovô.
      Não tinha ouvido falar desses nomes "Papai Sumé" e "Tupan", particularmente acho o Vovô Índio muito mais simpático e de muito mais potencial. Mas fiquei curioso quem são tais autores??

      Excluir
  2. Jorge, por favor, seria possível você nos trazer mais informações acerca do time de futebol integralista Apollo Sport Club?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Rod Tigre, sim nas próximas postagens falarei sobre esse e outras agremiações esportivas criadas pela AIB/PRP.

      Excluir
    2. Opa, estou no aguardo, gostaria de saber principalmente se ainda existe o Apollo para me tornar torcedor =)
      Forte abraço!

      Excluir
  3. “Vovô Índio”? Puta ques Pacheco,.... O Brasil de ontem e o de hj, em vez de se preocupar com prato de comida, saúde e educação,... Não,... vamos se preocupar em mudar um simbolo mundial, chalamo de “Vovô Índio” e desenhá-lo em forma de uma terrível criatura arvore! PQP é pra acabar mesmo!!

    ResponderExcluir
  4. Prezado Anônimo,
    Inicialmente obrigado pela mensagem, o objetivo do blog e estudar a história, se a proposta e relevante ou não, sinceramente não cabe a mim dizer, e sim trazer a história do personagem para enriquecer os estudos sobre a temática.

    ResponderExcluir

Obrigado.